Nesta sexta feira (11/02) compareceu à Câmara Municipal de Parnaíba a Secretária de Infraestrutura, Habitação e Reg. Fundiária, Maria das Graças de Moraes Souza Nunes esteve presente na sessão ordinária realizada no Plenário Vereador Arimatéa Carvalho para discutir e buscar soluções para os problemas de invasões nos terrenos particulares que tem acontecido ultimamente na cidade de Parnaíba.

Estiveram presentes nesta sessão ordinária os vereadores, a imprensa e o Srº Cristiano Bezerra representante dos proprietários dos terrenos invadidos, moradores e a população.

O presidente da Câmara Municipal José Geraldo Alencar Filho (Geraldinho) iniciou a sessão ordinária agradecendo a presença de todos e em seguida a leitura do expediente ficou a cargo do vereador e secretário André Neves.

Em seguida o Srº Cristiano Bezerra iniciou sua fala como representante dos proprietários agradecendo inicialmente a presença de todos e destacando durante sua fala o desgaste psicológico e físico que os moradores estão sofrendo devido a essas invasões, salientando que a Secretária Maria das Graças Nunes vai ter um grande desafio pois trata-se de uma tarefa árdua e de grande complexidade , destacando em sua fala que o principal objetivo dos proprietários é solicitar o apoio do Poder Executivo para que juntos possam lutar para que os seus direitos sejam respeitados.

Segundo a Secretária a tarefa de regularização fundiária não é árdua é sim difícil e complicada porque exige imparcialidade por parte do Poder Executivo na tomada de decisões. Primeiro Maria das Graças Nunes esclareceu a questão da utilização do nome do Prefeito Municipal de Parnaíba Mão Santa por certos populares no episódio das invasões de terrenos particulares: “Isso é bem natural é um prefeito que entra com base popular num governo novo, então alguém para beneficiar-se de sua força política e a usa indevidamente.”

A Secretária ainda explicou que a reforma agrária é bem diferente da invasão de terras: “Que reforma agrária é uma coisa planejada que se faz dentro da legalidade e as pessoas estão confundindo as coisas. Ninguém é a favor de invasões de terra sejam elas públicas ou privadas”. E conclui afirmando que: “Só vamos conseguir resolver esse problema com a união dos Poderes”.

A Sessão contou com a presença dos vereadores Carlson Pessoa (PPS), Neta Castelo Branco (DEM), Francisco da Paz (PRB), Joãozinho do Trânsito (PSL), André Neves (PDT), Ricardo Veras (PSD), Daniel Jackson (PTC), Bernardo Lima (PP) e cada vereador colocou-se à disposição para juntos resolverem a problemática das invasões de terras particulares.

Camila Neto – Ascom