A Câmara Municipal de Parnaíba aprovou na Sessão Ordinária desta segunda-feira (09) o Projeto de Decreto Legislativo Nº 441/2022 de autoria do presidente da Casa, Carlson Pessoa (UNIÃO), que concede a Medalha do Mérito Legislativo Municipal “Vereador Alcenor Candeira” aos comunicadores Tiago Mendes dos Santos e Luiz Gustavo Correia da Graça, respectivamente repórter e cinegrafista da emissora TV Clube em Parnaíba.

Como correspondentes em Parnaíba da afiliada da TV Globo no Piauí, a dupla tem desenvolvido um grande trabalho, levando a cidade de Parnaíba para o cenário estadual e nacional, por meio de grandes reportagens e também com entradas ao vivo nos noticiários da emissora.

O presidente também teve aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 440/2022, igualmente concedendo a honraria ao senhor Antônio Cláudio dos Santos (Antônio Arame), por seus relevantes serviços prestados à municipalidade.

Já no Projeto de Decreto Legislativo Nº 439/2022 Edcarlos Gouveia (Progressistas), solicitou que seja concedida a Medalha do Mérito Legislativo Municipal “Vereador Alcenor Candeira” ao senhor David de Correia Jacob, diretor gerente da Sociedade Anônima de Parnaíba (PVP), entidade que presta relevantes e inovadores serviços na região, além de fomentar a geração de emprego e renda. E, por meio do Projeto de Decreto Legislativo Nº 438/2022, a Medalha do Mérito será concedida aos diretores apresentadores do programa Primeiras Notícias da Rádio Liderança FM: Régis Queiroz (diretor geral), Herbert Júnior (diretor executivo), Samuel Aguiar (apresentador e gerente de jornalismo), Tiago Mendes (apresentador e repórter).

O vereador do PROS, Taylon Andrades solicitou no requerimento 320/2022, sinalização semafórica no encontro da Avenida São Sebastião e Avenida Governador Pedro Freitas, nas proximidades do Mix Mateus, pois, conforme ponderou o parlamentar, este é um clamor antigo da sociedade que anseia por melhorias na mobilidade urbana do local, especialmente diante dos inúmeros acidentes que tem ocorrido na região. Na área há um intenso tráfego de veículos, além de pedestres que realizam caminhadas e dos ciclistas que passam pela ciclofaixa.

O colega de bancada, Assis Car, teve aprovado o pleito 319/2022, solicitando em caráter de urgência a recuperação da galeria de escoamento de água no trecho entre a Rua Treze de Maio com a Rua Coronel Pacífico, no bairro São José.

André Neves (Republicanos), levou para deliberação do Plenário dois requerimentos, os de N°s 110 e 111/2022, solicitando respectivamente a implantação de redutores de velocidade no cruzamento das ruas Prudente de Morais com a Benedito dos Santos Lima, no bairro Campos a finalidade a fim de prevenir os inúmeros acidentes que são constantes no local, trazendo assim mais segurança para os condutores de carros, motos, ciclistas e para os moradores da região. A demanda seguinte foi para implantação de pavimentação poliédrica na Rua Santa Filomena localizada no bairro Alto Santa Maria, que se encontra sem a devida infraestrutura.

O parlamentar do Solidariedade, Batista do Catanduvas, pediu no requerimento 306/2022 que a Prefeitura de Parnaíba faça de forma imediata a fiscalização dos terrenos baldios catalogados pelo Município existentes na cidade, a fim de notificar seus proprietários para realizarem a limpeza. A medida visa o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya sob pena de aplicação de multa, haja vista o aumento vertiginoso de tais enfermidades em Parnaíba, principalmente no período chuvoso.

Pavimentação asfáltica na rua principal da localidade Assentamento do Prado, na zona rural de Parnaíba, a fim de melhorar a trafegabilidade dos veículos e moradores foi solicitada pelo vereador Irmão Marquinhos, do União Brasil, através do requerimento 315/2022. Já no pleito de N° 316/2022, também para a mesma localidade rural, ele solicitou asfalto em torno do campo da igreja, e por fim, no requerimento 317/2022, a demanda foi quanto à construção de uma praça de lazer no Conjunto Colina do Alvorada, no bairro João 23.

Joãozinho do Trânsito (PSC), demandou no documento 307/2022, a construção de paradas ou terminal de ônibus alternativo na cidade de Parnaíba, tanto no Centro, quanto nos bairros afastados e na zona rural. No requerimento 308/2022, o pedido dele foi para que a Prefeitura faça a pintura da faixa de ciclismo e de pedestres, bem como a implantação de redutores de velocidade, tachões ou elevação permitidos por lei e uma sinalização adequada no sentido de reduzir os índices de acidentes na Avenida São Sebastião.

Ricardo Veras (Republicanos), demandou do pedido de n° 312/2022, para a implantação de pavimentação poliédrica (calçamento), na Rua Doutor Joaquim Narciso de Oliveira Castro, no bairro Reis Veloso. De acordo com ele, a propositura se justifica mediante pedido dos moradores e também por fazer parte do entorno de uma área de expansão residencial e comercial, contribuindo assim para a melhoria do trânsito e urbanização da região. Na matéria  313/2022 Ricardo requereu a restauração da pavimentação poliédrica da Rua Conde D’eu, no bairro Centro