A Câmara Municipal de Parnaíba realizou nesta quarta-feira (02), a sessão ordinária em formato home office, sendo os trabalhos conduzidos pelo presidente, Carlson Pessoa (DEM) e foi secretariado pelo vereador Irmão Marquinhos (DEM). Em resumo, os parlamentares aprovaram dois Projetos de Lei e 12 Requerimentos.

Na Ordem do Dia, para ser apreciado em segunda discussão, foi apresentado o Projeto de Lei Nº4.702/2021, de autoria da vereadora Neta Castelo Branco (DEM) que fica denominada de Rua Juscelino Fontenele, a atual via pública denominada “Rua B”, no Bairro João XXIII.

Ainda em segunda discussão, outro Projeto de Lei Nº 4.703/2021, de autoria do vereador Irmão Marquinhos, que “Institui e inclui no calendário oficial de eventos do Município de Parnaíba, o “Dia Municipal em Memória às Vítimas da Covid-19”, a ser levado a efeito anualmente no dia 30 de março. As matérias foram aprovadas de forma definitiva e por unanimidade dos presentes.

A vereadora Neta apresentou ainda o Requerimento N° 505/2021, solicitando que sejam adotadas as devidas providências para que seja feita a construção de uma área de lazer com quadra de esporte e uma praça no terreno que ficava localizado o antigo Mercado do Papi, próximo à Escola Jeanete Souza, no Bairro Joaz Souza. Na outra demanda, de N° 506/2021, a vereadora requereu a construção da pavimentação poliédrica (calçamento) na Rua Q – F com G e Rua Q – G com H, localizadas no Bairro Joaz Sousa.

Nos Requerimentos Nºs 510, 511 e 512/2021, o vereador Ronaldo Prado (Cidadania) pediu o envio de correspondência ao governador do Piauí José Wellington Barroso de Araújo Dias (PT) e ao secretário estadual de Fazenda do Piauí, Rafael Tajra Fonteles solicitando que sejam adotadas as providências para a conclusão da pavimentação asfáltica da estrada Pedra do Sal, a estrada vicinal do bairro Portinho e também a estrada vicinal da Comunidade Cacimbão.  Em sua justificativa o vereador argumentou que os pedidos são reivindicações dos moradores que há anos anseiam pelo benefício.

Ainda durante a sessão ordinária, a vereadora Fátima Carmino (PT), teve o Requerimento Nº490/2021 aprovado pelos parlamentares, que solicita o uso da Tribuna Livre para o dia 9 de junho para a participação do secretário estadual de Cultura Fábio Nunes Novo, a fim de tratar sobre o Complexo Cultural Porto das Barcas.

Os parlamentares aprovaram também a matéria de Nº509/2021, do vereador Renatinho Bittencourt (PDT), que pede a recuperação total da quadra de esporte da Comunidade Pedra do Sal para atender aos jovens e adolescentes que praticam o esporte, pois atualmente a quadra está totalmente deteriorada. Já nas solicitações N°s 493, 495 e 496/2021, o edil pediu ao superintendente de Iluminação Pública, Leônidas Melo, a colocação de luminárias de LED nas Avenidas Francisco Borges, Coronel Lucas Correia e Marquês de Paranaguá. Renatinho justificou os pedidos ao dizer que a benfeitorias visa atender interesses e pleitos da população que transita na área, assim garantindo maior segurança a todos.

Com a proposta de tornar a cidade mais sustentável e mais econômica, o vereador Irmão Marquinhos indicou ao Poder Executivo para que seja feito um estudo para a implantação de um sistema de energia solar (energia fotovoltaica) nos prédios públicos do município de Parnaíba. A solicitação foi feita durante a sessão ordinária por meio do requerimento Nº 507/2021. Para Irmão Marquinhos a realização desta ação é de suma importância, pois trará impactos positivos na economia e na preservação ambiental.

No outro Requerimento Nº 508/2021, o parlamentar sugere que a administração municipal instale bebedouros nas quadras públicas de esporte do município. De acordo com ele, a falta de bebedouros prejudica a hidratação que é essencial para os desportistas que praticam as mais diversas modalidades de esportes.

As proposições seguem para o Poder Executivo para que sejam tomadas as devidas providências junto ao setor competente. Todas as sessões são transmitidas ao vivo pelas redes sociais oficiais da Câmara Municipal de Parnaíba.