Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parnaíba, realizada na quinta-feira (8), presidida pelo José Geraldo Alencar Filho (Geraldinho), os parlamentares aprovaram vários requerimentos com diversos temas.

O vereador Antônio Fortes Diniz (PSDC) apresentou cinco requerimentos. O primeiro requerimento de nº331/2017 solicitando a execução de serviços para recuperação asfáltica das seguintes ruas do bairro São José: Coronel Gervásio Sampaio, Dezenove de Outubro, Estudante José Adalberto e trecho da Av. Coronel Lucas (a partir da Av. Marques de Paranaguá até a Empresa Cobrasil). Em outro requerimento de nº332/2017, solicitando um estudo que viabiliza a mudança do tráfego do cruzamento existente na Av. São Sebastião próximo ao sinal da Águia devido com engarrafamento e grande número de acidentes ocorridos no cruzamento.

Na sequência foi apresentado o requerimento nº333/2017 e 334/2017, também de autoria do vereador Antônio Fortes Diniz, solicitando ampliação de malha asfáltica na Av. Gerardo Pontes Cavalcante (a partir do Conjunto Broder Ville até a Estrada Rosapolis) e outro requerimento é solicitando a execução de serviço de recuperação de estradas (vicinal): Estrada de acesso Povoado Rancharia, a partir do Povoado Lagoa da Prata e Estrada do Povoado Lagoa da Prata, a partir da Rua Pilorcarpina seguindo pela Rua União até o final que ficou danificada no período chuvoso. E ultimo requerimento nº335/2017 solicitando a execução de serviços para recuperação asfáltica da Estrada de Rosapolis a partir do conjunto Joaz Souza até a empresa Vegeflora.

Vários requerimentos pelo vereador Daniel Miranda (PRB), o requerimento nº338/3017, solicitando providencias para que seja construída a pavimentação poliédrica da Rua Projetada nº58 no bairro Reis Veloso entre as Rua Ramiro Santos e Rua Joao Medeiros de Albuquerque.

O requerimento nº339/2017 foi apresentado em conjunto pelos vereadores Daniel Miranda (PRB), André Neves (PDT) e Ricardo Veras (PSD), requerer que o prefeito Municipal para que seja feito um estudo para viabilizar a mudança do fluxo de trafego da Rua Afonso Pena de Mão dupla para Mão Única. Rem assaltado que essa mudança é um anseio dos moradores da rua citada e assim facilitado o fluxo de trânsito em frente APAE (Associação de Pais e amigos dos Excepcionais), pois o duplo sentido tem gerado preocupações com ocorrências de acidentes de transito nas famílias que tem alunos assistidos por aquela entidade, compreendemos que não haverá prejuízo ao tráfego no bairro Campos.

O parlamentar solicitou no requerimento nº340/2017, solicitando que sejam tomadas providencias no sentido de sinalizar a Rua Timbiras no bairro Pindorama, tendo em vista que a rua citada foi recentemente asfaltada e cruza com varias ruas e avenidas preferenciais, portanto, deve ter a sinalização horizontal e vertical instalada para não confundir e nem provocar acidentes aos pedestres, ciclistas e condutores.

Entre os requerimentos, o vereador Daniel Miranda, pediu que fosse realizado um estudo de viabilidade para adequar o tráfego e locais de estacionamentos na Rua Ademar Neves, Rua Florindo de Castro e Rua Pedro II no centro de Parnaíba, em razão dos constantes problemas de trânsitos ocorridos na região que possui escolas e clinicas medicas que vem ocasionando transtornos nas áreas citadas. Ainda solicitou ao Gestor Municipal através do requerimento nº 347/2017, solicitando a recuperação da iluminação da Praça do Conjunto Broder Ville, possibilitando assim, um espaço para praticas de lazer e esportes dos moradores.

O vereador Ricardo Veras (PSD) pediu no requerimento de nº341/2017, que a Secretaria de Infraestrutura que seja providenciado à urbanização do Cemitério do bairro Igaraçu na Comunidade São Vicente de Paula. Em outro requerimento de nº342/2017, o vereador solicita a Secretaria de Infraestrutura que seja providenciado à pavimentação poliédrica, iluminação e limpeza das seguintes ruas localizadas no bairro Planalto: Rua Anhanguera, Rua Lívio Borges dos Santos e Cel. Manoel Antônio dos Santos.

Foram expostos os seguintes requerimentos da vereadora Neta Castelo Branco (DEM): requerimento nº343/2017, solicitando as faixas de pedestres da cidade que estão apagadas seja feita uma renovação na pintura num total de 14 faixas iniciando no Lojão do Zezé até o retorno da Av. Francisco Borges no bairro Planalto. Outro requerimento nº344/2017 reivindicando a pavimentação poliédrica do Conjunto Betânia I no bairro Piauí e comunidade pede urgência neste atendimento, pois não houve nenhuma recuperação e os calçamentos encontram-se deteriorados. O requerimento nº 345/2017 solicita a pavimentação asfáltica na estrada que dá acesso ao bairro Chafariz, pois a comunidade, comerciantes e estudantes estão pedindo um olhar holístico do Poder Executivo e Legislativo para que possa melhorar o acesso ao bairro citado no requerimento.

Entre as solicitações, o vereador Irmão Marquinho (PSL), solicitou ao poder executivo que disponibilizada cadeira de rodas nos Postos de saúde do nosso município, assim dando assistência ao usuário com mobilidade reduzida.

Dando continuidade foram lidos os dois requerimentos de autoria do vereador André Neves (PDT) que reivindicando que seja realizada da revitalização da Lagoa do Bebedouro, tendo em vista que é potencial turístico e atualmente este local encontra-se abandonado, deteriorado com problema de iluminação e tem sido palco de diversos casos de vandalismo, furtos e criminalidade. Requerimento nº350/2017, solicitando que seja realizada a construção da quadra e feita à recuperação total da Praça do Jaborandir localizada no bairro Igaraçu. Atualmente, encontra-se com os refletores queimados, tomada totalmente pelo mato e estrutura precária, buscando assim melhorar as condições para prática esportiva como moradores do bairro citado e assim dando opções de lazer, qualidade de vida e afastando os jovens da marginalidade.

O vereador Joaozinho do Transito (PSL) fez um requerimento nº351/2017, solicitando junto ao Poder Executivo, a recuperação pintura das faixas de ciclovia da Av. São Sebastiao com objetivo de aumentar a segurança das pessoas que circulam pelo local citado.

O vereador Carlson Pessoa apresentou oficio que do sindicato Mototaxista de Parnaíba solicitando que faça uma emenda para possibilitar aumento de 05(cinco) para 08(oito) anos a validade do tempo de atuação das motos, em virtude do cadastramento e expedição de Alvarás referente a mototaxi. A informação consta no art.3º, item 3º da Lei Municipal 3.151/2016 de 07 de novembro de 2016, que exige o estado de conservação , funcionamento e o máximo de vida do veiculo.

O vereador Daniel Miranda em suas explicações pessoais falou a respeito da proposta do Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da indicação da autoria das leis, nas proposições legislativas aprovadas pela Câmara Municipal de Parnaíba.

Todos os requerimentos foram aprovados e serão encaminhadas ao Poder Executivo Municipal para providências.

Todas as sessões são transmitidas em tempo real pelo site Câmara Municipal de Parnaíba: http://www.parnaiba.pi.leg.br.

Também são abertas ao público em geral e aos profissionais de imprensa.

Camila Neto – Ascom CMP

Adicionar Comentário