Monthly Archives: Fevereiro 2021

Carlson Pessoa fala sobre a nova rotina da Câmara e a municipalização da Agespisa

Carlson Pessoa fala sobre a nova rotina da Câmara e a municipalização da Agespisa

Em entrevista no Programa “Em Evidência” da Rádio Liderança, o presidente da Câmara, vereador Carlson Pessoa (DEM), falou que por conta da pandemia do coronavírus, as sessões seguem de maneira Home Office e que a população pode acompanhar em tempo real os debates através das transmissões ao vivo pelas redes sociais. Carlson falou também sobre a possibilidade de os serviços de fornecimento de água ser municipalizado o mais rápido possível.

Confira os principais pontos da entrevista:

“Em janeiro já existia essa preocupação em relação às incertezas devido a pandemia. Convoquei a mesa diretora da Casa para discutirmos, pois ninguém faz gestão sozinho. Costumo fazer gestão compartilhada e na minha vida essa maneira de trabalhar tem dado certo. Em fevereiro nos adequamos para fazer as sessões de forma Home Office e esta foi uma novidade aqui para o parlamento parnaibano. Na legislatura passada fazíamos de improviso por meio de um grupo no Whatsapp, pois era tudo muito novo pra todos nós.  Hoje estamos fazendo Home Office e colocando nas redes sociais em tempo real com a participação dos munícipes e internautas que acompanham e interagem com as sessões da Câmara”, falou o presidente.

Carlson também foi questionado sobre a falta de médicos, remédios e se a Câmara tem fiscalizado a rotina nos postos de saúde. “Não temos mais esse problema no governo atual. O que pode acontecer é que às vezes o médico entra de férias ou licença maternidade, mas hoje todos os postos de saúde tem médico com a exceção desses casos que relatei. O prefeito Mão Santa fez o maior e mais sério concurso da história da prefeitura de Parnaíba na área da saúde”, frisou.

O presidente do sindicato dos servidores municipais, Leandro Lopes participou do programa durante a entrevista e indagou o presidente da Câmara sobre a cobrança da convocação dos 56 aprovados no concurso público da saúde.

“O governo municipal tem até junho para convocação e nós vereadores estamos atentos. Acreditamos que não irá demorar mais para convocar os aprovados devido a necessidade. A prefeitura não pode contratar um técnico de enfermagem ou enfermeiro enquanto não convocar todos os aprovados. Eu tenho recebido essa demanda e tenho cobrado, mas a prefeitura está dentro da legalidade. O vereador fiscaliza e denuncia quando está dentro da ilegalidade, mas estamos atentos”, informou.

O jornalista Naã Furtado disse que alguns vereadores do município de Parnaíba fizeram requisições para determinadas categorias profissionais que não estão no plano nacional de vacinação e não são consideradas prioridades neste momento para que sejam contempladas com a vacina. O jornalista quis saber do presidente como essas requisições podem ser possíveis tendo em vista um calendário que tem outras categorias que são consideradas mais importantes.

 

“Com relação ao calendário, está sendo feito da maneira mais correta com algumas exceções e nós tivemos colegas vereadores que pediram algumas prioridades para algumas categorias. Eu mesmo pedi na última sessão vacinação para educadores físicos e agora fiz outra diretamente para o ministro da Saúde, pois esta seleção não é de responsabilidade do prefeito ou da secretária municipal de saúde ou secretário estadual de Saúde. O cronograma está sendo todo desenhado pelo Ministério da Saúde. Eu fiz um para ministro porque acho um equívoco do governo Bolsonaro. Sou patriota e sou Bolsonaro, mas não posso deixar de dizer que houve falha. o governo erra em não priorizar a categoria dos professores que estão em sala de aula”, relatou Carlson Pessoa.

A jornalista Cristiane Albuquerque perguntou sobre as propostas da Câmara para tentar solucionar tantas reclamações contra os serviços prestados pelas distribuidoras de água e energia em Parnaíba.

“Eu tenho a fórmula, mas infelizmente a Câmara Municipal não aprovou. A saída é municipalizar os serviços da Agespisa, pois assim resolvemos o problema de abastecimento de água na cidade de Parnaíba. A gestão Mão Santa tem condições de gerenciar. A prefeitura recuperou um estrago de mais de uma década em quatro anos e mostrou que tem competência. A Agespisa tem um faturamento de 4 milhões só aqui em Parnaíba todo mês e não investe nem 100 mil reais.  E com relação a Equatorial, irei propor uma audiência pública na Câmara para discutir um melhor relacionamento da distribuidora com o consumidor. Mas apesar de todas as reclamações reconheço que houve melhora no serviço”, disse o presidente da Câmara.

O jornalista Tiago Mendes perguntou ao presidente como tem sido o diálogo e quais medidas foram tomadas para manter em harmonia o parlamento.  “Estamos trabalhando muito cordialmente e de forma harmônica. Em alguns casos mais específicos o vereador assegura que são questões mal resolvidas que ocorreram durante a campanha de 2020”.

Por fim, o presidente da Câmara Municipal falou sobre o andamento e funcionamento das comissões permanentes do Poder Legislativo.

“As comissões já foram formadas. Ressaltado que todas são importantes, mas como presidente, ressalto que a principal delas é a “Comissão de Legislação, Justiça e Redação” que eu mantive como presidente o vereador Daniel Jackson (SDD), secretário Irmão Marquinho (DEM) e ingressou agora o vereador David Soares (PP) que tem muito conhecimento no direito, além de ser da turma nova. Vamos precisar muito dele para atualização do Regimento Interno. E falando em Comissão, já criamos uma nova pasta que tem como presidente André Neves (Republicanos) que está à frente na atualização do Regimento da Casa que foi uma promessa minha. Logo em seguida vamos trabalhar no Código de Postura do Município”.

Finalizando a sabatina, o jornalista Samuel Aguiar quis saber se o presidente tem pretensões em disputar a Prefeitura de Parnaíba. “Qualquer um de nós tem interesse e vontade de ser prefeito da sua cidade. No entanto, a política me ensinou muitas coisas e dentre elas, é saber dar tempo ao tempo e aguardar os acontecimentos. Você não é candidato a prefeito de si mesmo. Primeiro você tem que consultar a família, segundo consultar as lideranças, terceiro sentir da comunidade o apoio necessário e por fim, ter a aceitação unânime do seu grupo político. Milito na política há 30 anos e nunca mudei de lado, pois minhas bandeiras são firmes. Se lá na frente meu grupo quiser meu nome e depois de consultar os quatro pontos mencionados acima eu estarei à disposição do grupo  como candidato a prefeito, vice-prefeito ou qualquer outro cargo que eles queiram”, finalizou.

Processo de desmonte da Embrapa de Parnaíba é discutido em audiência pública

Processo de desmonte da Embrapa de Parnaíba é discutido em audiência pública

A Câmara Municipal de Parnaíba (CMP) realizou na noite desta quarta-feira (24), a primeira audiência pública do ano para tratar sobre o processo de desmonte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – unidade de Parnaíba, PI.

 A reunião foi promovida pelo presidente da CMP, Carlson Pessoa (DEM) e ocorreu no formato Home Office. Entre os integrantes do parlamento, se fizeram presentes o segundo vice-presidente da Casa, David Soares (PP), da primeira secretária, Neta Castelo Branco (DEM) e os demais vereadores Zé Filho Caxingó (PL), Renatinho (PTB), Fátima Carmino (PT) e Ricardo Veras (Republicanos).

Também se fizeram presentes profissionais da Embrapa local, além do presidente nacional Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Marcos Vinícius Vidal, a vice-presidente do Sindicato, Alexandra Wickboldt, o presidente do sindicato da Embrapa de Parnaíba, Raimundo Júnior, o pesquisador Embrapa de Parnaíba, Francisco Seixas, o produtor do Tabuleiro Litorâneos, Josenilton Lacerda, o diretor administrativo e financeiro do Sinpaf, Antônio Guedes, o presidente do Ageopar, Jorge Resende, a servidora da Embrapa, Selma Beltrão e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Parnaíba, Carneiro Junior.

Marcos Vinícius Vidal iniciou o debate pontuando os três pontos principais para os quais eles buscam respostas da unidade do órgão em Teresina. “Queremos o cancelamento imediato das transferências; ter acesso ao estudo técnico que deu acesso a esse desmonte, pois não está correto desmontá-la desta maneira. Estamos aqui solicitando a ajuda do parlamento parnaibano e as demais autoridades ajuda para lutarmos contra este desmonte”, pontuou

e uma comitiva com vários segmentos, inclusive com o presidente da República e com os produtores locais, quando ficou acordado que a Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) Parnaíba seria fortalecida. No entanto, o acordo ficou apenas no papel.

“O desmonte corresponde a mais de 50% do quadro de servidores da UEP e mesmo os pesquisadores frisando que com a redução não será possível continuar com as pesquisas, não temos resposta da Embrapa de Teresina. Sendo assim, os projetos em andamento poderão ser encerrados e, dessa forma, toda a sociedade seria prejudicada, ponderou Alexandra”.

Francisco Seixas, pesquisador da Embrapa de Parnaíba disse que provavelmente a unidade seja uma das que mais tem ligação com o setor produtivo, pois nos últimos anos foram disponibilizadas mais de 40 tecnologias para os produtores.

“A nossa interação é muito grande. Com a saída da Embrapa, o prejuízo para a cidade será enorme, pois todos que vem investir aqui, primeiramente ligam para a Embrapa, ou seja, se o empresário não tiver o aporte da Embrapa ele não vem. Em relação aos Tabuleiros Litorâneos, temos projeto de cajueiro, acerola orgânica, leite a pasto e diversas outras tecnologias e todo esse avanço corre sério risco de ser extinto”, disse o pesquisador ao alerta ainda que não somente a unidade de Parnaíba, mas também a de Teresina está em risco.

Raimundo Júnior disse que as ameaças sempre são “requentadas”, de tempos em tempos.

“Sempre nos dizem que irão fortalecer a Embrapa de Parnaíba, no entanto, o que de fato acontece é totalmente diferente. É muito difícil trabalhar assim, pois sempre somos surpreendidos com colegas de trabalho que chegam se despedindo porque foram transferidos para outra unidade. Há mais de 30 anos prestei o concurso da Embrapa e desde então assumi a missão de ser servidor do órgão e vejo como um desrespeito com a sociedade a forma como estão tratando a Embrapa de Parnaíba”, desabafou Raimundo.

Toda a movimentação para tentar barrar o fechamento da Embrapa teve início com a atuação do presidente da Associação Comercial de Parnaíba, Francisco Carneiro Júnior que também protestou contra a atual situação do órgão.

Os vereadores asseguraram total apoio na luta para que cesse o processo de desmonte da unidade em Parnaíba. Eles concordam que a Embrapa tem grandes benefícios na região norte, além do desenvolvimento de pesquisas que a empresa fornece à economia local.

O presidente da Câmara, Carlson Pessoa informou que será encaminhado um documento para a diretoria da Embrapa de Teresina, em conjunto com o presidente do sindicato Raimundo Júnior que tem realizado o feedback junto ao Poder Legislativo.

“O documento solicita a suspensão das transferências dos servidores e maquinários. Solicitaremos também o envio para a Câmara o estudo do atual projeto que está sendo realizado para cidade de Parnaíba, além de provarem que não está acontecendo um ‘desmonte silencioso’. Todos os vereadores signatários irão assinar o ofício e depois será encaminhado ao presidente nacional da Embrapa, o senhor Celso Luiz Moretti”.

 

Ascom / CMP

Em Sessão, Câmara Municipal de Parnaíba aprova vários requerimentos

Em Sessão, Câmara Municipal de Parnaíba aprova vários requerimentos

A sessão ordinária que aconteceu na noite desta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Parnaíba, foi presidida pelo vereador Carlson Pessoa (DEM) e secretariada pela vereadora Neta Castelo Branco (DEM).

Vereador Carlson Pessoa (DEM)

O presidente da Câmara e vereador Carlson Pessoa (DEM), teve aprovado o Requerimento de N° 106/2021, por meio do qual solicita à Prefeitura de Parnaíba a implantação de placas de indicação de ruídos e sons excessivos de carros no entorno da Praça Mandu Ladino (Quadrilhódromo), situado no Bairro de Fátima. Lá residem muitos idosos que sofrem constantemente com o barulho ensurdecedor de sons oriundos de carros e paredões.

Já na matéria de N° 132/2021, solicitou a reposição das lâmpadas queimadas, bem como melhorias no sistema de iluminação pública dos conjuntos resistências Dom Rufino I, II, III e IV.

O parlamentar apresentou ainda duas Moções de Pesar aos familiares pelo falecimento de José de Ribamar Oliveira Costa, conhecido como Relojoeiro Maranhão que faleceu no dia 19 de fevereiro e para a família da dona Auxiliadora Alves Soares que foi colaboradora do Sesi que faleceu dia 22 de fevereiro.

Vereador Ronaldo Prado (Cidadania)

No Requerimento de N° 108/2021, Ronaldo Prado solicitou que seja encaminhada correspondência ao deputado e secretário estadual da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), José de Ribamar Noleto de Santana, pedindo em caráter de urgência a reforma e ampliação do Abrigo São José.

Vereador Zé Filho Caxingó (PL)

Zé Filho Caxingó (PL), teve aprovado a matéria de N° 109/2021, solicitando da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), uma análise técnica e planejamento estratégico na Rua Anhanguera, mais precisamente na área do tão conhecido Piscinão do Bairro Piauí, para posteriormente sejam executadas obras de escoamento de água, tendo em vista que as medidas paliativas não têm surtido efeito.

Ainda apresentou o Requerimento Nº 131/2021 solicitando que sejam fornecidas informações concretas sobre atuação e a estrutura física do município ao tratamento de pessoas acometidas pelo convite 19. No Requerimento Nº 110/2021 pede uma análise técnica e planejamento estratégico parte da equipe de engenharia da prefeitura de Parnaíba na rua São José Leopoldo, na altura da igreja São Leopoldo, localizada no bairro Frei Higino para que posteriormente sejam feitas obras preventivas de escoamento de águas de chuva tendo em vista que as medidas paliativas até o momento executadas não foram suficientes.

Já no Requerimento Nº 111/2021, solicita que seja encaminhada correspondência alternativa para o Coronel Antônio Pacífico Neto, comandante do 2° Batalhão da Polícia Militar para que sejam tomada as providências no sentido de evitar sons barulhos e algo semelhante fora da medida e horários estabelecidos por lei no entorno do Quadrilhódromo, principalmente nos dias correspondente a quinta, sexta e sábado. A proposição se dá por meio de pedido de vários moradores, pois lá moram muitos idosos e muitos com comorbidades. E no último requerimento Nº 112/2021, solicita ao Poder Executivo uma análise técnica e planejamento estratégico por parte da equipe de engenharia da prefeitura na região do conjunto Betânia 1 e 2, no bairro Piauí para que sejam posteriormente sejam feitas obras de escoamento de água. Essa proposição se dá em meio a um grande clamor social por trazer grandes transtornos há vários anos

Vereador Renatinho (PTB)

Por meio do Requerimento de N°114/2021, o vereador Renatinho (PTB), solicita a instalação de luminárias de LED do lado direito da Ponte Simplício Dias, bem como do lado direto da Santa Isabel, no Bairro Ilha Grande de Santa Isabel, em atendimento aos reclames da população que trafega pela ponte. No outro Requerimento N º 115/2021 pede a pavimentação poliédrica na rua Dom Paulo Hipólito de S. Libório e na Travessa Pilocarpina, no bairro Igaraçu. Em atendimento às reivindicações dos moradores do referido bairro que anseiam por esse benefício.

Vereadora Fátima Carmino (PT)

O requerimento aprovado de autoria Vereador Fátima Carmino (PT), solicita-se que o poder público municipal efetue semanalmente a publicação de planilha constando todos os nomes das pessoas vacinadas em Parnaíba através do Diário Oficial do Município. A divulgação deve conter o nome do cidadão vacinado, CPF, local onde foi feita a imunização, função exercida e vacina utilizada.

Vereador Taylon Andrades (PROS) solicita por meio do Requerimento Nº119/2021 instalação de energia elétrica no bairro Floriópolis. No Nº 121/2021 requer a realização de coleta de lixo de forma permanente em toda a extensão das Ruas Miguel do Nascimento 1,2 e 3, no bairro Florianópolis. Outro Requerimento Nº 120/2020 requerer-se a imediata disponibilização aos coveiros do município dos seguintes equipamento de proteção individual: sapato fechado ou bota de cano longo impermeável, calça e blusa manga longa, macacão impermeável, cobre botas impermeáveis de cano longo, máscara de proteção respiratória com filtro N95 ou PFF2, protetor facial completo, luvas para realização de trabalhos pesados e por fim o pagamento de adicional de insalubridade no aporte de 40% em consonância com o disposto na norma reguladora 15 do Ministério do Trabalho e emprego.

Vereador André Neves (Republicanos)

André Neves teve aprovado na última sessão o Requerimento de Nº 122/2021, solicitando Moção de Pesar aos familiares do senhor José Wanderley Alves, advogado da polícia federal da cidade de Parnaíba e para a família do senhor Artur Brejetuba, falecido na última segunda-feira dia (22). As Moções deverão ser enviadas como correspondência da Casa Legislativa. Segundo requerimento de Nº 123/2021 solicita a limpeza da galeria de esgoto no cruzamento da Rua Maestro Almir Araújo com a Rua Oscar Clark, no bairro Do Carmo, gerando diversos transtornos como por exemplo doença pelo acúmulo de água.

Também solicitou no requerimento Nº 124/2021 a pavimentação poliédrica e do meu fio da Rua Jovita Rodrigues, localizado no bairro Vazantinha, o que tem ocasionado uma série de aborrecimento e contratempo a população que reside ao redor desta via. No último pede por meio do Requerimento Nº 125/2021 a implantação de uma academia popular no bairro do Carmo, buscando assim oferecer mais opções de lazer e saúde. Ressalta-se que se trata de comunidade carente de lazer e infraestrutura cultural para população que reside no bairro.

Vereador Irmão Marquinho (DEM)

O Vereador Irmão Marquinho (DEM) apresentou três requerimentos na sessão ordinária. O primeiro de Nº128/2021 ele solicita do setor competente da Prefeitura de Parnaíba a revitalização da ciclofaixa da Avenida São Sebastião para melhorar a trafegabilidade dos ciclistas que utilizam para suas atividades. Outro de Nº 130/2021 requer que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania realize um mutirão nos bairros para emissão do passe livre e a carteira do idoso. E último Nº 129/2021, pede a implantação de placas indicativas para o novo Pronto Socorro Municipal Pediátrico de Parnaíba e para o Centro de Especialidades de Saúde (CES). Com a implantação facilitará para os condutores.

No Requerimento de Nº 126/2021 foi apresentado pelos vereadores signatários André Neves, João Batista dos Santos, Daniel Jackson, Irmão Marquinhos e Batista do Catanduvas solicitando a ida à Câmara da secretária municipal de Saúde, Leydiane Pio Barros, para que a mesma esteja na primeira sessão presencial a ser realizada pela Câmara Municipal de Parnaíba para prestar esclarecimentos no plenário no horário regimental sobre a reabertura do Hospital Nossa Senhora de Fátima, bem como o funcionamento da unidade básica de saúde, ações desenvolvidas no combate ao Covid-19 e assunto pertinente a pasta.

David Soares (PP)

O parlamentar David Soares (PP) apresentou o Indicativo de N° 02/2021, a ser encaminhado ao Poder Executivo sugerindo que o município firme uma parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), para a realização de exames no Laboratório de Análises Clínicas da instituição.

No documento, David ressalta que além de consultas, os munícipes também necessitam ter à disposição uma ampla oferta de exames laboratoriais, que são os mais requisitados pelos médicos.

Ascom / CMP

Câmara realizará nesta quarta (24), audiência para discutir o futuro da Embrapa de Parnaíba

Câmara realizará nesta quarta (24), audiência para discutir o futuro da Embrapa de Parnaíba

Nesta quarta-feira (24) às 18:30, acontecerá a primeira audiência pública do ano, quando será discutido o emblemático processo de desmonte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – unidade de Parnaíba, PI. A reunião foi provocada pelo presidente da Câmara Municipal, Carlson Pessoa (DEM) e ocorrerá no formato Home Office com a presença do presidente do Sindicato da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Raimundo Júnior. Também foi confirmada a presença do deputado federal Fábio Abreu.

Em reunião realizada na última segunda-feira (22), Carlson informou que o prefeito Mão Santa (DEM) está atento à situação, realizando inclusive tratativas junto a Brasília. Em conversa com a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, foi sinalizado que há a intenção de fortalecer a Embrapa de Parnaíba com foco nas culturas de ovinocultura, fruticultura e na Bacia Leiteira.

Ascom/CMP

Com pauta extensa, Câmara aprova vários requerimentos na última sessão de quinta-feira (18)

Com pauta extensa, Câmara aprova vários requerimentos na última sessão de quinta-feira (18)

A Câmara Municipal Parnaíba realizou na quinta-feira (18), sob o comando do presidente Carlson Pessoa (DEM), a sessão ordinária em “home-office” dando continuidade aos trabalhos, quando foram debatidas várias questões de melhorias para a cidade de Parnaíba.

Durante a realização da sessão, o vereador Ronaldo Prado (Cidadania) solicitou através do Requerimento Nº 088/2021 que seja encaminhado correspondência ao senhor Genival Brito de Carvalho, diretor da Agespisa, para que seja feita a cessão do último poço de escavação na comunidade Baixa da Carnaúba, próximo a caixa d’água para fins de plantio de hortas comunitárias.

A vereadora Fátima Carmino (PT), solicitou que seja enviado a Moção de Pesar Nº 089/2021 aos familiares, sobre o falecimento de Francisco Pereira Fontenelle, José Kleber Alves Lima, Vanieldo Oliveira Souza e José Lopez da Silva. Outro requerimento da vereadora, o de Nº 090/2021, requer da Câmara Legislativa uma publicação da Moção de Louvor aos zeladores e zeladoras devido ao seu dia, comemorado em 11 de fevereiro, pelos relevantes serviços e aos trabalhos prestados à população.

A parlamentar também solicitou no Requerimento Nº 102/2021, que seja encaminhado ofício à Prefeitura de Parnaíba, a fim de que o poder público tome algumas providências para solucionar os problemas das seguintes localidades:

  • Rua Merval Neres, localizada ao lado do Hospital Dirceu Arcoverde que possui um grande ponto de alagamento na esquina com a Maternidade. Os moradores da região relatam que além da água dentro das residências, há um volume grande de lixo hospitalar causando alagamento e não existe drenagem de água no local;
  • Rua Carlos Carvalho, importante via alternativa de acesso ao Hospital Dirceu Arcoverde, além de quatro escolas e uma Faculdade. A notória ausência de drenagem ocasiona alagamento que torna a via intransitável;
  • Solução para os problemas de alagamentos na localidade do Alto do Batista, no Bairro de Ilha Grande e no Bairro São Judas Tadeu, devido às fortes chuvas os terrenos e residências estão sofrendo grandes alagamentos. Tal fato está ocasionando proliferação de mosquito aumentando a contaminação e resultado em diversas doenças;
  • Nas ruas Anhanguera e Itaúna, na altura do Piscinão I, mais uma vez as casas estão sendo alagadas. Nada foi efetuado para solução definitiva para o problema;
  • No cruzamento das Ruas José Bonifácio com Madeira Brandão, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, devido as intensas chuvas, há alagamento do tipo “fundo de bacia”, fato que está causando sérios problemas aos moradores. A vereadora solicita informações sobre qual medida a Prefeitura Municipal de Parnaíba está tomando para solucionar os problemas e que forneça também dados sobre os gastos efetuados para sanar as citadas adversidades.

O vereador Geraldinho (PSL) apresentou o requerimento de Nº 101/2021 para que o Poder Executivo, por meio da secretária de Infraestrutura, Maria das Graças de Moraes, tome as devidas providências em caráter de urgência para a construção de pavimentação asfáltica e limpeza nas ruas Osias Correia e Coronel Alberto Prado da Cunha, no Bairro Reis Veloso.  O parlamentar ressaltou que as ruas acima citadas necessitam urgentemente da execução da obra.

Já o vereador Zé filho do Caxingó (PL) – pede no Requerimento Nº 053/2021 para a Secretaria de Municipal de Infraestrutura a construção da pavimentação asfáltica da continuação da Rua Nova, no trecho correspondente a Escola de Educação Infantil Neném Barros, localizada atrás do Cemitério Santana até o Residencial Dunas. No Requerimento Nº 054/2021, solicita a instalação de semáforo no cruzamento da Avenida Doutor João Silva Filho com a Rua Rafael Pereira Dourado, na esquina do Mercantil Caxingó. Essa propositura se justifica pelo fato de o trecho ser a principal entrada do Residencial Dunas, possuindo um grande fluxo de trânsito, sendo que rotineiramente ocorrem vários acidentes e por ser um pedido da população local.

Zé Filho solicitou também no requerimento Nº 055/2021 pavimentação na continuação da Rua Itaúna, no trecho correspondente ao conjunto Betânia I, localizado no Bairro Piauí até a Avenida Francisca Borges dos Santos. A solicitação se dá devido ao alto índice de acidentes que ocorrem na Av. Doutor João Silva Filho nesse trecho específico.

O vereador teve aprovado ainda o requerimento Nº 056/2021, onde o mesmo solicita a instalação de medidores fixos de velocidade do tipo redutor ou controlador de trânsito adequado às características da via, em toda extensão da Avenida Doutor João Silva Filho.

Zé Filho do Caxingó também solicitou no requerimento Nº 057/2021 para que seja feita a limpeza de uma área verde localizada no Residencial Portal dos Ventos, no cruzamento da Travessa Chaval com a Rua projetada 256. Em sua justificativa o vereador ressaltou que o local tem sido esconderijo para assaltante.

E no último requerimento de Nº 058/2021, pede que seja tomada as devidas providências no sentido de fazer um levantamento das estruturas e equipamentos danificados na UBS Módulo 41, localizada na Baixa do Aragão, para que se resolva as demandas da unidade e tão logo forneça as condições necessárias para o devido atendimento à população.

Do vereador Edcarlos Gouveia (PP), foi aprovado no requerimento Nº 076/2021 a manutenção dos bueiros e da bomba da Rua 13 de Maio, no Bairro São José.  O parlamentar justifica a propositura por ser uma área de alagamento no período chuvoso. A inclusão das pessoas com deficiência no grupo prioritário da Vacina para Covid19 foi solicitado no requerimento Nº 077/2021.

O vereador apresentou o Requerimento de Nº 078/2021 para que o asfaltamento das Ruas Carlos Carvalho e Rua Merval Neves, no Bairro Rodoviária e que dão acesso ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde seja implantado. A proposição é justificada por ser uma área de tráfego intenso de ambulância com pacientes. Pede ainda por meio do Requerimento Nº 079/2021, redutores de velocidade para a Rua Rodrigues Coimbra, via de acesso ao Hospital Dirceu Arcoverde. A propositura é justificada por ser uma área de mão dupla e por ter um tráfego muito intenso por motivo de acesso ao Hospital.

O vereador Irmão Marquinho (DEM), teve aprovada uma indicação N° 068/2021 onde solicita que seja adquirido coletes balísticos para a Guarda Patrimonial. A Guarda tem realizado um trabalho de vigilância na cidade, sempre buscando combater a violência, no entanto eles precisam mais apoio do Executivo.

No Requerimento nº 069/2021, o parlamentar requer a implantação de placas indicativas para o Centro de Convenções, Centro de especialidades, Pronto Socorro Municipal, Igreja Assembleia de Deus (Templo Central) e Prefeitura Municipal. Com a implantação facilitará para os condutores e pedestres.

Solicitou implantação de lombadas eletrônicas nos cruzamentos da rua Dirceu com as seguintes ruas: Afonso Pena, Samuel Santos, Itaúna e Arimatéia Carvalho, sendo alternativa para diminuir impactos aos que estar ocorrendo frequentemente nesses cruzamentos, trazendo transtornos motoristas e pedestres que por ali transitam são solicitados no requerimento Nº 070/2021. O vereador também solicitou na última sessão através do Requerimento Nº 093/2021, pavimentação poliédrica da Rua do Cemitério João Urbano de Sousa na localidade km 16, zona rural para melhorar o tráfego dos veículos de moradores daquela localidade.

O parlamentar AssisCar (PROS) apresentou requerimento Nº 074/2021, solicitando em caráter de urgência soluções para o problema de alagamento na Rua Oswaldo Cruz, no Bairro Conselheiro Alberto Silva próximo à Igreja Adventista em atendimento às reivindicações dos moradores daquela localidade. Outros Requerimentos em caráter de urgência Nº 075/2021, Nº 099/2021 e Nº 100/2021 pedindo construção da pavimentação poliédrica nas ruas A e B do Conjunto Portal do Sol, no Bairro João XXIII, próximo a Torre da Aeronáutica e da Rua Nonato Bem, no Bairro Dirceu Arcoverde e outra Rua Porcina Feitosa de Brito, no bairro João XXIII.

O vereador Daniel Jackson (SDD) pede ao setor competente a implantação de sinalização semafórica no cruzamento da Avenida Álvaro Mendes com a Coronel Lucas por meio do requerimento Nº 047/2021. Já no requerimento de Nº 048/2021 solicita a implantação de pavimentação poliédrica das ruas: Epaminondas Demétrio Castelo Branco, Coronel Bernardo Carvalho de Aguiar e complementação poliédrica da rua vereador Arimatéia Carvalho, todas no Bairro Conselheiro Alberto Silva. Outra Rua que o vereador Daniel Jackson pede a implantação de complemento asfáltica é a Padre Castelo Branco, no Bairro São José, por meio do requerimento Nº 049/2021.

Jackson pede no Requerimento n° 067/2021 a inclusão de profissionais de educação como prioridade no cronograma de vacinação contra Covid-19. “Vale ressaltar nosso diálogo com o SINTE (Sindicato dos Professores), na busca de melhor atender a categoria”, disse.

Durante a sessão o vereador Joãozinho do Trânsito (PSC) apresentou o Requerimento Nº 028/2021 pedindo pavimentação poliédrica das seguintes ruas do Bairro João XXIII: Rua Doutor Israel Andrade Correia, Pocinha Feitosa de Brito, Val Coelho de Rezende, Professora Rosa Bauer, Valéria Castelo Branco, Pedro Pereira Fontenele, Diplomata Mário Andrade Correia, Bernardo Covour Moreira Caldas, Coríntio Trindade e Travessa Corinto Trindade.

Solicitou também a construção de uma Praça, Parque Infantil, Academia Popular e uma Quadra Esportiva na comunidade Barro Vermelho, na Ilha Grande de Santa Isabel, além de solução para o problema da limpeza e iluminação pública na comunidade por meio do requerimento Nº 036/2021.

Outra solicitação no requerimento Nº 036/2021 do vereador Joãozinho do Trânsito é uma análise da viabilidade da elevação do nível do calçamento em torno da igreja Santa Isabel, na comunidade de Ilha Grande de Santa Isabel, pois durante o período chuvoso o local fica intrafegável, causando transtornos aos moradores da região. E no mesmo requerimento ele solicita a construção de paradas de ônibus na região principalmente na comunidade do Barro Vermelho e Pedra do Sal.

O vereador requer no Requerimento Nº 039/202 que sejam tomadas providências com relação aos problemas de cheia do Piscinão, localizado no bairro Piauí e na Rua Oeste, perto do Carpina. Providências também para o Piscinão próximo a Colônia do Carpina e ao IML, pois a população sofre anos após ano. Em outro requerimento de Nº 040/2021, solicita a viabilidade de elevar o nível da Rua São Leopoldo, em frente à igreja São Leopoldo, a fim de acabar com os problemas de alagamentos naquele local.

Já no Requerimento Nº 041/2021, solicita a pavimentação poliédrica e iluminação da Rua Joaquim Moraes Neto, antiga projetada 19. Solicita também o prolongamento da Rua Padre Raimundo José Vieira iniciando do Aeroporto até os conjuntos residenciais: Jardim Vitória, loteamento Petrus e Caminho da Alvorada. Para trazer benéficos os moradores daquela região e desafogar a BR-343.

A instalação de iluminação pública nos postos que foram instalados recentemente no residencial São Francisco na antiga concentração de motocross, atrás da Polícia Rodoviária Federal, no bairro Floriópolis foi aprovado no requerimento de Nº 042/2021.

Ainda na sessão, o vereador Joãozinho do Trânsito solicitou no requerimento de Nº 073/2021 que o Comandante Antônio Pacífico Neto. Tenente Coronel, do 2º Batalhão de Polícia Militar analise a possibilidade de fazer mais patrulhamento nas ruas da cidade Parnaíba principalmente os conjuntos residenciais Raul Bacelar, João Paulo II, Lagoa da Prata, Dom Rufino, Broderville, Colina do Alvorada, João XXIII, Jardim Vitória, Caminhos da Alvorada, Ilha Grande de Santa Isabel e Residencial Dunas e Portal do Ventos.

Ascom / CMP