A Câmara Municipal de Parnaíba outorgou na noite desta quarta-feira (15), o Título de Cidadania Parnaibana ao senhor Lourival Felipe Sales Silva. A honraria foi concedida por meio do Projeto de Decreto Legislativo N° 395/2019, de autoria da vereadora Fátima Carmino (PT), que deu origem  à Lei Municipal Nº 3.482, de 23 de dezembro de 2019.

Compuseram a Mesa de Honra o vereador e presidente da Câmara, Carlson Pessoa (UNIÃO), que coordenou os trabalhos, a vereadora Fátima Carmino, o parlamentar Ronaldo Prado (Cidadania), como secretário da Sessão Solene, representando o Capitão dos Portos do Piauí, Capitão de Mar e Guerra Maxwell Denigris, o Capitão de Corveta, Deusmar Moraes e, representando o presidente da OAB – Seccional Parnaíba, Rômulo Silva Santos, a advogada Rayna Taynara Santos Sampaio.

Também se fizeram presentes a esposa do homenageado, Francisca Cardoso, a gestora do colégio Cândido Oliveira, Mayara Sales, o gestor do Centro Estadual de Tempo Integral Lima Ribeiro, Roberto Fernandes, o mestre de obras, Jaime Ferreira e a advogada Maria da Graça Santos, além de amigos e componentes do Partido dos Trabalhadores (PT) em Parnaíba.

Conforme discursou Fátima Carmino, Lourival tem grandes serviços prestados à população, sendo extremamente apaixonado pela cidade que ele escolheu para viver.

“Tenho certeza que Lourival está muito feliz ao receber este título. É um grande pai, um grande amigo e conselheiro do PT, sendo uma das mais proeminentes personalidades do partido no litoral piauiense. Quando se fala em Lourival lembramos logo do PT. Ele sempre esteve à frente, lutando e vencendo árduas batalhas quando o partido ainda não tinha essa força que hoje vivenciamos. Ele veio de tempos muito difíceis na política, mas com todo seu trabalho de luta, credibilidade e respeito, Lourival deixou sua marca indelével no Partido dos Trabalhadores, sendo um dos maiores representantes na região. Agradecemos por tudo que ele tem feito até aqui”, externou Fátima.

Ao fazer uso da fala, o homenageado agradeceu o apoio dos familiares, amigos e membros do PT presentes na solenidade, todos os parlamentares que compõem a Câmara Municipal de Parnaíba, dando destaque ao presidente Carlson Pessoa que, conforme ele salientou, mantém-se como um político que transmite segurança, pois sempre se manteve do mesmo lado, defendendo suas ideologias.

“Carlson, sempre defendo que em você existe a certeza e a segurança de que você se manterá leal aos seus princípios e ideologias. Pessoas com este perfil transmitem segurança e esses são atributos nobres na política”, elogiou.

O homenageado ainda fez uma retrospectiva sobre sua chegada a Parnaíba com a família, vindo a iniciar os estudos na Escola Capuchinhos. Fez o antigo Primário na “Dona Zilda”, depois passou para o exame de admissão preparatório da “Dona Zezé Lustosa”, local onde atualmente funciona o estacionamento do Hotel Cívico. Também estudou no Colégio Estadual Lima Rebelo, época em que se submeteu a uma prova para a Escola de Aprendizes de Marinheiros do Ceará, sendo um dos alunos a conquistar uma das nove vagas disponíveis. Ao todo, 423 estudantes concorreram no teste.

“Tenho uma sólida formação construída com base na educação do meu pai e da vida militar. Sou muito duro e conservador em muitos pontos. Hoje me sinto honrado com este Título de Cidadão Parnaibano. Toda a minha vida se passou aqui nesta terra que tanto amo”, pontuou.

O presidente Carlson Pessoa endossou a fala de Lourival usando a alegoria de que ambos “militaram nos períodos de vagas magras e gordas, sempre defendendo a mesma bandeira”.

“Trinta anos se passaram e eu sempre militei do mesmo lado e você também sempre do mesmo lado, Lourival. Politicamente somos de oposição, no entanto nos respeitamos. Quando deixar a vida pública, quero sair com respeito, principalmente dos meus opositores e Deus tem me iluminado nesta caminhada. Você tem os meus parabéns e que Deus o abençoe”, desejou o presidente.

Ronaldo Prado, por sua vez, frisou que igualmente conhece a trajetória de luta do homenageado, que sempre se doou pelas causas em que ele acredita e que se dedica sem medida às questões sociais.

“Pelo seu trabalho, determinação e luta você é uma pessoa muito eficiente e digna desta honraria. Você sempre encara a vida com muita verdade, autenticidade, dignidade e força. Esta honraria dignifica não somente a você, mas também a esta Casa e a todos nós”, parabéns!

Natural de São Bernardo, MA, há muitos anos o empresário Lourival Felipe Sales Silva fixou residência em Parnaíba, onde passou a investir e contribuir com o município em diversas áreas. No campo da política, configura-se como um dos pioneiros do PT na cidade.