O representante da comunidade Olho D’Água, Leonardo Gomes da Silva, fez uso da Tribuna Livre na sessão ordinária desta segunda-feira (30), por intermédio do requerimento de N° 396/2022 apresentado na Câmara pelo vereador Assis Car (PROS).

Silva discorreu acerca das limitações de locomoção e dos riscos que a população da região corre em virtude do alagamento da BR 402, mais precisamente na altura do quilômetro 39, que está inundada por causa da cheia de da Lagoa do Portinho, que acabou transbordando e tomando a BR.

Ele relatou que a travessia de alunos e professores está sendo feita por meio de caminhonetes particulares disponibilizadas por voluntários. Ele expôs ainda o fato de dois moradores da localidade estarem fazendo a travessia das pessoas sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sendo que um deles estaria com o pé ferido pelo fato de ficar o dia inteiro dentro d’água.

“Onde estão os poderes públicos que não resolvem a situação da estrada que dá acesso ao Olho D’Água? As mulheres, os trabalhadores e alunos estão diariamente se arriscando e ninguém faz nada para mudar essa situação. Os dois guerreiros que estão transportando as pessoas nas canoas não receberam nenhum equipamento de segurança. Estamos todos exaustos”, disse ao reivindicar ainda telefonia e sinal de internet para o povoado.

O presidente da Câmara, Carlson Pessoa (UNIÃO), lembrou que no início do mês teve aprovado na Câmara documento solicitando o envio de Ofício direcionado ao prefeito Mão Santa, à governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa (PT) e ao delegado da Polícia Rodoviária Federal em Parnaíba, Inspetor Guto Castelo Branco, solicitando providências urgentes para o problema através dos órgãos competentes. Foi sugerido o alargamento da vicinal, além da implantação de uma ponte metálica provisória do Exército Brasileiro. E, em diálogo com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-PI), José Ribamar Bastos, durante sessão ordinária em formato híbrido no último dia 17, o presidente voltou a reforçar o pedido de medidas imediatas em prol dos moradores e da população em geral que faz uso da vida.

O proponente da Tribuna, Assis Car, disse que além da questão da locomoção, a comunidade Olho D’Água está sendo prejudicada em várias áreas.

“No posto de saúde não tem dentista e mesmo tendo solicitado por várias vezes nesta Casa, a situação continua a mesma. No tocante a estrada, é preciso medidas enérgicas e urgentes para amenizar o sofrimento daquelas pessoas. Não podemos ir contra a natureza, mas os governos precisam agir em momentos como estes, precisam socorrer a população”, ponderou.