Na sessão ordinária desta quinta-feira (21), por meio do requerimento de N° 999/2021, o vereador e presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), requereu a continuidade do asfalto da Rua Osvaldo Cruz, no trecho entre a Rua Cândido Oliveira e Avenida Borges dos Santos (Avenida 19 de Outubro). O parlamentar teve ainda mais duas demandas aprovadas. Na de N° 1.000/2021, para que seja marcada uma audiência pública em formato híbrido a fim de tratar sobre o aumento exorbitante da taxa de esgoto sanitário em Parnaíba. Para o debate deverão ser convidados o presidente da Agência Parnaibana de Regulação De Serviços Públicos (Aserpa), Lisandro Ayres, a direção geral da Agespisa, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Parnaíba (OAB) e Ministério público.

Já por meio do requerimento de N° 1.034/2021, o presidente solicitou o envio de Moção de Profundo Pesar ao Desembargador Olímpio José Passos Galvão, extensiva a toda a família, pelo falecimento do pai do Desembargador, o senhor Raimundo Daltro Galvão, mais conhecido como seu “Mundote Galvão”.

Seu Mundote foi ex-vereador de Pedro II e tabelião aposentado do Cartório de Registros de Imóveis da Comarca de Pedro II. Ele veio a óbito aos 96 anos.

Neta Castelo Branco (DEM), pediu no requerimento 1001/2021, que a Prefeitura de Parnaíba disponibilize um trator para fazer a limpeza da Rua Projetada, na comunidade Baixa da Carnaúba. O logradouro público encontra-se tomado pelo mato e sem acesso ao tráfego de veículos. E na demanda 1019/2021, ela solicitou calçamento para as ruas Projetada 206 e Rua Domingo Dias da Silva, no bairro Planalto Conselheiro Alberto Silva.

André Neves (Republicanos), requisitou no ofício 1.029/2021, a limpeza e capina do cemitério localizado na Travessa Pilocarpina, no bairro Lagoa da Prata, bem benfeitorias na estrutura do campo-santo que se encontra em más condições de conservação . No 1.030/2021, pediu a restauração das ruas Paraíba, Sergipe, São José, Almirante Gervásio Sampaio e Francisco Correia, todas localizadas no bairro Nossa Senhora do Carmo, “pois elas estão deterioradas, o que vem causando inúmeros transtornos à população”, destacou André.

No pleito 1.032/2021, o vereador do Republicanos pediu que seja feita a continuação da pavimentação poliédrica da Rua Pedro Machado de Moraes, localizada no bairro Frei Higino, que se encontra parcialmente na areia. No 1.033/2021, ele requereu benfeitorias nas seguintes benfeitorias para o bairro Nossa Senhora do Carmo: construção de uma quadra poliesportiva, academia popular e um campo de várzea.

Assis Car (PROS), sugeriu na demanda 1.027/2021, a manutenção dos equipamentos que fazem o bombeamento das águas de chuvas nas áreas de alagamento da cidade. E na demanda 1.028/2021, a restauração do calçamento do Conjunto Betânia, no bairro Piauí, especificamente no trecho que se inicia no muro do Cemitério Santana, uma vez que a via está intrafegável com muitos buracos, causando prejuízos materiais aos condutores de veículos que por lá trafegam.

A pedido de integrantes do Núcleo de Organização de Pais e Alunos da Rede Municipal de Ensino de Parnaíba,  a vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT), Fátima Carmino, deu entrada com o requerimento 1.025/2021, requerendo marcação de audiência pública em data a ser combinada, a fim de tratar sobre o kit merenda escolar e normas sanitárias de contenção a Covid-19 nas escolas.

Deverão ser convocados os seguintes atores da sociedade: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Piauí, representante de pais de alunos da Rede Municipal de Ensino, Vigilância Sanitária do Município, Ministério Público do Piauí em Parnaíba, Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Parnaíba, Conselho Tutelar, Conselho da Merenda Escolar do Município de Parnaíba, Conselho da Criança e do Adolescente do Município de Parnaíba, o ex-secretário municipal de Educação, Rafael Alves, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Dona Adalgisa Moraes Souza, a secretária municipal de Educação, Fátima Silveira e representantes da comunidade de surdos de Parnaíba.

Já em outro documento grifado pelo N°1.026/2021, Fátima Carmino solicitou a reposição salarial dos trabalhadores da enfermagem do município e também melhorias na estrutura de trabalho da categoria em seus espaços de atuação, considerando também a estrutura física no sentido de garantir a segurança dos servidores e por fim efetuar o pagamento da gratificação de enfrentamento à Covid-19 que foi cortada em setembro de 2021. O texto segue ressaltando a reposição do vale-refeição para os profissionais do Complexo de Urgência e Emergência de Parnaíba.

No Ofício 1.021/2021, Ronaldo Prado (Cidadania), solicitou em caráter de urgência que a Prefeitura de Parnaíba faça a reposição da pintura da ciclofaixa da Avenida São Sebastião. Garantindo assim maior segurança aos ciclistas. O de N° 1.022/2021 é para que seja feita a pavimentação poliédrica da Avenida Gilberto Pereira de Souza, no bairro Portinho, uma vez que a mesma está muito deteriorada. Recuperação de via também foi solicitada para estrada vicinal do Povoado Capoeira, próximo ao Olho d’Água e, finalizando a sessão, no documento de número 1.024/2021, Ronaldo Prado solicitou envio de correspondência a prefeito Mão Santa e ao secretário de Transporte, Trânsito e articulação com as Forças de Segurança,  Maurício Machado, para que sejam implantados quebra-molas com faixa de pedestres em frente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), de forma a garantir melhor segurança aos pedestres que se dirigem ao hospital.