Na primeira sessão ordinária do ano de 2021 realizada no formato Home Office na noite desta quinta-feira (04), foram apresentados e aprovados diversos requerimentos dos vereadores em favor da população parnaibana e do crescimento e desenvolvimento da cidade.

O presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), conduziu os trabalhos e também conduziu a eleição para escolha dos membros das comissões permanentes que funcionarão no ano de 2021. As Comissões Permanentes são constituídas de três membros eleitos sempre na primeira sessão ordinária do mês de fevereiro.

Em virtude da pandemia e do novo decreto estadual, no plenário do parlamento somente esteve presente o presidente, a 1° secretária da Mesa Diretora, vereadora Neta Castelo Branco (DEM), servidores indispensáveis a realização da sessão e a equipe de comunicação responsável pela transmissão. Os demais parlamentares participaram pelo aplicativo via Zoom.

Neta Castelo Branco apresentou seis matérias para apreciação do pleito. O primeiro requerimento de Nº 005/2021 solicita a pavimentação asfáltica na Rua Anhanguera, no bairro Piauí iniciando perto da Escola Caic até Avenida Francisco Borges.No outro requerimento de N° 006/2021 ela reivindica da Prefeitura de Parnaíba a instalação de semáforo na Avenida João Silva Filho, em frente ao Lac Lanches, pois no local são registrados inúmeros acidentes. Requerimento n°007/2021 solicita ao órgão competente da Prefeitura Municipal, a reivindicação para a pavimentação asfáltica na Rua Itaúna no Bairro Frei Higino, iniciando no CAIC até a Av. Francisco Borges.

No de N° 008/2021 solicita do prefeito Mão Santa e da Gracinha pavimentação poliédrica (calçamento) da Avenida Desembargador Walter Alencar, iniciando no Betânia I até o Conjunto Casa Nova. No de N° 009/2021, calçamento para as seguintes ruas: Coronel Bernardo C. de Aguiar, Epaminondas Castelo Branco, Dr. Cândido Almeida Athayde, Domingos Dias da Silva, João Gomes do Rego Barros, Neivan Pereira da Silva e Santo Agostinho, todas situadas no Bairro Planalto Conselheiro Alberto Silva.

E no requerimento de N° 0010/2021, é pedido a pavimentação poliédrica, bem como iluminação pública e coleta de lixo, na Rua Dom Paulo Hipólito, no Conjunto Cândido Atayde, no Bairro Igaraçu.

Já o vereador do Republicanos, André Neves solicitou da Prefeitura de Parnaíba, por meio do Requerimento de N° 0024/2021 a construção de uma ponte de concreto no Bairro Tabuleiro a fim de melhorar a trafegabilidade local e garantir mais segurança para a população que por lá transita. É dele também o de N° 0025/2021 que pede obras de recuperação da rede da rede de escoamento de águas pluviais do Piscinão, no Bairro Piauí. Por fim, André Neves pede através do Requerimento de N° 0025/2021 calçamento para a Rua Doze de Março, situada no Bairro Piauí.

Outra vereadora que teve dois requerimentos aprovados foi Fátima Carmino (PT), que por meio do Requerimento 012/2021 solicitou encaminhamento de ofício à Secretaria Municipal de Saúde para que o órgão apresente as seguintes proposições: reabertura dos leitos clínicos e de UTI do Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima; informações atualizadas sobre a taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI sobre os casos COVID-19; apresentação imediatamente de um plano de intervenção atualizado, caso a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI se aproxime da capacidade instalada; para que a secretaria de saúde juntamente com os demais órgãos municipais competentes tomem as devidas medidas objetivando o controle de atividade que causam aglomerações; que a Secretaria acompanhe o enfrentamento da pandemia no município e confeccione relatório sobre a situação; que sejam apresentadas informações exatas sobre a capacidade atual de oferta de oxigênio no município; que seja solicitada relação de todas as empresas fornecedoras de oxigênio; que seja solicitado apresentação de relatórios sobre a testagem dos profissionais de saúde do município, esclarecendo com que frequência estão sendo feitos os teste e seus resultados; que seja apresentado relatório do acompanhamento dos as dispositivo da Covid-19, desde o primeiro caso registrado até o presente momento.

Outro requerimento de autoria da mesma parlamentar foi o de Nº 013/2021, solicitando também que seja encaminhado um ofício para que o Conselho Municipal de Saúde apresente as seguintes providências: apresente de forma imediata um plano de intervenção atualizado, para que o Conselho informe imediatamente quando a capacidade instalada da taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI se aproxime da capacidade; solicitando a reabertura dos leitos clínicos e de UTI do hospital nossa senhora de Fátima; para que o órgão requeira do município de Parnaíba um plano de ação em relação a campanha de vacinação contra a Covid contendo informações sobre a quantidade de insumos, profissionais disponíveis, bem como o critério utilizado para definição dos grupos prioritários.

O Vereador AssisCar (PROS) apresentou dois requerimentos. O de Nº015/2021 e  Nº 014/2021 direcionados a construção de pavimentação poliédrica na Rua Travessa Corinto, localizada no bairro João XXIII, próximo a sucata do Carlão em caráter de urgência. Outro requerimento solicita \a construção de uma Praça na Rua Antônio de Oliveira Lopes, localizada no bairro Frei Higino – Conjunto Aeroporto com caráter de urgência.

Ascom /CMP