Treze requerimentos foram discutidos e moções de profundo pesar, votados e aprovados na Sessão Ordinária desta quarta-feira (23) na Câmara Municipal de Parnaíba. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente, Carlson Pessoa (DEM) e foi secretariado pela vereadora Neta Castelo Branco (DEM).

O vereador Joãozinho do Trânsito (PSL), apresentou o requerimento nº 570/2021, que pede providências no sentido de fazer um estudo para ver a viabilidade da implantação de um posto policial na Ilha Grande de Santa Isabel. Outra matéria nº 571/2021, pede a abertura do posto policial localizado perto do Complexo Porto das Barcas. De acordo com o parlamentar, a reinauguração do Porto das Barcas irá aumentar a movimentação de pessoas e turistas de outros estados, tornando necessário o funcionamento do posto policial, assim trazendo segurança para o local.

Os três requerimentos nºs 581,582 e 592/2021, de autoria do vereador Renatinho Bittencourt (PTB), foram aprovados solicitando a possibilidade de inclusão na vacinação contra a Covid-19 de todos os servidores e terceirizados da Companhia de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), dos frentistas de posto de combustível, dos servidores terceirizados da empresa Equatorial, como também dos trabalhadores da rede de supermercados. Por último, ele requereu a inclusão dos trabalhadores da área da construção civil e dos engenheiros.

Fátima Carmino (PT), apresentou durante a sessão três demandas. Na primeira, de nº 587/2021, sugeriu um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), nas transmissões ao vivo das sessões legislativas da Câmara Municipal de Parnaíba. Ela requereu do documento de nº 588/2021, a inclusão dos professores na vacinação contra a Covid-19 e dos instrutores de autoescola, “pois esses profissionais estão expostos ao vírus diariamente, seja na sala de aula, como no curso teórico, como nas aulas práticas, por estarem em contato próximo e direto com os alunos”, salientou. Na última solicitação, nº 589/2021, reivindicou ao município de Parnaíba a disponibilização de um intérprete de libras para as transmissões do projeto “Minha Escola na TV”, veiculado pela TV Costa Norte que transmite as aulas remotas da Secretaria Municipal de Educação desde o dia 12 de abril. De acordo com a vereadora, sem a presença de um intérprete fica difícil o entendimento e aprendizado dos alunos que possuem algum tipo de deficiência auditiva.

O Democrata Irmão Marquinhos apresentou e teve aprovado o requerimento N° 590/2021, solicitando em caráter de urgência a inclusão dos eletricistas, leituristas, atendentes e técnicos de manutenção de redes elétricas que precisam trabalhar para garantir que a população e pacientes de hospitais tenham o fornecimento de eletricidade assegurado, sob o risco de perder a vida em caso de interrupção do serviço. Ainda pediu na matéria nº 591/2021, a reforma total do posto de saúde do bairro Igaraçu. O posto se encontra com as estruturas deterioradas, sendo necessária uma reforma a fim de trazer melhorias e bem-estar para a população local.

O vereador Zé Filho Caxingós (PL), solicitou no requerimento nº593/2021 que a secretária municipal de Saúde, Leidiane Pio Barros, insira como prioridade os trabalhadores do serviço de conteúdo de comunicações (provedores de internet). Essa propositura se justifica por representar um dos principais meios de comunicação hoje existentes, levando informações e orientações sobre esse momento tão delicado da pandemia e por ser um serviço de fundamental importância para o funcionamento público.

André Neves (Republicanos,) teve duas demandas aprovadas. Também pediu no requerimento nº594/2021 a inclusão das promotoras de vendas, bancários, fisioterapeutas domiciliares e contadores como grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19. “A inclusão é necessária, pois se trata de classes que prestam trabalhos de grande relevância para a população e que atende um grande público diariamente. No outro pedido nº 595/2021, ele solicitou com urgência o aterramento de um terreno no final da Rua Principal em frente a Quadra 23, localizado no Loteamento Conviver IV, no bairro Florianópolis, pois a situação atual vem trazendo inúmeros risco à saúde, além do mau cheiro para os moradores locais.

O presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), pediu o envio de Moção de Pesar por meio do requerimento 596/2021, ao empresário Davis Vaz pelo falecimento do pai dele, o Sr. Acrísio Santos Furtado. Com o objetivo de aumentar a segurança nos bairros da cidade, cobrou ainda através de requerimento verbal que o governador Wellington Dias (PT) e o comandante geral da polícia militar no Piauí, Lindomar Castilho, a instalação de duas companhias de polícia no bairro Frei Higino ou Piauí, como também no Bairro Santa Luzia, para que a população sinta-se mais segura.

O vereador AssiCar (PROS) fez uma solicitação verbal que pede para que os mecânicos e proprietários de autopeças  entrem no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19 do município.

E por fim, a vereador Fátima Carmino(PT), teve aprovação por meio de requerimento verbal de Moção de Profundo Pesar para os familiares de Sebastiana Correia Oliveira, falecida na terça-feira (22), e para o deputado estadual, Fábio Nuñes Novo, pelo falecimento do sobrinho dele, o estudante de medicina Vinicius Nuñes Pinheiro.

As proposições seguem para o Poder Executivo na intenção de que sejam tomadas as devidas providências junto aos setores competentes. Todas as sessões são transmitidas ao vivo pelas redes sociais oficiais da Câmara Municipal de Parnaíba.