Neste dia 19 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), juntamente com os colegas de parlamento, Ronaldo Prado (Cidadania), Fátima Carmino (PT) e Renato Bittencourt (PTB), participaram logo nas primeiras horas da manhã do Ato Cívico Alusivo aos 199 anos da Adesão do Piauí à Independência do Brasil – Dia do Piauí, ocorrido na Praça da Graça, em frente a Câmara.

Estiveram presentes na solenidade o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), a deputada federal, Rejane Dias (PT), os secretários respectivamente de Fazenda, Saúde e Governo, Rafael Fonteles, Florentino Neto e Osmar Júnior e os vereadores Ao lado de W. Dias e Rejane, Carlson hasteou a bandeira da Parnaíba e logo depois acompanhou a encenação “Aposição de Corbelha de Flores”, contracenada por artistas parnaibanos  no Monumento da Independência em homenagem a Simplício Dias.

As festividades seguiram com celebração da Missa  “Te Deum laudamus” (entoação do hino sacro de ação de graças), na Catedral de Nossa Senhora da Graça.