A vereadora Neta Castelo Branco (Democratas), teve aprovado o Projeto de Lei (PL) N° 4.756/2021, que institui a obrigatoriedade de implantação de sinalização horizontal e vertical diferenciada próximo às áreas escolares do município de Parnaíba. Conforme destaca o PL, a sinalização deverá envolver todo o quarteirão no entorno das escolas públicas e privadas, inclusive creches em suas ruas e avenidas.

Onde existe tráfego de veículos as faixas devem fazer indicação a partir de 100 metros antecedentes à frente da escola e nos 100 metros seguintes a unidade de ensino. As despesas com a execução das ações previstas na Lei ocorreram por dotações orçamentárias próprias, sendo suplementadas caso seja necessário. O parecer favorável ao PL da vereadora do Democratas foi lido em Plenário, cujo texto diz que, “diante dos fundamentos expostos, foi analisado sua constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa, sendo que a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Parnaíba opinou pela legalidade e pela regular tramitação do PL, oferecendo parecer favorável ao devido prosseguimento regimental, por inexistirem em óbices de natureza material ou formal que impeçam sua deliberação em Plenário da Casa Legislativa”.

Foi aprovado ainda o Projeto de Decreto Legislativo N° 423/2021, de autoria do vereador do Progressistas, David Soares, que concede a Medalha do Mérito Legislativo Municipal “Vereador Alcenor Candeira” ao Senhor Raimundo Dutra de Araújo. O personagem a ser homenageado nasceu em 16 de maio de 1976, em Batalha, interior do Piauí. É Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo (Unimep). Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FSA), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e detém Curso de Gestão Pública Estadual pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entre outras qualificações.

O referido Projeto de Decreto Legislativo igualmente recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

Seguindo para os requerimentos, Neta pediu por meio da demanda 1.130/2021, o envio de correspondência ao prefeito Mão Santa (DEM), à secretária municipal de Saúde, Leidiane Pio Barros e à secretaria municipal de Infraestrutura, Maria das Graças Moraes Souza Nunes, solicitando que sejam tomadas as devidas providências para a elaboração de um estudo de um local centralizado para construção de um posto de saúde para atender as necessidades das comunidades das seguintes localidades da zona rural: Lagoa do Prado (previsão de 71 famílias/ 284 pessoas); Canaã do Norte (previsão de 75 famílias/300 pessoas); Monte Alegre (30 famílias/120 pessoas); Rebentão (38 famílias/152 pessoas) e Assentamento do Cajueiro (previsão de 80 famílias).

Conforme explicou a parlamentar, tendo em vista que os moradores das comunidades acima citadas atualmente são atendidos pelo posto de saúde do KM 16, sendo que fica muito difícil para eles se deslocarem para a referida localidade.

“Destaco que este pedido para a construção das unidades de saúde já foi feito em pleito anterior”, disse.

Batista do Catanduvas (Solidariedade), teve aprovado o documento 1.132/2021, solicitando a edificação de uma praça, além de um campinho de futebol com iluminação e refletores no bairro Florianópolis, uma vez que a localidade não dispõe de área de lazer. No de N° 1.131, solicitou a implantação de uma praça, além da iluminação com refletores no campo de futebol do Bairro Chafariz, a fim de proporcionar melhores condições de lazer para a população.

Já no documento 1.135/2021, pediu a recuperação da iluminação do campinho (refletores) localizado no Conjunto Dom Rufino I, uma vez que a comunidade necessita do serviço para utilização do equipamento público tão importante para a comunidade.

Por fim, André Neves (Republicanos), requereu no documento de N°1.134/2021, a restauração da pavimentação poliédrica do Residencial Dunas, localizado no Bairro Dirceu Arcoverde, que se encontra bastante deteriorada.

“A má estrutura das ruas do Residencial Dunas tem ocasionado uma série de aborrecimentos e contratempos para a população que trafega e reside no local”, finalizou o republicano.

Ascom / CMP

 

Adicionar Comentário