Na sessão ordinária desta segunda-feira (05), preocupados com a exposição direta com o vírus da Covid-19 de diversos grupos profissionais, parlamentares pediram priorização na fila da vacina para algumas classes. O presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), por meio do requerimento 260/2021, pediu prioridade para todos os trabalhadores de transporte público, de ônibus de rede municipal, motoristas de aplicativo, taxistas e mototaxistas que prestam serviços essenciais de transporte para a população parnaibana, inclusive levando pacientes positivados para os hospitais de campanha.

No requerimento 262/2021, Renato Bittencourt (PTB), pediu prioridade de vacinação para os trabalhadores eletricistas. De igual modo, Filho Caxingó (PL), solicitou a inclusão dos bombeiros de Parnaíba, pois diariamente os profissionais estão em contato direto com a população, executando serviços de salvamento e resgate. A propositura do parlamentar do PL é a de N° 263/2021.

Zé Filho também teve aprovado o requerimento 264/2021 pedindo doses necessárias do imunizante para os profissionais veterinários que atuam na linha de frente.

Na propositura 250/2021, Irmão Marquinhos (DEM), requereu do município o envio de dois vigilantes para o Calçadão da Marechal Deodoro e para a Praça dos Poetas, bem como a instalação de banheiros públicos nas proximidades da Praça Coronel Jonas. O parlamentar justificou os pedidos ressaltando a grande quantidade de trabalhadores do comércio na região, além da falta de segurança.

O parlamentar André Neves (Republicanos) teve aprovados os requerimentos 271/2021 e 272/2021, requerendo respectivamente ampliação da rota de transporte público para a comunidade Portinho e implantação de lombada e demais redutores de velocidade no cruzamento da Rua Marechal Pires Ferreira com a Franklin Veras, no Bairro Nossa Senhora de Fátima a fim de prevenir acidentes.

Joãozinho do Trânsito (PSC), teve aprovada a matéria 265/2021 endereçada ao governador Wellington Dias (PT), para que seja feito um estudo para a reforma das escolas estaduais Senador Chagas Rodrigues e José Narciso, situadas respectivamente nos bairros Piauí e São José. No mesmo documento também é solicitada a reforma do Centro de Artesanato de Parnaíba localizado na BR 343, próximo ao Aeroporto.

Ainda em relação ao estado de abandono das escolas do Estado em Parnaíba, em requerimento verbal a vereadora Neta (DEM), em conjunto com Tayon Andrades  (PROS), Irmão Marquinhos e Joãozinho do Trânsito, solicitou a presença na Câmara da diretora da Gerência Regional de Educação de Parnaíba (GRE), Safira Veras, para que através da Tribuna Livre, a gestora preste os devidos esclarecimentos quanto as escolas estaduais que estão em se deteriorando.

Edcarlos Gouveia (PP), solicitou por meio da propositura 261/2021, a manutenção das praças de Parnaíba. Conforme relata o parlamentar, existem várias praças sem luminárias e a população o tem procurado para que o mesmo busque a solução do problema junto a Prefeitura.

O vereador do PROS, Assis Car, apresentou o requerimento 268/2021, no qual ele requer a elaboração de um estudo para a implantação de banheiros públicos na Praça da Graça em atendimento às reivindicações da população que reclama da falta de banheiros no Centro.