Em Sessão Solene realizada na noite desta quarta-feira (24), a empresária do ramo supermercadista, Evangelita Fernandes Vieira, mais conhecida como Van Fernandes, foi agraciada com o Título de Cidadania Parnaibana. A comenda foi requerida pelo vereador do Cidadania, Ronaldo Prado.

Compuseram a Mesa de Honra o presidente Carlson Pessoa (UNIÃO), o vereador Batista do Catanduvas (Solidariedade), o suboficial Silveira, representando o Capitão dos Portos do Piauí, Capitão de Fragata José Eduardo da Silva e homenageada Van Fernandes.

No Plenário fizeram assento os vereadores Zé Filho Caxingó (PL) e Assis Car, o secretário de Governo, Lisandro Ayres, representando o prefeito Mão Santa, o vice-presidente da Confederação do Comércio do Piauí (Fecomércio), Pedro Barbosa, representando o presidente Valdeci Cavalcante o padre Evandro, representando o bispo da cidade. Foram ainda registradas as presenças do presidente do Rotay Club Litoral, Marcelo Correia, o proprietário do Grupo Elizeu Martins Supermercados, Francisco Fontenele, mais conhecido como Mano e o empresário da V. Machado, Vigerlênio Ribeiro Machado.

Conheça mais sobre a homenageada:

Natural de Paramirim, BA, Van Fernandes é filha de Virgílio Rodrigues Vieira e Carmelita Fernandes Vieira, ambos já falecidos. É mãe de Danilo Fernandes de Carvalho e Reginaldo Mouta de Carvalho Júnior.

É formada em Administração de Empresas, possui Pós-Graduação em Gestão Empresarial e MBA em Marketing.  É sócia fundadora do Grupo Carvalho, fundado em 23 de setembro de 1986 e dividido em 01 de junho de 2019. É diretora da Associação Brasileira de Supermercados do Brasil (Abras) e acionista do Grupo Vanguarda, que surgiu da cisão parcial do Grupo Carvalho. Foi conselheira de tributos fiscais da Secretaria de Fazenda do Governo do Estado do Piauí.

Van Fernandes é proprietária das Bandeiras Super (Carvalho Super e Mercadão), que atuam nos Estados do Piauí e Maranhão com 25 lojas, num total de 2.142 colaboradores. O empreendimento está entre os 70 maiores supermercados do Brasil.

Sempre atuante na sociedade, detém os títulos de Cidadã Teresinense; Grande Mulher Rotariana; Cidadã Piauiense; Comenda Renascença; Mulher Destaque e Mulher de Negócios da Câmara dos Vereadores de Teresina; Comenda Maurício de Nassau; Troféu Theatro 4 de Setembro; Mulheres Empreendedoras; Mulheres que Inspiram – Jornal O Dia; Mérito Conselheiro Saraiva; Placa Liga Empreendedora do Conselho de Administração; Placa Convenção Abras; Mulheres de Negócios do 3º Fórum de Liderança Feminina; Troféu 125 anos Jucepi; Mulheres Mudam o Mundo da Câmara dos Vereadores de Teresina; Piauí/2020 Inclusão Social-Campeonato do Bem e Mantenedora do Já Piauí 2021 e Mantenedora Já Piauí  2022.