Na sessão ordinária desta segunda-feira (14), os vereadores levaram para plenário e posterior aprovação de uma Moção de Repúdio, três Moções de Pesar e diversos requerimentos.

Por 16 votos favoráveis e apenas 1 contra, foi aprovada a Moção de Repúdio N° 095/2022, contra o ex-secretário municipal de Governo, Francisco Fábio da Silva Barros.  Por reiteradas vezes o mesmo se negou a comparecer à Augusta Casa de Leis a fim de prestar esclarecimentos acerca de assuntos pertinentes à pasta. Além de não atender às convocações do Poder Legislativo, Fábio Barros não justificou sua ausência.

Diante do desgaste, o secretário foi remanejado de função, sendo substituído pelo advogado Lisandro Ayres Furtado. Atualmente Barros está à frente da Secretaria Municipal do Trabalho e Defesa do Consumidor.

O Poder Legislativo de Parnaíba frisa que a Moção de Repúdio não trata-se de questão política, e sim de uma manifestação pública contra o desprezo e a falta de respeito com Câmara Municipal de Parnaíba e com a população demonstrada pelo gestor que ocupava tão importante cargo dentro da gestão municipal.

Votaram favoráveis a Moção de Repúdio: André Neves(Republicanos), Assis Car (PROS), Batista do Catanduvas (Solidariedade), Carlson Pessoa (DEM), Daniel Jackson (Solidariedade), Davi Soares (Progressistas), Edcarlos Gouveia (Progressistas), Fátima Carmino (PT), Geraldinho Alencar (PSL), Irmão Marquinhos (DEM),  Joãozinho do Trânsito (PSC), Renato Bittencourt (PTB), Ricardo Veras (Republicanos), Ronaldo Prado (Cidadania), Taylon Andrades (PROS) e Zé Filho Caxingó (PL). A vereadora Neta Castelo Branco (DEM) votou contra.

Depois foi aprovada a Moção de Pesar de N° 11/2022, de autoria do presidente Carlson Pessoa (DEM), dirigida à professora Glória Vaz, extensiva aos demais membros da família pelo falecimento de sua mãe, Francisca da Mata Vaz, que veio a óbito no último dia 09 aos 73 anos de idade.

Renato Bittencourt (PTB), igualmente solicitou uma Moção de Pesar de N°12/ 2022, para a senhora Maria Zilda Carneiro Silva e filhos, extensiva aos demais membros da família pelo falecimento do esposo dela, o senhor Antônio Marques da Silva, ocorrido no último dia 13. Já a Moção de Pesar N° 13/2022, assinada por todos os vereadores signatários da Casa foi endereçada aos familiares do arquiteto parnaibano Francisco Costa, que veio a óbito aos 51 anos de idade, no último dia 11 de março.

Passando para os requerimentos, foi discutido e aprovado o de Nº 101/2022, de autoria do vereador Assis Car, do (PROS), para que seja feito o calçamento da Rua João Gomes Rego Barros, localizada no bairro Planalto Montserrat. Na matéria 102/2022, ele requereu também calçamento para a Rua Coronel Manoel Henrique A. Silva, localizada no mesmo bairro.

O colega de bancada, vereador Taylon Andrades, pleiteou na demanda 105/2022 que seja enviada correspondência ao secretário Estadual de Fazenda, Rafael Fonteles e ao coordenador-geral do Pró-Piauí, Rubens de Souza Vieira e coordenador do Pró-Piauí na região norte da Planície Litorânea, solicitando a retomada das obras de duplicação da Estrada da Pedra do Sal, em um trecho de aproximadamente 2,7 km. De acordo com o parlamentar, tal obra é essencial para a melhoria da mobilidade urbana, além de tornar-se estratégica nos períodos de grande fluxo turístico na cidade.

Joãozinho do Trânsito (PSC), pediu no documento 093/2022 dirigido ao governador do Estado do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias (PT) e à secretário de Educação do Estado do Piauí, Ellen Gera de Brito Moura, para que sejam tomadas providências junto ao setor competente a fim de ver a viabilidade de construção na cidade de Parnaíba as seguintes benfeitorias: uma quadra poliesportiva no Colégio Estadual Polivalente e uma quadra poliesportiva no bairro Ilha Grande de Santa Isabel a fim de melhor atender os anseios da juventude e dos moradores da localidade.

Obras de infraestrutura ele também requereu por meio do documento N° 094/2022, desta vez dirigido ao prefeito Mão Santa (DEM) e à secretária Infraestrutura, Maria das Graças Moraes Souza Nunes, para que seja feita a construção da pavimentação poliédrica ou asfáltica nas seguintes localidades: Residencial São Francisco, por trás da Polícia Rodoviária Federal (PRF), próximo ao Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho; no Assentamento Santa Luzia, próximo ao Fórum e em todas as ruas que compõem ou fazem parte da comunidade Km 16 e da comunidade Morro do Carcará, e no final do bairro João XXIII.

Renato Bittencourt apresentou o requerimento 092/2022 para que a Prefeitura de Parnaíba realize um estudo técnico a fim de resolver o problema existente na Avenida Dr. João Tavares Carvalho Silva, localizada no bairro Ilha Grande de Santa Isabel, pois devido às fortes chuvas e a cheia do Rio Igaraçu, a vazão do rio está quebrando as barreiras de proteção, danificando vários pontos em toda sua extensão.

“A demanda se faz necessária em caráter de urgência a fim de evitar algo grave como acidentes com vítimas fatais”, alertou.

Zé Filho Caxingó (PL), sugeriu respectivamente nos requerimentos 103 e 104/2022, a instalação de um posto de um ponto de água na praça do Residencial Portal dos Ventos, no bairro Dirceu Arcoverde. Conforme ele ressaltou, a propositura visa propiciar a manutenção do local com a rega das plantas e ainda oferecer mais um meio de assepsia das pessoas que fazem uso do campo de futevôlei na referida praça. No outro requerimento foi pleiteada a continuação da instalação de iluminação de LED nos postes de energia elétrica da Avenida Francisco Borges dos Santos até a entrada do Loteamento Santa Luzia II, localizada no bairro Conselheiro Alberto Silva.

“Este é um pleito de grande clamor da população, sendo que é uma área ocupada por diversas casas e em pleno desenvolvimento na cidade, mas que infelizmente encontra-se prejudicada pela falta de luz em vários postos, inclusive aumentando assim o risco de assaltos e acidentes na Avenida Francisco Borges dos Santos, via que dá acesso ao Loteamento Santa Luzia II.

A parlamentar Neta Castelo Branco (DEM), pediu na matéria 096/2022 a construção de duas salas de aula na Escola Professora Maria Celeste de Jesus, na localidade Baixa da Carnaúba. O  documento requereu ainda que seja providenciada a reforma da escola em atendimento às reivindicações do diretor Edilton.

Batista do Catanduvas (Solidariedade), pediu no pleito 097/2022 a edificação de uma praça, além de iluminação e uma academia popular no bairro Catanduvas, mais precisamente ao lado do Campo do Botafogo, proporcionando assim uma área de lazer à comunidade. No ofício 098/2022, demandou pavimentação poliédrica em toda a extensão da Rua Clotilde Nazaré Torquato, localizada no bairro João XXIII, no trecho de aproximadamente 120 metros, uma vez que os moradores padecem como a poeira que por sua vez acarreta em vários problemas de saúde.

Ascom / CMP

 

 

 

Adicionar Comentário