O veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de Parnaíba (CCZ), Francisco Fredson, fez uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal na noite desta terça-feira (13), para debater acerca da valorização dos médicos veterinários do município, bem como a operação da sala de castração. A presença de Fredson foi requerida pelo vereador Zé Filho Caxingó (PL), em defesa da causa animal.

Conforme exposição do médico em plenário, existem seis veterinários a serviço do município, aprovados em concurso datado de 2009 e de anos anteriores. Ele citou que a categoria recebe um salário abaixo da média, sendo que há anos não há reajustes. Além da compensação salarial, o veterinário cobrou a execução do funcionamento da Sala de Castração do Centro de Controle de Zoonoses de Parnaíba de Parnaíba, que funcionaria como órgão anexo ao CCZ para a castração de animais de pequeno porte, contribuindo grandemente para o controle populacional de cães e felinos.

“A Sala de Castração já existe mediante emenda impositiva da vereadora Fátima Carmino. Falta operacionalizá-la. Para isso, o município precisa contratar dois médicos veterinários e dois anestesistas, no mínimo, para não haver sobrecarga, pois a demanda em nossa cidade é enorme”, disse.

Em sua fala, Zé Filho Caxingó afirmou que os profissionais deveriam ter no mínimo um salário condizente com a profissão.

“Gostaria que o município fizesse a adequação salarial dos médicos, além de executar o projeto da sala de castração do CCZ. Essa sala já está pronta. Precisamos prestar essa assistência à população parnaibana que em sua maioria não têm condições financeiras de levar seu pet a uma clínica veterinária particular para fazer a castração do seu animal de estimação”, ponderou Zé Filho.

O presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), disse que irá buscar junto ao município a equiparação salarial dos profissionais, além de outras demandas. O presidente quis saber mais detalhes acerca de uma informação relatada no edital do concurso feito pelos veterinários, onde havia a especificação de que os profissionais atuariam não necessariamente nas atividades de castração de animais de pequeno porte, mas em outras funções. Fredson confirmou a informação, explicando que no edital elaborado pela banca Copese, não especificava castração e cirurgias, mas sim o exercício de atividades veterinárias ligadas ao Centro de Zoonoses, trabalhando a parte da prevenção.