Na sessão ordinária desta terça-feira (22), foram apresentados diversos requerimentos dos parlamentares abrangendo as necessidades dos munícipes.

Ronaldo Prado (Cidadania) pediu no requerimento nº 929/2021 a revitalização do canteiro central da Avenida Marquês de Paranaguá em atendimento às reivindicações dos moradores que anseiam pelo benefício.


A vereadora Neta Castelo Branco (DEM), teve três requerimentos aprovados. O primeiro nº 919/2021 pediu que sejam tomadas providências para colocação de placas destinando duas vagas de estacionamento reservadas aos portadores de deficiências e aos idosos na Praça da Graça, em frente à Câmara Municipal, onde antes eram reservados aos vereadores. Na segunda nº 920/2021 apresentou uma Moção de Pesar direcionada às filhas Francisca Daniele Portela Passos Galvão, Georgia Portela Pires e Queuvia Aguiar Portela pelo falecimento de sua mãe Maria Eliete Aguiar Portela.

Ainda requereu o registro nos anais da Casa Legislativa e inserido em ata, Moção de Louvor em homenagem aos radialistas de Parnaíba, pelo excelente trabalho desenvolvido na área da comunicação e pela data do dia 21 de setembro em que se comemora o Dia do Radialista.


André Neves pediu nos pleitos nº 924,925/2031 para que seja realizada a continuação/implantação da pavimentação poliédrica da Rua Projetada 54, localizada no bairro Dirceu Arcoverde e restauração da pavimentação poliédrica da rua Joaquim Frota Aguiar, localizada no bairro Rodoviária, pois ambas as vias se encontram sem a estrutura adequada, o que vem causando inúmeros transtornos à população que trafega e faz uso da rua.


Irmão Marquinhos (DEM) teve três demandas aprovadas. O nº 931/2021 solicitando junto a Prefeitura que seja realizada a capina, limpeza e a coleta de lixo da Rua Doutor Ozias Furtado e Rua Pedro Francisco Filho, ambas localizadas no bairro São Vicente de Paula. O vereador justificou o pedido para que as pessoas possam contar com os espaços em perfeita condição de uso e um ambiente satisfatório. No requerimento nº 930/2021, o Democrata demandou que seja encaminhada correspondência ao excelentíssimo senhor Raimundo Nonato Alencar de Castro, presidente da Equatorial Energia, solicitando a extensão da rede elétrica na Rua Dr. Ozias Furtado e Rua Pedro Francisco Filho, no bairro São Vicente de Paula. Com ausência de rede de energia elétrica nas ruas, fica impossibilita a colocação de iluminação pública para os cidadãos que ali trafegam, em especial os que moram nas proximidades. E, por fim, o parlamentar pediu no nº 932/2021 a implantação da rede de abastecimento de água na Rua Pedro Francisco Filho, no bairro São Vicente de Paula, pois são inúmeros os pedidos dos moradores.


O Vereador Assis Car (PROS), solicitou no pleito 900/2021 a complementação da malha asfáltica da Rua Principal do Conjunto Joaz Souza e a retirada de uma malha no meio da referida Rua, cujo objeto coloca em risco a vida das pessoas podendo causar acidente no local. Na demanda nº 901/2021 sugeriu a elaboração de um estudo para minimizar a queda de energia na área no entorno da Quadra Esportiva do Alto Santa Maria, pois devido a ventania e arremesso de bolas, a fiação da rede elétrica fica suscetível a curto circuito.


Foram aprovados os requerimentos nºs 910, 918, 928/2021 de autoria do presidente da Casa, Carlson Pessoa (DEM). No primeiro documento solicitou que sejam tomadas as providências em caráter de urgência para que se faça a intervenção parcial nos dois lados da via que liga a BR-343 ao Aeroporto de Parnaíba no horário das 16h30 às 19h30, a fim de garantir a segurança dos praticantes de cooper e ciclistas, bem como de atividades de esporte e lazer. No segundo pediu a reforma e reurbanização da Praça Arimateia Carvalho, situada no bairro Joaz Souza. E também solicitou providências para a complementação de 100 metros de pavimentação poliédrica da Rua Israel Andrade Correia, no bairro João XXIII, em atendimento às reivindicações dos moradores.


O vereador Zé Filho Caxingó (PL), pediu no documento de nº 916/2021 para que seja encaminhado para o secretário de Saúde do Estado, Florentino Alves Veras Neto a fim de que o gestor promova o reabastecimento das unidades de saúde e hospitais do Estado em Parnaíba com o medicamento “mesalazina” de 800 ml e 500ml.

No outro pleito de nº 936/2021 foi para que seja encaminhada correspondência ao prefeito Mão Santa (DEM) e à Secretaria de Educação, Fátima Silveira, para solicitar que seja mantido o fechamento das escolas públicas do município até que se estabeleça melhores condições para o retorno, com estrutura adequada e melhores condições de segurança sanitária contra a Covid-19.

“Essa propositura se justifica porque a maioria dos colégios do município não possuem condições estruturais para o reinício das aulas, pois não existirem totens de álcool na entrada dos colégios e nos corredores, não existe aparelho para aferir a temperatura dos alunos, professores e servidores e não há condições para o distanciamento social. A presente situação e a proposta do reinício das aulas neste momento demonstram o descompromisso do governo municipal com a saúde e com a vida dos alunos, professores, colaboradores e suas famílias.

Na demanda 934/2021 sobre voltada ao trânsito, ele requereu que seja realizada audiência pública para discutir os aspectos e melhoria do transporte público coletivo em Parnaíba. Solicitou que seja convocado o secretário de Transporte, Trânsito de Articulação com as Forças de Segurança, Mauricio Pinheiro Machado Júnior e o presidente da Cooperativa de Transportes Alternativos (Coopertranp), Tomás de Sousa Alves. Na pauta nº 935/2021 pediu a convocação da secretária de Educação do município de Parnaíba, Fátima Silveira, para explicar sobre a proposta de retorno às aulas na rede municipal do ensino.


Por meio do requerimento 905/2021, o vereador Renato Bittencourt (PTB) solicitou providências para a reforma e ampliação da quadra esportiva da comunidade Vazantinha, no bairro Santa Isabel, ao qual se encontra totalmente precária e necessitando de uma reforma geral. O pleito visa atender aos jovens atletas da comunidade bem como a população que anseia pelo benefício. No documento nº 906/202 ele requisitou a construção da pavimentação poliédrica na Rua Marocas Bittencourt Lopes, Rua Projetada 254, Rua Sociedade Alternativa, Rua São Gabriel, Rua Radialista Raimundo Reis, Estudante Daniel Veras Gomes, Rua Darcy Mavignier e Rua Raimundo Souza Lima, todas situadas no bairro Dirceu Arcoverde em atendimento às reivindicações dos moradores das vias públicas.

No de N° 921/2021 requereu a construção da pavimentação poliédrica na Rua Iracema Pires de Castro e Rua Travessa Iracema Pires de Castro, ambas situadas no bairro Santa Maria para atender as reivindicações dos moradores. E por fim, no documento de N° 922/2021, foi pedido a implantação de aparelhos de barra de flexão na extensão do canteiro central da Avenida São Sebastião, em vários pontos para atender aos pedidos dos praticantes de esportes que frequentam a via pública que é uma das mais movimentadas de Parnaíba.


Edcarlos Gouveia (PP) pediu na matéria nº 903/2021,em caráter de urgência, a colocação de iluminação pública na Rua Guarani Ferreira Linhares, bairro São Vicente de Paula.

“Os moradores pagam a taxa de iluminação, porém não usufruem do serviço prestado pelo município. A demanda nº 904/2021 também foi direcionada para a Rua Guarani Ferreira Linhares, bairro São José, por meio da qual Edcarlos solicitou a implantação de pavimentação. São apenas 200 metros de calçamento que necessita ser implantado.

A vereadora Fátima Carmino (PT), expôs no requerimento de nº923/2021 pedido para uso da tribuna Livre no dia 27 de setembro para a servidora pública municipal Andréa Olival, que deverá representar um grupo de pais e alunos da rede municipal de educação com o objetivo de discutir a volta às aulas presenciais no sistema público de educação.


Já no último pedido da sessão, o vereador Joãozinho do Trânsito (PSC), requereu que o setor competente da Prefeitura adquira cadeiras de rodas para os cadeirantes que precisam se locomover com mais segurança, bem como fazer a demarcação de vias adequadas nas principais ruas e avenidas e também construir rampas de acessibilidade com sinais, dando prioridade às pessoas com mobilidade reduzida.

Ascom / CMP

Adicionar Comentário