Na noite desta terça-feira (09), a enfermeira obstetra, consultora em amamentação e doulas de parto, Thalita de Moraes Cunha que é idealizadora do Projeto Colo Materno em Parnaíba, discorreu de maneira clara e bem objetiva sobre a importância do projeto de Doulas nas UBSs de Parnaíba. A enfermeira usou a Tribuna Livre do parlamento por meio da sessão Home Office.

O pedido da Tribuna Livre foi feito por meio do requerimento de N° 166/2020, através do vereador André Neves (REPUBLICANOS), que teve a solicitação aprovada por unanimidade no último dia 02 março.

A enfermeira Thalita de Moraes iniciou sua fala contextualizando o projeto. “Há um ano com o início da pandemia, nós criamos o grupo com gestantes que chegavam até a gente com várias dúvidas com relação às UBS que estavam sem atendimento e com dificuldade de entender a transição da maternidade do Heda para o Hospital e Maternidade Marques Basto. Nos deparamos com muitas gestantes ansiosas e com várias dúvidas. Então o grupo foi criado no sentido de oportunizar essas informações, bem como o suporte emocional para elas”,explicou.

Durante sua fala a idealizadora do Projeto explicou o que é Doulas. “A doula é uma profissional que tem como função acompanhar a gestante durante o período de gravidez, parto e período pós-parto, além de apoiar, encorajar, oferecer conforto e suporte emocional nesses momentos”, frisou.

Ela ainda pontuou o cenário atual da doulas. “Nós encontramos muitas dificuldades por não ter uma Lei que garanta o direito da mulher em ter uma doula com ela no hospital como já acontece em outros estados e municípios”, lamentou.

A enfermeira finalizou sua fala pedindo que o prefeito Mão Santa (DEM) sancione os Projetos de Lei que são de enorme importância para as mulheres de Parnaíba que foram aprovados em outubro de 2020, de autoria do vereador André Neves. “O Projeto de Lei 4.646/2020 que assegura o direito ao parto humanizado nos estabelecimentos públicos do Município de Parnaíba e o Projeto de Lei 4.647/2020 que dispõe sobre o exercício profissional da atividade de doula no âmbito do Município de Parnaíba”, pontuou.

O presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), sugeriu ao vereador André Neves e a idealizadora do Projeto Colo Materno a realização de uma audiência pública com os autores envolvidos.

O presidente também parabenizou a missão da enfermeira Thalita. “A enfermeira Thalita foi muito eloquente e objetiva sobre a questão da Doulas e abriu a nossa mente com conhecimento na sua totalidade acerca da importância do Projeto, bem como seu funcionamento. Sugiro ao autor uma audiência pública com autores envolvidos, como a Prefeitura de Parnaíba, a secretária de Saúde e hospitais, pois essa é uma causa complexa que envolve vários autores. Uns apoiam e outros não”, falou o presidente.

O autor do uso da Tribuna Livre, o vereador André Neves agradeceu o espaço cedido para expansão sobre a importância do Projeto para o município e solicitou ao Poder Executivo a sanção de ambos os Projetos de Lei.