Daily Archives: Março 10, 2021

Idealizadora do Projeto Doulas fala na Tribuna Livre na Câmara

Idealizadora do Projeto Doulas fala na Tribuna Livre na Câmara

Na noite desta terça-feira (09), a enfermeira obstetra, consultora em amamentação e doulas de parto, Thalita de Moraes Cunha que é idealizadora do Projeto Colo Materno em Parnaíba, discorreu de maneira clara e bem objetiva sobre a importância do projeto de Doulas nas UBSs de Parnaíba. A enfermeira usou a Tribuna Livre do parlamento por meio da sessão Home Office.

O pedido da Tribuna Livre foi feito por meio do requerimento de N° 166/2020, através do vereador André Neves (REPUBLICANOS), que teve a solicitação aprovada por unanimidade no último dia 02 março.

A enfermeira Thalita de Moraes iniciou sua fala contextualizando o projeto. “Há um ano com o início da pandemia, nós criamos o grupo com gestantes que chegavam até a gente com várias dúvidas com relação às UBS que estavam sem atendimento e com dificuldade de entender a transição da maternidade do Heda para o Hospital e Maternidade Marques Basto. Nos deparamos com muitas gestantes ansiosas e com várias dúvidas. Então o grupo foi criado no sentido de oportunizar essas informações, bem como o suporte emocional para elas”,explicou.

Durante sua fala a idealizadora do Projeto explicou o que é Doulas. “A doula é uma profissional que tem como função acompanhar a gestante durante o período de gravidez, parto e período pós-parto, além de apoiar, encorajar, oferecer conforto e suporte emocional nesses momentos”, frisou.

Ela ainda pontuou o cenário atual da doulas. “Nós encontramos muitas dificuldades por não ter uma Lei que garanta o direito da mulher em ter uma doula com ela no hospital como já acontece em outros estados e municípios”, lamentou.

A enfermeira finalizou sua fala pedindo que o prefeito Mão Santa (DEM) sancione os Projetos de Lei que são de enorme importância para as mulheres de Parnaíba que foram aprovados em outubro de 2020, de autoria do vereador André Neves. “O Projeto de Lei 4.646/2020 que assegura o direito ao parto humanizado nos estabelecimentos públicos do Município de Parnaíba e o Projeto de Lei 4.647/2020 que dispõe sobre o exercício profissional da atividade de doula no âmbito do Município de Parnaíba”, pontuou.

O presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), sugeriu ao vereador André Neves e a idealizadora do Projeto Colo Materno a realização de uma audiência pública com os autores envolvidos.

O presidente também parabenizou a missão da enfermeira Thalita. “A enfermeira Thalita foi muito eloquente e objetiva sobre a questão da Doulas e abriu a nossa mente com conhecimento na sua totalidade acerca da importância do Projeto, bem como seu funcionamento. Sugiro ao autor uma audiência pública com autores envolvidos, como a Prefeitura de Parnaíba, a secretária de Saúde e hospitais, pois essa é uma causa complexa que envolve vários autores. Uns apoiam e outros não”, falou o presidente.


O autor do uso da Tribuna Livre, o vereador André Neves agradeceu o espaço cedido para expansão sobre a importância do Projeto para o município e solicitou ao Poder Executivo a sanção de ambos os Projetos de Lei.

Ascom / CMP

Vereadores solicitam diversas melhorias na cidade

Vereadores solicitam diversas melhorias na cidade

Na sessão ordinária desta terça-feira (09), foram levados diversos requerimentos para apreciação e aprovação dos vereadores da Câmara Municipal de Parnaíba.

O presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), solicitou por meio do requerimento de N° 187/2021, Moção de Pesar dirigido a José Pereira Carvalho, o Júnior, controlador da Câmara, bem como para os familiares dele, pelo falecimento do sogro do controlador, o senhor Luís Escorcio de Almeida, de 87 anos, que veio a óbito no último dia 04 de março. No de N° 188/2021, dirigido ao prefeito Mão Santa e a secretária de Saúde, Leidiane Pio Barros, solicitando instalação em caráter de urgência de um posto de vacinação contra a Covid-19 na Unidade Básica de Saúde Demerval Décimo Lopes – Módulo 08, no Bairro Nossa Senhora do Carmo e outro ponto na UBS do Centro, em virtude do grande quantitativo populacional de pessoas da terceira idade que residem nestes locais.

O presidente também teve aprovada por meio do requerimento de N° 197/2021, a solicitação de uma audiência pública em formato Home Office para o dia 17 de março, a fim de tratar acerca dos roubos de fiação da iluminação pública da cidade. Serão convidados representantes do Ministério Público, o superintendente de Iluminação Pública de Parnaíba, o comandante do 2° BPM Polícia Militar do Piauí, o delegado regional da Polícia Federal e a direção geral da Equatorial Energia Cepisa. Por fim, Carlson pediu por meio do requerimento de N° 189/2021, a limpeza do Cemitério Municipal do Catanduvas, bem como a retirada dos matos do campo-santo.

O vereador do Republicanos, Ricardo Veras, pediu nos requerimentos 180/2021 e 181/2021, para a Secretaria de Infraestrutura a implantação de pavimentação poliédrica na Rua Ramalho da Costa e na Rua 09 (no residencial Rosa dos Ventos), ambas localizadas no Bairro São Vicente de Paula. No documento de N° 183/2021, ele pede que sejam feitos reparos na iluminação da Praça do Residencial Portal dos Ventos, no Bairro Dirceu Arcoverde.

Joãozinho do Trânsito (PSC), apresentou o de requerimento de N° 184/2021, para que seja encaminhado ofício ao Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Parnaíba (Procon), solicitando informações sobre fiscalizações nos estabelecimentos comerciais e supermercados a fim de evitar preços abusivos praticados no mercado e em especial, nos produtos da cesta básica, no gás de cozinha e nos postos de combustíveis da cidade. No de N° 185/2021, ele encaminha Moção de Pesar ao ex-vereador Joãozinho Unimagem, extensivo aos demais familiares pelo falecimento do técnico em radiologia Raimundo Nonato Gonçalves de Sousa, ocorrido nesta segunda-feira 08).

O vereador Irmão Marquinhos (DEM), teve aprovado o requerimento de N° 176/2021 solicitando a construção de uma praça com área de lazer e academia popular no Bairro Lagoa da Prata, trazendo assim mais qualidade de vida para quem lá reside e, no de N° 177/2021, o parlamentar pede pavimentação poliédrica (calçamento) na Rua Maria Rosalina Rabelo de Azevedo, no Bairro Planalto Mont Serrat, a fim de melhorar a trafegabilidade de motoristas e pedestres.

Renatinho Bittencourt (PTB), pediu na matéria de N° 174/2021, calçamento para a Rua Monsenhor Francisco Bossuet da Silva, no Bairro São Judas Tadeu. No de N° 175/2021, solicitou a construção de uma praça com instalação de parquinho infantil e academia popular em frente à Creche Maria José de Lima Guimarães, situada na Rua Elpídio Rosa dos Reis, na comunidade Vazantinha, no Bairro Ilha Grande de Santa Isabel.

O parlamentar André Neves (Republicanos), apresentou o requerimento de N° 172/2021, para que seja implantada pavimentação asfáltica da Avenida Arquiteto Assis Reis, situada no Conjunto Colina do Alvorada, no Bairro João 23. A via encontra-se bastante deteriorada, necessitando urgente de reparos. No de N° 172/2021, solicita reforma da Quadra do Ipase, localizada no Bairro Boa Esperança, bem como reparos na iluminação do logradouro público. O entorno da quadra também necessita da implantação de alambrado. 


Assos Car, do PROS, apresentou as matérias 190/2021 e 191/2021, solicitando respectivamente um estudo de viabilidade para construção de um canteiro central no meio da Avenida Dr. João Silva Filho. A referida solicitação se faz ainda mais necessária tendo em vista o recente e brutal acidente que ceifou a vida da jovem Giovana Rodrigues de Oliveira, morta prematuramente no último dia 03 de março. No outro requerimento é pedido em caráter de urgência, a limpeza na orla da Praia da Pedra do Sal, bem como a limpeza das pichações nas pedras, retirada de garrafas de pets deixadas no local, sacolas de plástico e etc. 

Do vereador Edcarlos Gouveia (PP), apresentou o requerimento de N° 192/2021, pedindo revitalização da ciclofaixa da Avenida São Sebastião, que já se encontra quase toda apagada no trecho entre a Praça do Amor e a entrada do MShows. No de N° 193/2021, pede revitalização e manutenção das faixas de pedestres e placas de sinalização em todas as ruas e avenidas da cidade, considerando que Parnaíba é importante centro turístico e quem visita a cidade muitas das vezes fica deslocado no trânsito.

Taylon Andrades (PROS), pediu através do requerimento de N° 194/2021, manutenção da pavimentação asfáltica da Rua 19 de Outubro, localizada no Bairro São José, especialmente nas imediações da Praça do desativado Colégio Estadual José Narciso. No documento de N° 195/2021, ele solicita pavimentação asfáltica da Rua Monsenhor Roberto Lopes, no Bairro São José, pois a via se encontra intrafegável. O parlamentar pediu no de N° 196/2021, asfalto para a rua Coronel Gervásio Sampaio, também situada no Bairro São José.

A vereadora Fátima Carmino (PT), apresentou o requerimento de N° 179/2021, por meio do qual solicita da Prefeitura de Parnaíba providências para solucionar os problemas dos banheiros localizados próximos a Praça dos Poetas, no Centro. Tais espaços públicos encontram-se em situação degradante, sem ligação elétrica e os aparelhos sanitários estão todos com defeito, sem o correto funcionamento das descargas d’água, entre outras demandas.

Já na matéria de N° 178/2021, ela requer o fornecimento de água almoço para os funcionários da Vigilância Sanitária que, devido a pandemia, estão trabalhando em horário estendido até às 16:00 sem nenhum suporte quanta água e alimentação; substituição ou a manutenção dos veículos utilizados pela vigilância sanitária em suas diligências; manutenção e revitalização da sala que pertence a vigilância sanitária municipal por estar em situação incompatível com as atividades competentes ao ofício dos profissionais; presença da diretora da vigilância sanitária, visto que a ausência da gestora para ocupar outro cargo na administração pública está acarretando entraves ao regular bom funcionamento da vigilância sanitária e, por fim, também é necessária a renovação dos uniformes utilizados pela equipe, que atualmente dispõe apenas de um jalecos antigo. Ressalta que os uniformes possuem função de identificação, estando atrelados a imagem do município, bem como proteção desses servidores que trabalham diretamente com questões sanitárias e de saúde.

Ascom / CMP