Daily Archives: Fevereiro 11, 2021

Vereadora Neta pede prioridade de vacinação para profissionais de serviços funerários

Vereadora Neta pede prioridade de vacinação para profissionais de serviços funerários

A vereadora Neta Castelo Branco (DEM), apresentou na noite desta quinta-feira (11) dois requerimentos em prol da cidade de Parnaíba. O primeiro de Nº 061/2021 solicita da Secretaria de Infraestrutura a construção de uma Praça ao lado da Escola Municipal Augusto Bauer, em frente ao conjunto Elias Ximenes do Prado, no Bairro Rodoviária. Outro requerimento de Nº 062/2021 solicita junto a Prefeitura de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, providência para que assegure o direito de preferência a vacinação contra Covid-19 a categoria dos sepultadores (coveiros) e dos agentes funerários da cidade Parnaíba que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

De acordo com a parlamentar, a vacinação prioritária desses profissionais se justifica pelo fato de eles serem o último elo da cadeia sanitária, sendo que os trabalhadores do setor funerário estão muito expostos ao vírus mesmo com todo o protocolo de prevenção adotado. Boa parte do trabalho deles é retirar os corpos em hospitais e residências. Outra realidade é que eles também acabam entrando em contato com famílias das vítimas do Covid-19 que muitas vezes podem estar contaminadas.

Os profissionais: coveiros, atendentes funerários, motoristas funerários, auxiliares funerários e demais trabalhadores de serviços fúnebres e de autópsia, por serem profissionais essenciais ao controle da doença pela lei federal Nº14.023 de 8 de julho de 2020, se faz necessário que Parnaíba garanta a proteção adequada.

Ascom / CMP

Presidente da Câmara recebe ativista do movimento afro-religioso de Parnaíba

Presidente da Câmara recebe ativista do movimento afro-religioso de Parnaíba

Na manhã desta quinta-feira (11), o presidente da Câmara Municipal, Carlson Pessoa (DEM), recebeu o ativista do movimento afro-religioso de Parnaíba, Isaías Cardoso, que pediu apoio do Poder Legislativo para reconhecer e homenagear esses líderes dentro da religião que nunca ganhou nenhum reconhecimento na cidade.

Para o ativista, a honraria seria uma forma nobre de reafirmar o respeito da Casa de Leis para com todos e também combater o preconceito.

Carlson Pessoa manifestou total apoio. “Não podemos tolerar qualquer tipo de preconceito em relação à liberdade de crença e exercício da fé de quem quer que seja. Eu vi muito essa necessidade na minha fala durante a campanha em reuniões com umbandistas. Para minha surpresa, vocês sempre estiveram ao lado do PT em Parnaíba e percebo que nunca tenha sido feito nenhum trabalho aqui nesta Casa ou na Prefeitura para reconhecer as pessoas da religião. Eu não estou falando de politicagem, mas de fato. Vamos esquecer o passado e vamos começar trabalhar nisso porque tem pessoas que conheci da religião e agora estou conhecendo você pessoalmente e podemos trabalhar nesta questão porque o Poder Legislativo é legítimo representante do povo”, disse o presidente da Câmara.

No final da conversa Carlson disse que deseja muito conhecer a Mãe Pretinha, que tem 98 anos. Ela é dona da primeira Casa de Umbanda na cidade de Parnaíba.
Ascom / CMP