O vereador David Soares (Progressistas), teve aprovado a Indicação Nº 01/2022, na sessão ordinária desta quinta-feira (3), solicitando a limpeza das vias públicas e do canteiro da Avenida Gerardo Ponte Cavalcante, que liga o Conjunto Broderville ao bairro Igaraçu. A

“Indicação tem por finalidade solicitar a limpeza urbana do local, ofertando assim aos cidadãos que ali frequentam e residem um tráfego mais acessível, principalmente para a prática de atividades físicas”, justificou.

O presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), solicitou por meio do requerimento N° 060/2022, o envio de ofício ao prefeito Mão Santa (DEM), ao superintendente de iluminação pública, Leônidas Melo e à secretaria municipal de Infraestrutura, Maria das Graças de Moraes Souza, a iluminação pública em toda a extensão da via de acesso ao Porto Pesqueiro dos Manjubeiros, no bairro Igaraçu.

“A iluminação visa garantir a segurança e tranquilidade dos pescadores que saem para pescar à noite e de madrugada, necessitando dessa forma da benfeitoria na referida via até o Porto”, destacou.

Há dois anos, através do pleito N° 280/2020, o parlamentar já havia apresentado demanda na Câmara neste sentido, além de lutar pela construção de um cais de concreto Porto Pesqueiro dos Manjubeiros do Igaraçu, para o embarque e desembarque dos pescadores com suas canoas, materiais de trabalho e mercadorias colhidas no rio, em virtude da precariedade do local.

E na demanda N° 061/2022, requereu a construção de pavimentação asfáltica ou poliédrica na Rua Doutor Israel Andrade Correia, que faz divisa com o Conjunto Habitacional Colina do Alvorada, no bairro João XXIII.

Conforme salientou o presidente, as condições estruturais da via encontram-se bastante precárias, prejudicando o trânsito de veículos pela grande quantidade de areia e poças de água acumuladas pelas chuvas. Tal situação impede ainda a passagem do carro da coleta de lixo justamente pela falta de pavimentação.

“A demanda foi a mim requerida por Guilherme Pessanha de Carvalho, que representou os demais moradores da Rua Doutor Israel Andrade Correia”, informou.

O representante do Partido Liberal (PL), Zé Filho Caxingó, teve aprovado o Projeto de Lei Nº 08/2022, que “dispõe sobre a inclusão do nome do vereador/autor de Emenda Parlamentar, a quantificação do respectivo valor de emenda que custeou parte ou totalidade de qualquer obra ou  construção/reforma de prédios públicos na referida placa de obras no âmbito do município de Parnaíba.

Conforme reza o PL, as placas de obras públicas municipais em toda a cidade de Parnaíba deverá conter o nome do vereador/autor de emenda parlamentar que custou parte ou totalmente quaisquer obras de construção ou reforma de prédio público e o respectivo valor da obra na aludida placa passe a constar a seguinte mensagem: “Esta obra contou com recursos oriundos de emenda parlamentar do vereador… com valor de R$… “, devendo vir seguida pelo nome do parlamentar e a legislatura da qual o mesmo participou .

De acordo com Zé Filho, a propositura tem como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelos vereadores no exercício do dever legal de serem os porta-vozes dos interesses da população, fiscalizando e cobrando ações do Executivo, atuando na verificação da correta aplicação dos recursos e direcionando aportes financeiros através de emendas parlamentares para o custeio de realização de obras e serviços públicos voltados para o povo paraibano.

Neta Castelo Branco (DEM), sugeriu no requerimento 063/2022 pavimentação asfáltica da avenida principal da comunidade Portinho,” Avenida Gilberto Pereira de Souza”. De acordo com a parlamentar, este é um sonho antigo dos moradores da referida comunidade e ela acredita que na gestão do prefeito Mão Santa a via será concluída.

“Já conhecemos o empenho e o compromisso dos nossos gestores em atender as reivindicações da nossa população e logo em breve o prefeito Mão Santa concluirá mais esta obra, que é extremamente importante para os moradores do Portinho”, disse.

No pleito 064/2022, Neta pediu pavimentação asfáltica da vila principal da comunidade Cacimbão, na zona rural. A vereadora ressaltou que a referida representação também trata-se de um sonho antigo dos moradores da comunidade e que a atual gestão do prefeito Mão Santa concluirá a obra.

Neta apresentou ainda o projeto de Lei Nº 07/2022, que concede o Título de Cidadão paraibano ao senhor Marcelo Lopes de Ponte, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ele está à frente da presidência do FNDE desde 2020.

Marcelo Lopes de Ponte é formado em Administração de Empresas pela Faculdade Administração de Brasília (FAB) e pós-graduado em Gestão de Pessoas pela Universidade Gama Filho. O presidente também atua como integrante do Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies), do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do Comitê Permanente de Avaliação de Curso na Educação Básica do Ministério da Educação (CPACEB), do Comitê Estratégico de Gestão de Pessoas do FNDE (CGP), do Fórum Nacional de Educação e da Instância Permanente de Negociação e Cooperação entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios e do Conselho Deliberativo do FNDE.

André Neves, do Republicanos, teve três requerimentos aprovados. No de N° 055/2022, ele requereu pavimentação poliédrica, bem como a solução do escoamento de água das ruas Merval Neres, Joaquim Frota Aguiar e Coronel Jonas Mardônio Lima, no bairro Dirceu Arcoverde, que encontram-se sem a devida a infraestrutura e são de suma importância por darem acesso ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). Na matéria 056/2022, o republicano solicitou a limpeza da galeria de esgoto na Avenida Padre José Raimundo Vieira, no bairro Nossa Senhora de Fátima. De acordo com ele, o requerimento foi feito pela população que reside na região e que relata diariamente os riscos que a galeria pode trazer à saúde da população.

Já no terceiro requerimento, de N° 062/2022 André Neves pediu que sejam tomadas providências por parte da prefeitura para que seja feita a implantação de uma faixa de pedestre em frente à Escola Contexto, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima. A demanda visa garantir comodidade e segurança aos pais e alunos da unidade de ensino.

Ascom / CMP

Adicionar Comentário