A Câmara Municipal de Parnaíba realizou na noite desta sexta-feira (10), Sessão solene Dia do Arquiteto e Urbanista, sob a propositura do vereador André Neves (Republicanos), que presidiu a sessão.

Fizeram parte da Mesa de Honra o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU/PI), Wellington Carvalho Camarço, o conselheiro do CAU, Gerardo Fonseca, representando o prefeito Mão Santa (DEM), Cássio Machado Daniel, o engenheiro civil e o inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Parnaíba (Crea), Lucas Neves.

No Plenário estiveram presentes os vereadores Batista do Catanduvas (Solidariedade), a, Patrícia Mendes, representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), no Piauí, Wilton Fontenele, a conselheira do CAU Piauí, Adriana Araújo, o gerente-técnico do CAU, Rafael Melo, os arquitetos Régis de Athayde Couto e Luciano Ciarlinni, analista de fiscalização do CAU, Núbia Ramos e a arquiteta do CAU, Laline Mendes.

Em sua fala inicial, André Neves destacou a importância do arquiteto e do urbanista, que figura-se na sociedade como um profissional essencial atuando nas questões estruturais de um município como na preservação do meio ambiente, regularização fundiária, construção de praças e ambientes urbanos de forma a garantir o aconchego e proteção de seus habitantes.

“O arquiteto e urbanista também está inserido na sociedade para proteger e ajudar a manter a história de um patrimônio histórico, pois as intervenções urbanísticas em áreas preservadas também precisam seguir padrões que necessitam do crivo do arquiteto e urbanista que são profissionais dotados de tal capacidade técnica. Parnaíba possui prédios belíssimos, uma história belíssima. É certo que precisamos avançar, mas sempre respeitando o nosso passado e, na prática, o arquiteto e urbanista ajuda a proteger o passado e a solucionar os problemas atuais. E para falar de futuro, precisamos nos perguntar que tipo de cidade queremos. Nesse contexto, o arquiteto e urbanista estão aí para nos auxiliar com ideias relacionadas ao avanço no saneamento básico ou na elaboração dos planos diretores. Esta é uma profissão completamente envolvida no ambiente tecnológico que leva em consideração a estética, bem como a arte e qualquer cidade que pensa em crescer de forma planejada, terá que ter a  certeza da necessidade de contar com arquiteto e urbanista. Ressalto ainda o grande potencial turístico de nossa região e quanto o arquiteto e urbanista podem contribuir com o fortalecimento da nossa identidade e do nosso futuro”, ponderou.

Abrindo os trabalhos da Tribuna, o arquiteto Lucas Neves informou que o Crea tem realizado fiscalizações quanto ao exercício legal da profissão, pois os mesmos saem em defesa da sociedade.

“Estamos há quatro anos à frente da Inspetoria do Crea, conseguindo significativos avanços   na área da tecnologia com aumento significativo de fiscalização em 250% referente aos anos anteriores e aumentando nossa frota de veículos para as fiscalizações. Conseguimos, com recurso do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), nosso  auditório para podermos realizar reuniões e treinamentos para a região toda litorânea com palestras e cursos de capacitação para os profissionais. Estamos avançando e agradecemos imensamente ao vereador André Neves e a Câmara pelo reconhecimento à nossa categoria”, agradeceu.

Por sua vez, o presidente do CAU Piauí, Wellington Camarço, frisou que os profissionais, aliados a boa política, são os mais capacitados a realizar a transformação imediatas e duradouras na qualidade de vida do cidadão, além de ponderar sobre a latente necessidade da atualização do Plano Diretor de Parnaíba.

“Possuímos uma visão holística, não fragmentada da realidade onde sensação, sentimento razão e intuição se equilibram em um esforço conjunto para colocarmos o ser humano como centro do início ao fim do nosso trabalho. O bem-estar do ser humano é o nosso objetivo, portanto, garantimos à sociedade o direito em ter um espaço edificado com segurança, ergonomia, acessibilidade, conforto técnico e acústico, sustentabilidade, estética e etc. Quero alertar ainda sobre a urgência de fazermos o resgate do planejamento urbano como ferramenta essencial para termos um futuro sustentável na nossa cidade”, disse. “Nesse sentido, saliento a importância desses profissionais para o desenvolvimento sustentável, local e nacional. Considerando a mobilidade de um município, planos diretores e obras públicas, são atividades exclusivas de arquitetos e urbanistas. Contudo, o que se percebe na prática é um desprezo pelo planejamento em favor de práticas maléficas contra o bom funcionamento da dinâmica urbana. O plano diretor de Parnaíba precisa passar urgentemente por atualização, pois conforme determina o Estatuto da Cidade, a cada 10 anos o documento precisa ser atualizado”, argumentou e no final agradeceu pela honraria concedida aos trabalhadores pela Casa de Leis.