Na noite desta quinta-feira (11), ocorreu mais uma sessão ordinária da Câmara dos vereadores de Parnaíba, quando foram aprovados diversos requerimentos e projetos de Lei em favor dos munícipes.

Nos requerimentos 202/2021 e 203/2021, Renatinho Bittencourt (PDT), pede pavimentação poliédrica, bem como construção de uma praça padrão com academia popular e um parque infantil na Vila São José, em frente a igreja que leva o mesmo nome, situada na comunidade São José, no Bairro Ilha de Grande de Santa Isabel, em atendimento às justas reivindicações. No outro documento, solicita calçamento para as ruas Sargento Paulo Borges, Antonio Vital, Tia Maria Alice e Francisca Bárbara, todas situadas na comunidade Alto do Batista.

Assis Car (PROS), por meio do requerimento de N° 199/2021, requer pavimentação poliédrica das ruas Santo Agostinho e Maria Mercedes Pontes Veras, no Bairro Planalto, em atendimento aos reclamos dos moradores que sonham com a pavimentação das vias. E no requerimento de N° 198/2021, pede a construção de pavimentação poliédrica na Rua B, no Loteamento Rosa dos Ventos, no Bairro São Vicente de Paula.

Daniel Jackson (Solidariedade), solicitou por meio do requerimento de N° 201/2021, implantação de sinalização horizontal e vertical na Rua Osvaldo Cruz, no Bairro Conselheiro Alberto Silva, a fim de evitar acidentes na via.

Já o vereador e presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), pediu na matéria de número 200/2021, Moção de Pesar às família enlutada da professora Maria do Livramento de Carvalho Santos (professora Lia), pelo falecimento de seus pais Maria do Socorro Carvalho Santos e Francisco das Chagas dos Santos.

O parlamentar Edcarlos Gouveia (PP), apresentou dois Projetos de Lei (PL). O PL 4.678/2021, solicitando adaptação dos brinquedos e equipamentos das praças públicas de esporte, lazer e parques de diversão da cidade de Parnaíba para pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. Já no Projeto de Lei 4.679/2021, dispõe sobre a obrigatoriedade de uso de adesivos identificadores da Ouvidoria nos carros da Prefeitura de Parnaíba. No adesivo deve constar os dizeres: como estou dirigindo; telefone; município e arte ilustrativa da Ouvidoria.

A vereadora Fátima Carmino (PT), teve aprovado o requerimento de N° 204/2021, por meio do qual solicita da Prefeitura em caráter de urgência a adesão ao Consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos para aquisição de doses da vacina contra o coronavírus e, no de N° 205/2021, pede que sejam feitos os devidos reparos no cemitério de Ilha Grande de Santa Isabel.

Zé Filho Caxingó (PL), pediu por meio do requerimento de N° 205/2021, a criação de um local específico para apresentação, testagem e demais eventos de som automotivos e similares. A propositura se justifica por ser uma grande necessidade da classe, sendo que a falta desse local é causa de grandes transtornos entre os adeptos do evento, população e instituições públicas.

Irmão Marquinhos (DEM), solicitou no requerimento de Nº 207/2021, que seja feita a compra de 2(dois) veículos para Ronda Patrimonial, bem como a manutenção dos demais carros existentes. A aquisição e manutenção dos veículos visa garantir boas condições de trabalho aos guardas de ronda patrimonial para preservar o Patrimônio Municipal. Outro Requerimento dele é o de Nº 208/2021, para que seja realizada a limpeza, capina e recuperação da iluminação pública de todo o Loteamento Conviver IV, no Bairro João XXIII para melhorar a visibilidade e para que as famílias possam contam com aquela localidade em perfeita condição de uso, bem como um ambiente satisfatório.

André Neves (Republicanos) apresentou o requerimento de N° 211/2021, para que seja encaminhada Moção de Congratulação e merecida homenagem ao médico Dr. Manoel Moreira de Abreu Filho e para o Instituto Dr. Abreu, que foi constituído no último dia 02 de fevereiro. O Instituto tem a missão de cuidar de pessoas e pacientes com problemas mentais e psicossociais, promovendo dessa forma política pública no município e região Norte do estado. No de 209/2021, André pede a construção de uma praça para abranger os conjuntos Dom Rufino I, II e III, no Bairro Rosápolis. A praça deve ser composta também por academia popular. Ele requereu ainda para o Conjunto Dom Rufino I, II e III, por meio do documento de N° 210/2021, ampliação de linhas do transporte coletivo, pois o número atual de vans é insuficiente para atender a imensa quantidade de moradores que lá residem e necessitam do transporte alternativo.

No requerimento N° 217/2021, todos os vereadores signatários da Casa de Leis requerem que seja encaminhado uma Moção de Pesar aos familiares do jornalista Leno Childes que faleceu prematuramente no último dia 10 de março vítima de Covid-19. No requerimento 212/2021, os vereadores signatários André Neves, João do Trânsito, Batista do Catanduvas, Zé Filho do Caxingó, Daniel jackson, Assis Car e Irmão Marquinho, solicitam que o secretário de Transporte Maurício Machado compareça em horário regimental à Câmara Legislativa em data que será marcada posteriormente para esclarecimentos de demandas pertinentes a pasta.

O vereador Tayllon andrades (PROS) , teve aprovado o requerimento de N° 213/2021, solicitando a manutenção da pavimentação asfáltica da rua Coronel Manoel Antônio da Silva Henrique, no Bairro Nossa Senhora Montserrat, pois a mesma se encontra deteriorada e intrafegável. No de N° 214/2021, pede reparo na via pública no ponto localizado no encontro da Rua 7 Setembro e Rua Areolino de Abreu, no bairro São José, pois a via se encontra intrafegável e com buraco de grandes proporções. Por fim, na propositura de N° 215/2021, o parlamentar solicita reparo na via pública localizada na rotatória que conecta a Av. Dr. João Silva Filho com Avenida Francisco Borges dos Santos, no Bairro Piauí.