O Poder Legislativo de Parnaíba, que tem como Presidente o Vereador José Geraldo Alencar Filho (Geraldinho Alencar), realizou na noite de quinta-feira (08/03), Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A Solenidade foi presidida pelo Vereador e Presidente da Casa, Geraldinho Alencar. Estavam presentes no evento cerca de 80 pessoas entre homenageadas e visitantes, além dos integrantes da Câmara. Todas as homenageadas receberam diploma e rosas.

A Mesa de Honra foi composta pela Vereadora Francisca das Chagas Castelo Branco Neta de Sousa; Márcia Alencar, esposa de Geraldinho Alencar, Adalgisa Moraes Sousa, Primeira-Dama e Secretária Municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC); Juliana Moraes Souza, Deputada Estadual; Isabelle Moraes Souza, filha do Presidente da Federação das Industrias (FIEPI), Zé Filho e Jeannete Oliveira Souza, Filha de Maria do Carmo Oliveira Souza (Dona Mama).

Geraldinho Alencar, usou a tribuna para relatar um poco da luta e conquistas das mulheres desde 1857, quando se iniciou pelas operárias de uma fábrica em Nova Iorque um movimento em busca de melhorias. Em seguida declamou um poema, dedicando e parabenizando todas as mulheres. “Parabéns a todas as mulheres, principalmente as que aqui serão homenageadas nesta noite e aquelas que por alguma razão não poderão estar presente. Recebam todas o meu carinho e afeto”, declarou.

“Gostaria de lembrar aqui de Dona Mama, na qual foi um exemplo para mim na trajetória de sua vida, um exemplo de mãe, de amor, perseverança, coragem, determinação, dentro dela existiam várias mulheres, a você Dona Mana minha eterna gratidão. Quero homenagear a todas vocês mulheres guerreiras e de muita fibra na memória de Maria do Carmo Oliveira Souza (Dona Mama). Acreditem todas vocês merecem o respeito e carinho de todos nós que fazemos a Câmara Municipal de Parnaíba”, disse Márcia Alencar ao fazer uso da palavra.

Juliana Moraes Souza, relatou sobre as conquistas realizadas pelas mulheres até aqui. E também lembrou de Dona Mana, uma mulher guerreira, dedicada a família e as questões sociais.

Adalgisa Moraes Souza, reiterou a existência do preconceito sofrido pelas mulheres na sociedade brasileira e defendeu que as estruturas públicas devem avançar no apoio à mulher. “Temos que lutar por políticas públicas eficientes”.

Maria do Carmo Oliveira Souza (Dona Mana) foi uma das homenageadas (Im Memoriam), sua filha a psicóloga Jeannete Oliveira Souza, foi quem recebeu a homenagem das mãos de Márcia Alencar e se pronunciou em nome da família, “Lembro-me de como gostava de receber as pessoas em nossa casa, e a busca incansável que sempre teve em ajudar os que mais precisavam”. Finalizou destacando o reconhecimento através do Poder Legislativo do trabalho realizado por Dona Mana. No momento da entrega do Diploma a Jeannete Oliveira Souza, o Presidente Geraldinho Alencar relatou, “Ela foi um exemplo de mulher, dedicou sua vida ajudando as pessoas humildes e necessitadas. É de conhecimento de todos, a sua dedicação e determinação na vida política, acompanhando seu marido Deputado Antônio José de Moraes Souza de saudosa memória. Essas são algumas qualidades de tantas outras que eu poderia citar. Portanto, considero está sendo uma justa homenagem.” Finalizou.

Mulheres que se destaram em suas áreas foram indicadas para receber a homenagem e representar a comunidade feminina parnaibana. Os vereadores: Bernado Lima, Da Paz, Daniel Jackson, André Neves, Carlson Pessoa, Ronaldo Prado Neta, Irmão Marquinhos, João do Trânsito, João Unimagem e Diniz, usaram a tribuna e ressaltaram o contexto histórico da luta das mulheres e falaram sobre a conquista mais recente, em 2006, com a lei nº 11.340 – Maria da Penha. Afirmaram que foi grande a dificuldade em escolher apenas algumas mulheres para homenagear, visto que elas estão cada vez mais inseridas em políticas públicas e são merecedoras de reconhecimento.

Geraldinho Alencar, aproveitou o momento para homenagear sua esposa e mãe de suas filhas, Márcia Alencar. “O que mais me alegra neste dia, é saber que Deus me concedeu a graça de tê-la ao meu lado tão cheia de virtudes, tão bela e carinhosa com nossa família. Você é tudo em minha vida. Te amo”, declarou.

O evento que foi organizado pela Primeira-Dama do Legislativo Parnaibano, Márcia Alencar, foi bastante elogiado, pois contou com uma decoração especial, coquetel, música ao vivo (voz e violão). “Foi maravilhoso ver concretizado tudo que foi imaginado e planejado, pois foi feito com dedicação e carinho a todas essas mulheres guerreiras”. Disse.

Ao final da solenidade foi realizado o corte do bolo e um brinde em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.

Veja todas as fotos do evento na Fanpage da Câmara Municipal de Parnaíba

Câmara Municipal de Parnaíba