Os vereadores da Câmara de Parnaíba estiveram reunidos na noite desta quinta-feira (22), para mais uma sessão ordinária em formato home office. Em pauta, foram apreciados alguns requerimentos e aprovados dois Projetos de Lei Nº 4.698/2021 e Nº4.689/2021 de autoria do Poder Executivo. As reivindicações dos parlamentares buscam melhorias para o município.
Os vereadores signatários Carlson Pessoa (DEM) e Joãozinho do Trânsito (PSC), solicitaram por meio do Requerimento Nº 339/2021 para que seja encaminhada a Moção de Profundo Pesar dirigida aos pais, a Sra. Maria Tereza Bezerra Lima e o Sr. Francisco das Chagas Lima, pelo falecimento de seu filho Frederico Bezerra Lima que ocorreu nesta quinta-feira (22).
Já a vereadora Fátima Carmino Dourado (PT), no Requerimento Nº 334/2021 requer que seja encaminhado um ofício ao Poder Público Municipal para que seja determinada a suspensão das aulas na rede privada do município, pois informa que recebeu vários relatos de profissionais da rede privada da educação que se encontram demasiadamente preocupados com aulas presenciais durante o momento da pandemia. Foi aprovado com dois votos contrários dos vereadores Irmão Marquinhos (DEM) e David Soares (PP).
O parlamentar Renatinho Bittencourt (PDT) pediu no primeiro Requerimento Nº 341/2021, Moção de Profundo Pesar dirigida ao Sr. Flávio da Silva Carvalho pelo falecimento da sua esposa, a Sra. Sara Juliana Rocha Carvalho, ocorrido no último dia 21. Também solicitou por meio do Requerimento Nº 342/2021, Moção de Profundo Pesar dirigida aos pais, a Sra. Maria Tereza Bezerra Lima e o Sr. Francisco das Chagas Lima pelo falecimento de seu filho Frederico Bezerra Lima, que foi solicitado pelo presidente da Câmara, o vereador Carlson Pessoa (DEM), para associá-lo.
Na matéria de Nº 345/2021 do vereador do Democratas, Irmão Marquinho, pede-se ao setor competente do município a limpeza, capina e recuperação da iluminação da Quadra do Residencial Dunas para que possa melhorar a condição de uso para as famílias que moram lá. Outra matéria de Nº 346/2021 vem solicitar à Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí ), a implantação do sistema de abastecimento de água na localidade Rancharia, zona rural. Na última proposição de Nº 331/2021, solicita a recuperação da pavimentação poliédrica da Rua Delta, situada no Residencial Cerâmica Costa Norte, no Conjunto Broder Viller para que melhore a trafegabilidade dos veículos e moradores.
A vereadora Neta Castelo Branco(DEM), requereu à secretaria municipal de Infraestrutura, Maria das Graças de Moraes Nunes, a pavimentação poliédrica da Rua Trasíbulo Mello, no bairro Primavera( antiga Rua G, do Conjunto Broder Ville), situada próximo ao Comércio Sônia do Carlito e também pediu a limpeza da rua citada para melhorar a trafegabilidade dos moradores.
No Requerimento Nº 340/2021, o vereador Taylon Oliveira Andrades (PROS) propôs uma audiência pública em formato home office para o dia 5 de maio a fim de tratar das questões atinentes aos moradores de rua, crise humanitária dos nacionais venezuelanos e seu reflexo para cidade de Parnaíba. Para audiência serão convidados: Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Parnaíba e Secretaria de
Desenvolvimento Social e Cidadania.
As últimas proposições colocadas para deliberação foram de autoria do vereador Zé Filho Caxingó (PL). O de Nº349/2021 solicitou a troca das lâmpadas queimadas dos postes 9065, 9044, 9038 e 9036 da Praça do Residencial Portal dos Ventos. A presente solicitação se justifica em virtude de ser uma área bastante utilizada no período noturno. Outro pedido de Nº350/2021 pediu ao secretário de Transportes, a instalação de semáforo no cruzamento da Rua Santana com a Rua Vinte e Quatro de Julho, no Bairro Dirceu Arcoverde. De acordo com o parlamentar, a propositura se justifica pelo fato de o trecho ser umas das principais vias de acesso ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda).