Durante a sessão ordinária home office realizada na última quarta-feira(23), Dr. Rômulo Silva Santos, conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Parnaíba, fez uso da Tribuna Livre para reforçar o pedido que a categoria entre nas prioridades de vacinação a Covid-19. O espaço ao advogado foi feito mediante convite do presidente da Câmara, Carlson Pessoa(DEM).

Dr. Rômulo informou que teve o requerimento aprovado no Poder Legislativo, após a solicitação que a Subseção de Parnaíba fez por meio de ofício solicitando que fosse colocando em pauta na Casa pedindo o apoio para inclusão da advocacia no grupo prioritário da imunização contra a Covid-19.

“Neste sentido, observamos que os advogados são importantes para que a justiça possa funcionar, e dessa forma a advocacia teve que se reinventar nesse novo momento, até para a realização das audiências trouxemos os clientes para dentro dos nossos escritórios.

Ainda ressaltou que os advogados estão em campo para realizar seus despachos em delegacias, cartórios, INSS e tudo pra resolver as demandas dos seus clientes. “A nossa função é essencial assim, como todos. Não estamos aqui querendo pular etapas e pular profissões, afinal, a vacina é o que todos nós queremos. Quero dizer que o mesmo pleito que foi feito a Câmara Municipal foi feito também junto ao Conselho Municipal de Saúde”.

Ele ressaltou ainda que o Conselho Municipal de Saúde não vetou o pleito solicitado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Parnaíba,, mas ocorreu uma nova decisão no momento que estava sendo votado o requerimento da solicitação na Câmara.

“A decisão foi que as quantidade de 20% das doses que estavam sendo destinadas para algumas categorias, serão destinadas para a população em geral, por idade, então estou trazendo para os senhores essa informação, que todos os requerimentos feitos para as inúmeras profissões nesta Casa pode não serem mais atendidos devido a essa mudança”, explicou.

Diante disso, a entidade pediu encarecidamente o apoio de todos os vereadores. “Peço que tentem junto ao Conselho para que possam novos serviços serem englobados na cadeia dos imunizados. Eu como tenho 8 anos e meio de profissão já fiz muitas defesas, já acompanhei muitos clientes, mas hoje faço aqui a defesa em nome da vida, em nome da vida dos advogados que nos ajudem nessa causa e que os advogados possam ser agraciados com a dose de esperança da vacina”, finalizou.

O presidente do Legislativo pontuou que a Casa atendeu diversas solicitações de várias categorias que conseguiram êxito para que a imunização fosse possível. “Nós iremos buscar informações sobre essa decisão do Conselho Municipal de não mais destinar os 20%, pois acho plausível, coerente e racional essa distribuição: 50% para faixa etária, 30% para cormonidades e portadores de deficiências e 20% para as categorias. Falando especificamente da classe dos advogados, não podemos deixar de dizer que vocês também não pararam e que estão ‘front’. Aqui não tem privilégio. Eu não tenho dúvida de que o Conselho deverá rever essa situação, além de ser um pedido da Ordem, também foi um pedido da Câmara que deverá levar em consideração” assegurou o presidente.