O secretário de Cultura do Estado do Piauí, Fábio Núñez Novo, fez novamente do uso da Tribuna Livre em formato home office da Câmara Municipal, na noite desta quarta-feira (16), a fim de explanar sobre a decisão de manter o nome do Complexo Porto das Barcas sem complemento.

Fábio Novo disse no início da sua fala que nos próximos dias deverá ser entregue a população de Parnaíba o novo Complexo Porto das Barcas e também elogiou o debate realizado na última sessão. “Uma sessão que durou 3h00 devido a polêmica em relação ao complemento do nome do Porto das Barcas nos fez repensar. A reinauguração do Complexo será em breve, só estamos nos acabamentos finais, mas quero destacar que na última sessão fizemos um debate muito civilizado e democrático, quando saímos com a perspectiva de fazermos uma reflexão. Então foi isso que fizemos e no serviço público é precisa compreender e ouvir os reclames da população ”, pontuou secretário de Cultura.

O secretário informou que conversou durante a semana com técnicos da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), com e os familiares do empresário seu João Claudino que chegaram em um entendimento. “Foi avaliado que não fazia sentido insistirmos com a homenagem pretendida pela Secretaria de Cultura do Estado do Piauí já que existe uma forte reação na cidade. Após a conversa com os nossos técnicos e os familiares chegamos em acordo que a Secult irá retirar o nome proposto que complementaria o Porto das Barcas – Seu João Claudino. Portanto, permanecerá apenas como Porto das Barcas, como também foi bem colocado todos os vereadores de forma unânime e nesse sentido, estamos vindo aqui publicamente dizer que nós acatamos a sugestão da Câmara de Vereadores. Também ouvimos outras pessoas de forma muito serena. Poderei inclusive com os familiares e que não deveríamos insistir, poderia ser constrangedor a própria homenagem que deveria ser algo que ressaltasse as qualidades de alguém que contribuiu para a cidade. Este poderia ser um gesto que não ficaria bem, então vamos homenageá-lo no Museu do Mar, como também foi proposto durante a última sessão”, explicou Fábio Novo.

Ressaltou que será entregue a Parnaíba a maior obra de recuperação do Patrimônio Histórico em execução no Nordeste, um complexo de 10.000 m² com lojinhas, pousada, um galpão e a grande novidade é o Museu do Mar que nesse aspecto será “Plus” para cidade e para o turismo internacional.

O secretário de Cultura, agradeceu toda a sensibilidade da Câmara de Vereadores da cidade de Parnaíba e disse que assim que tomaram a decisão, entrou em contato com presidente do Legislativo, Carlson Pessoa (DEM). “Na oportunidade falei primeiramente com o presidente Carlson comunicando em primeira mão a decisão que tomamos e agradeço a gentileza do presidente desta Casa, que de forma muito sensível recebeu o nosso comunicado. Falei que o nosso desejo, enquanto Secretaria de Cultura não era gerar nenhuma polêmica na cidade de Parnaíba. Peço desculpa se falhei em não ter ouvido alguns dos segmentos da cidade, mas repito que nosso desejo era tão somente de prestar uma homenagem”, explicou.

Fábio Novo frisou que ficou feliz com a Moção de Louvor proposta pelo vereador Irmão Marquinhos (DEM), que foi aprovado por todos os vereadores e vereadores. Elogiou o presidente do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHHGP), Reginaldo Junior ao ressaltar que ressaltou que “a crítica é sempre bem-vinda e que o gestor precisa ter maturidade para aceitar, digerir e refletir”.
Finalizou convidando os parlamentares para conhecer o Museu do Mar do Delta do Parnaíba antes da reinauguração. “ Quero convidar Vossas Excelências para conhecer em primeira mão a nova estrutura do museu que com certeza será uma homenagem justa ao querido João Claudino”.

O presidente Carlson Pessoa assegurou ao secretário que a Moção de Louvor retrata o sentimento da população de Parnaíba em agradecimento a decisão do gestor estadual.