O chefe da delegacia da Polícia Federal (PF) em Parnaíba, delegado Carlos Alberto Ferreira do Nascimento, foi agraciado pela Câmara Municipal de Parnaíba (CMP), com o Título de Cidadania Parnaibano e com a Medalha do Mérito Legislativo “Vereador Alcenor Candeira”, em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (28). Ambas as proposituras são de autoria do vereador e vice-presidente da Casa, José Geraldo Alencar Filho (Geraldinho), do PSL.

O ato solene foi aberto pelo presidente do Legislativo, Carlson Pessoa (DEM), que logo após passou a direção das homenagens para Geraldinho. O vereador e segundo secretário, Edcarlos Gouveia (PP), também participou da sessão. Na composição da Mesa de Honra, figuraram o presidente Carlson Pessoa, o autor da comenda, Geraldinho, representando o prefeito Mão Santa (DEM), o secretário imediato de gabinete, Israel José Nunes Correia, o vice-prefeito, Beto Teles (PP) e o Capitão Dos Portos do Piauí, Capitão de Fragata Maxwell Denigres.

A superintendente regional da Polícia Federal do Piauí, delegada Mariana Paranhos Calderon, participou da sessão via aplicativo Zoom, direto de Teresina. Os parlamentares Zé Filho Caxingó (PL), Assis Car (PROS), Renato Bittencourt (PTB) e Batista do Catanduvas (Solidariedade), também estiveram na reunião em formato home office.

Entre os convidados da Casa de Leis, participaram da sessão solene o Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar do Piauí – Major Osmar, Tenente Coronel Antônio Pacífico Neto, o Superintendente de Articulação das Forças de Segurança do Município de Parnaíba, Tenente Madislan da Silva Sousa, o Capitão de Corveta – ajudante do Capitão dos Portos, Deusmar Santos de Moraes, o secretário de Projetos Especiais e Desenvolvimento Econômico e secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Edrivandro Gomes Barros, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Francisco Lopes Sobrinho e o secretário e assessor de Comunicação Social da Capitania dos Portos do Piauí, Suboficial Alexandre Oliveira Nobre.

Como convidados do homenageado se fizeram presentes os delegado de Policial Federal, Pedro Roberto Meireles Lopes e Iran Alves de Moraes, o agente de Polícia Federal, Eduardo Mesquita Silva e o papiloscopista da Policial Federal, Marcelo Guedes Barbosa, além da esposa do delegado homenageado, Rosinete Ribeiro de Melo Nascimento e os filhos do casal, Heitor Ferreira do Nascimento Melo e Carlos Alberto Ferreira do Nascimento Filho. A esposa do vereador Geraldinho, Alane Spindola de Oliveira, também acompanhou a cerimônia.

Em sua fala, Geraldinho destacou as qualidades e contribuições que o homenageado presta à sociedade parnaibana por meio de atividades de investigações e ações de combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado na região.

“Prestamos nossas mais sinceras homenagens ao delegado Carlos Alberto por a cada dia se dedicar ao máximo para salvaguardar a segurança e o bem-estar dos parnaibanos. Quando fomos procurados pelo secretário Edrivandro Barros quando a este ato solene, nos sentimos honrados em poder conferir tão importante título ao homenageado que já é de coração um cidadão parnaibano”, frisou Geraldinho.

Grato pela comenda, o delegado Carlos Alberto disse que o título e a fala dos parlamentares aumenta ainda mais o carinho e zelo que ele mantém por Parnaíba, bem como pelos seus munícipes.

“Recebo esta comenda com muita alegria e orgulho por poder servir à sociedade parnaibana. quero destacar que a missão de chefiar a unidade da Polícia Federal é grandiosa, ímpar no nosso modelo constitucional. Mas não posso deixar de citar que sem um elo entre o trabalho laborioso dos policiais federais em Parnaíba, e graças a imensa quantidade de conhecimento e carga operacional das entidades parceiras e, claro do Legislativo, Executivo e Judiciário, nosso trabalho não ocorre. Meu muito obrigado a todos. Com a pandemia tivemos que nos reinventar e fomos novamente chamados a desempenhar nossas ações de combate ao crime organizado, à condução das nossas operações e investigações”, disse ao lembrar ainda das ações sociais que a PF tem desenvolvido durante a pandemia.

“Como servidores da população por meio da Polícia Federal, temos atuado além da esfera da segurança, no auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social. Durante a pandemia tivemos a oportunidade de levar cuidado e em forma de alimentos por meio de operações ribeirinhas da nossa cidade de Parnaíba. Afinal, somos todos brasileiros, somos todos parnaibanos! Sendo assim, no auge da pandemia deflagramos a ‘Operação Consciência Cidadã’,  quando contamos muito com o apoio da Augusta Casa de Leis a fim de identificarmos os pontos mais críticos. Assim pudemos desdobrar a logística da Polícia Federal não só para levar informação, mas por vezes para levar recursos angariados não somente entre os policiais federais, mas também entre a população geral”, completou o agraciado.

Para a delegada Mariana, a honraria é um reconhecimento do trabalho de excelência desempenhado pelo chefe da PF no litoral.

“A comenda hoje conferida ao colega e Dr. Carlos Alberto, é um reconhecimento ao esforço na manutenção do bom nome da Polícia Federal no segundo maior município piauiense, porta de entrada Delta de Parnaíba, o único Delta das Américas em mar aberto! É um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado no município e, principalmente o reconhecimento dos representantes do povo parnaibano do papel determinante e socialmente relevante da Polícia Federal na região. Dr Carlos Alberto dispensa comentários, sendo um profissional detentor de uma conduta estritamente ética, determinante em suas ações na polícia federal. Um cidadão de altíssimo gabarito, com uma capacidade de trabalho e ímpar no Estado do Piauí, elogiou a delegada.

Israel Correia salientou que Mão Santa gostaria de estar presente, fato que no momento ficou impossibilitado devido o gestor encontrar-se hospitalizado em Teresina.

“Este é um reencontro do prefeito Mão Santa com a Polícia Federal de Parnaíba, pois em 1997  á época governador, Mão Santa trouxe a PF para Parnaíba, cedendo uma parte do terreno do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí para a base operacional da Polícia Federal na cidade.

Me sinto honrado por estar diante de um homem que tem vocação para a excelência. Enquanto vivemos em uma sociedade que se discute muito sobre a crise de ética e liderança nas corporações, Carlos Alberto sabe o que é ser um líder nato. Vale ressaltar que o delegado começou do alicerce, servindo à população como cabo, passando a trilhar todas as funções até chegar a alta patente que hoje ele tão brilhantemente ocupa. Parabéns”, enalteceu.

De igual modo, o vice-prefeito Beto enalteceu o papel do delegado para o município.

“Agradecemos a todos os cidadãos que prestam serviços de qualidade e segurança à nossa população. O senhor e sua equipe fazem um bem tremendo para a sociedade e agradecemos pela preocupação que vocês têm ao cuidar da nossa cidade, da nossa segurança. Tenha absoluta certeza que quem está orgulhoso mesmo é toda a população de Parnaíba por ter recebido na noite de hoje o mais novo e ilustre filho”, disse.

Sobre o homenageado
Natural de Floriano, PI, o delegado Carlos Alberto Ferreira do Nascimento assumiu a chefia da delegacia da Polícia Federal em Parnaíba no dia 04 de junho de 2018 com a missão de planejar, dirigir, executar e controlar os trabalhos na cidade litorânea.

Carlos Alberto é natural de Floriano, no Sul do Piauí, e formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina. Seu extenso currículo contempla especializações em diversas áreas da segurança pública, com experiência dentro e fora do Brasil.

 

Tem Curso Superior de Inteligência Estratégica; Pós-Graduação pela Escola Superior de Guerra, Mestrado em Engenharia de Produção na área de Concentração dos Pontos Gestão de Riscos. Curso de Formação Profissional de Delegado de Polícia Federal pela Academia Nacional de Polícia; Curso de Formação Profissional de Delegado de Polícia Civil pela Academia de Polícia Civil (Acadepol) da Paraíba; Curso de Gerenciamento e Negociação em Crises pelo Comando de Operações Táticas. Curso de Investigação e Intervenção Anti-Sequestro pela Polícia Civil de São Paulo; Curso de Polícia Ambiental e Sobrevivência em Área de Selva, pelo Ciapa, do Amazonas; Curso de Uso da Informação na Gestão da Segurança Pública; Curso de Investigação em Tráfico Internacional de Pessoas; Curso de Combate em Área Restrita e Curso de Combate à Lavagem de Dinheiro.

Entre as atuações profissionais, Carlos Alberto Ferreira do Nascimento foi Comandante de Fração de Tropa, em Teresina; Chefe da 9ª Delegacia Distrital da Capital; Superintendente Regional da Polícia Federal no Piauí; desempenhou a função de Oficial de Ligação junto a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai; coordenador no Centro Integrado de Combate e Controle Nacional do Ministério da Justiça; Professor da Academia Nacional de Polícia Federal e Professor em Guiné-Bissau, na África, dentre outros.

Veja abaixo mais fotos da solenidade:

Ascom / CMP

Adicionar Comentário