O professor, doutor e pesquisador em saúde, José Cláudio Lira, a convite do vereador do Progressistas, David Soares, fez uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal na noite desta terça-feira (20), quando discorreu sobre as áreas prioritárias de investimentos e esforços no setor da saúde na cidade de Parnaíba. Lira, que é parnaibano, atualmente trabalha como professor do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, campus Amílcar Ferreira Sobral (Cafs), em Floriano, PI.

Ele iniciou sua fala destacando que os problemas encontrados na saúde precisam ser transformados em soluções. Durante pesquisas e nas suas atividades como professor, Lira disse que observou “iniquidades” comuns aos municípios piauienses como, falta de alocação destinada aos recursos da saúde em alinhamento com as metas do governo federal e a pouca vigilância em saúde.

“Cheguei a presenciar e continuo testemunhando a falta de insumos, falhas nos processos de referência e contra-referência, morosidade na prestação de serviços essenciais, entre outros problemas. Mas não pretendo me ater a estes detalhes. Quero aqui reforçar a necessidade de reavaliação das prioridades existentes e dar ênfase às necessidades da saúde de nossa cidade”, ponderou.

Lira disse que mesmo em meio a pandemia, é necessário realizar as devidas adequações de planejamento, gestão e financiamento de inúmeros serviços a fim de garantir o acesso universal à saúde.

“Quero dar luz nos programas e políticas prioritárias propostos pelo Ministério da Saúde, conforme a cartilha para apresentação de propostas lançadas em 2019, no que diz respeito aos programas Saúde na Hora; Ampliação de Atendimento no Terceiro Turno; Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, como o câncer; Programa Melhor em Casa, Programa Nacional de Telessaúde, entre outras 40 estratégias que o município de Parnaíba pode ir em busca de recursos para implantar na cidade. Para que isto seja possível, sempre é necessário pensar e elencar quais as prioridades selecionadas pelo Ministério da Saúde que já existem em Parnaíba, quais estão em pleno funcionamento, quais precisam ser repensadas e implantadas”, sugeriu.

“Vale lembrar que os recursos disponíveis na cartilha disponibilizada pelo Ministério da Saúde não servem somente para a implementação de programas, mas igualmente para ampliação, construção, aquisição de equipamentos, manutenção, reforma, capacitação de recursos humanos e para o desenvolvimento de estudo e pesquisa, tão carentes em nossa cidade. Meu apelo é para que os senhores desta Casa de Leis olhem para esta cartilha que possui mais de 40 prioridades e que por vezes se encontram desassistidas e que necessitam de um olhar especial”, declarou.

David Soares elogiou o trabalho do pesquisador, ao mesmo tempo em que agradeceu o empenho dedicado a melhorias na saúde dos parnaibanos.

“Parnaíba tem produzido muitos talentos e espero que em um futuro próximo, José Cláudio possa servir a nossa cidade. Já fiz três pedidos direcionados ao chefe do Poder Executivo Municipal por acreditar que se elas forem efetivadas, irão melhorar significativamente a vida dos parnaibanos. São eles: Programa Saúde na Hora, Melhor em Casa e Ampliação de Atendimento no Terceiro Turno. De toda forma, creio que após atravessarmos essa nuvem negra da pandemia, possamos priorizar essas demandas. Aproveito também para refletir sobre, na minha opinião, a atitude errada de o município não contratar o nosso laboratório público para dar prioridade a um particular”, ressaltou.

Parnaibana encabeçou famosa pesquisa sobre o uso da canela em pacientes diabéticos
José Cláudio Lira ganhou grande notoriedade após encabeçar uma pesquisa na Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com estudiosos de outras instituições, comprovando a eficácia do uso regular da canela no tratamento e controle da diabetes tipo 2. O estudo foi desenvolvido em cinco Unidades Básicas de Saúde, na cidade de Parnaíba. Publicado originalmente no dia 06 de fevereiro deste ano no Journal of the American College of Nutrition, o artigo foi destaque na mídia nacional, como a Revista Galileu, Superinteressante, Seleções, Veja, O Globo e Uol.

A pesquisa comprova que a ingestão de canela, se usada diariamente, pode funcionar como terapia complementar no controle da doença, sendo capaz de reduzir os níveis de hemoglobina glicada, glicemia em jejum e melhorar a disponibilidade da insulina no sangue. De acordo com o pesquisador parnaibano, esta é uma alternativa acessível e eficaz no controle do diabetes tipo 2.

“Hoje o estudo se encontra na fase de avaliação econômica no que tange ao custo-efetividade, para que o produto seja indicado para o Sistema Único de Saúde (SUS) e disponibilizado gratuitamente à população”, informou Lira em Plenário.

O presidente da Câmara, Carlson Pessoa, que por vezes tem o índice glicêmico alterado, sendo considerado pré-diabético, elogiou a pesquisa feita por Lira e informou que logo após tomar conhecimento da eficácia da canela, passou a ingerir a especiaria todos os dias no café da manhã e que viu a glicemia dele baixar consideravelmente.

“Fiquei muito orgulhoso da minha cidade por ter um jovem tão talentoso. Quando saiu a matéria sobre a canela para o controle do diabetes, passei a consumi-la diariamente no café da manhã e confesso que melhorei muito. Uma fraqueza que sentia pela manhã nas pernas foi embora e minha glicemia se estabilizou”, testemunhou o presidente ao informar que a Câmara irá homenagear Lira com a Medalha do Mérito Legislativo, como incentivo do Poder Legislativo ao pesquisador parnaibano.

Biografia
José Cláudio Garcia Lira Neto é Doutor em Enfermagem na Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Ciências e Saúde pelo Instituto Federal do Piauí (Ifpi). Tem experiência voluntária na Organização Mundial da Saúde, em Washington, nos Estados Unidos, quando também frequentou cursos de pesquisa clínica na Universidade de Johns Hopkins, instituição que possui vínculo com a Universidade de Harvard.

Ascom / CMP

Adicionar Comentário