Daily Archives: Maio 24, 2021

Representante da Acronn explana desafios enfrentados pelos pacientes em Parnaíba

O represente da Associação dos Portadores de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa do Norte-Nordeste do Brasil (Acronn), José Eudes Rocha , fez uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Parnaíba (CMP) na última sessão realizada dia 19, para explanar as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos pacientes. A propositura que deu espaço para uso da tribuna foi requisitada pelo presidente da CMP, Carlson Pessoa (DEM).

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal que afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal,  José Eudes Rocha , r, mais conhecido como Sargento Eudes é policial militar em Parnaíba e iniciou sua explanação contando ao plenário e aos internautas que assistiam a sessão pelas redes sociais da Câmara, a forma como ele descobriu que tinha a Doença de Crohn.

“Descobri por acaso que tinha Crohn. De 2014 para 2015 passei a sentir vários sintomas como diarreia, dor nas articulações, fraqueza, vertigens e a medicina de Parnaíba não me dava nenhuma orientação. Então fui buscar tratamento em Teresina e somente lá obtive o diagnóstico de Doença de Crohn. A minha história é muito semelhante a de dezenas de outros pacientes que também não conseguiram descobrir o que tinham ao procurar atendimento em nossa cidade e isso é muito prejudicial, pois a demora no diagnóstico acaba acarretando em uma possível cirurgia ou até mesmo no óbito em um curto espaço de tempo”, alertou Eudes.

Ele conta que iniciou o tratamento no Hospital Universitário de Teresina (HU-THE) e desde então passou a receber a medicação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Outro problema que os pacientes sofrem é com a descontinuação do tratamento. Aqui em Parnaíba parte dos medicamentos recebemos pela Prefeitura e outra parte pela farmácia do Estado e sempre há a descontinuidade. Nos últimos seis meses eu recebi a medicação correspondente a apenas um mês e não podemos ficar sem os remédios. Não estamos tendo possibilidade de fazermos o tratamento de forma adequada. Há uma injeção que preciso tomar a cada sete dias, mas por causa dessa dificuldade estou aplicando a injeção num intervalo de 10 dias porque sei que irá faltar”, expôs ao informar que vários pacientes passam pelo mesmo problema. “Este é um problema de saúde extremamente sério, por isso, estamos buscando auxílio da Câmara, porque uma semana que paramos o nosso tratamento os estragos na nossa saúde são tremendos. Perdemos totalmente nossa qualidade de vida. Sensibilizamos o parlamento para que a Câmara também possa buscar meios para que esse tratamento venha para Parnaíba pelo SUS, como consultas e exames, pois quem sofre da Doença de Crohn precisa buscar tratamento na capital e isso é muito dispendioso. Aqui em Parnaíba só existe o tratamento de forma particular, pois nem convênios são aceitos”, afirmou.

O vereador Irmão Marquinhos (DEM) que tem um filho com Doença de Crohn, confirmou apoio a demanda da entidade, se colocando inteiramente à disposição para ajudar no que for preciso.

“O município fornece alguns medicamentos, mas é um processo muito burocrático. Os remédios para amenizar as doenças são muito caros e na cidade temos vários pacientes com essa enfermidade que precisam do nosso apoio”, disse o parlamentar.

Ronaldo Prado (Cidadania), informou que a família dele passou pelo mesmo problema quando uma sobrinha dele ficou doente.

“Minha sobrinha também percorreu vários caminhos até receber o diagnóstico desta enfermidade. É uma doença muito complexa que vai desde a medicação até aos alimentos, pois quem tem Crohn é privado de vários tipos de comida. Se a pessoa comer algo que o intestino dela não é capaz de digerir, imediatamente a pessoa sente diarréia e precisa ir ao banheiro porque o intestino da pessoa fica inflamado. Se o caso não for tratado da forma correta pode gerar até um câncer de colo retal”, relatou Ronaldo.

O presidente Carlson Pessoa confessou que até então não conhecia a doença e disse que os pacientes podem contar com a força e influência do parlamento parnaibano na busca de melhorias no tratamento a fim de minimizar os transtornos causados pela doença.