Na sessão ordinária desta terça-feira (02), a vereadora Neta Castelo Branco (DEM) teve três matérias aprovadas. Por meio do pleito de N° 154/2021, a parlamentar pede a implantação de academia popular na Praça Antônio do Monte, mais conhecida como Praça da Santa Casa. No requerimento de N° 155/2021, pede reforma da Praça Júlio Augusto, situada no Bairro Nossa Senhora do Carmo e, no de N° 156/2021, solicita revisão na iluminação pública com instalação de luz de LED na Avenida Leonardo Castelo Branco (BR 343), até a entrada do Portinho, tendo em vista o alto índice de acidentes decorrentes da presença de animais soltos na pista.

O presidente da Casa e vereador Carlson Pessoa (DEM), apresentou a propositura de N° 167/2021, direcionada à Prefeitura requerendo as seguintes benfeitorias na comunidade Portinho: construção de asfalto na avenida principal, construção de uma praça, quadra poliesportiva e muro no cemitério, implantação de calçamento nas ruas de areia do bairro, além do envio de dentista e um médico para a Unidade Básica de Saúde do Portinho, pois no momento a localidade encontra-se descoberta.

O presidente teve aprovado ainda o Projeto de Lei N° 4.676/2021, que denomina de Rua Professor Apurian Leal Braga a atual via pública sem denominação, paralela a Rua Professor Paulo Meireles Melo, situada no Bairro Primavera.

Renatinho Bittencourt (PTB) apresentou o requerimento de N° 171/2021, requerendo construção de ginásio poliesportivo na comunidade Santa Isabel e o de N° 158/2021, para que seja feito estudo hidrológico com o objetivo de estabelecer os níveis de águas pluviais e vazão das seguintes ruas: Gerônimo Pereira de Oliveira Neto, Rua das Pipocas, Rua Graça Vieira, Rua João Pequeno e Rua Projetada 42, na Comunidade Pedra do Sal, em frente a Creche João Severo.

O parlamentar Assis Car (PROS), teve aprovada a matéria de N° 116/2021, por meio da qual pede pavimentação poliédrica para a Rua Santa Marta, no Bairro Piauí, nas proximidades do Cemitério Santana. Nos de números 117/2021 e 118/2021, requer respectivamente calçamento para a Rua Dr. Odivan de Resende e Israel Andrade Correia, ambas situadas no Bairro João 23.

A vereadora Fátima Carmino (PT), fez um requerimento verbal solicitando para o dia 12 de março o uso da tribuna livre pelo senhor Igor Silva Verás, para falar em nome dos concursados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) que buscam informações acerca da convocação dos aprovados no último concurso da Prefeitura de Parnaíba.

Daniel Jackson (Solidariedade) solicitou através do requerimento de N° 153/202, implantação da sinalização horizontal e vertical nas proximidades da Faculdade Internacional Delta (FID), localizada na Avenida 1° de Maio, no Bairro Cantagalo.

Já Taylon Andrades (Pros), teve o requerimento de N° 168/2021 aprovado, no qual é solicitada a instalação de parada de transporte público próxima à esquina da Faculdade de Odontologia e Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), na avenida São Sebastião. No de N° 169/2021, igualmente pede a instalação de paradas de transporte público nas imediações da Avenida Doutor João Silva Filho entre os números 4500 a 5000 e, no de N° 170/2021, a instalação de parada de transporte público em frente a Faculdade Maurício de Nassau, na rodovia BR- 343, km 7,5, S/N, no Bairro Floriópolis.

O vereador Irmão Marquinhos (DEM) solicitou por meio do requerimento de N° 159/2021, recuperação do canteiro central da Rua Doutor João Cândido, no Bairro Nova Parnaíba, no sentido de proporcionar melhor trafegabilidade e para que a população possa contar com a rua em perfeitas condições. No de N° 160/2021, solicita que seja realizada a construção de uma praça com área de esporte, lazer e academia pública, bem como a reforma da Escola Municipal Józimo de Moraes Tavares, no assentamento Cajueiro, na zona rural da cidade.

Solicitação de construção da pavimentação poliédrica em um trecho de 110 metros na Avenida Desembargador Walter Carvalho Miranda, localizada no Bairro Frei Higino, foi um dos pedidos do vereador Zé filho do Caxingó (PL), que expôs o citado pedido no requerimento de N°. 161/2021. No de N° 162/2021, requer a reforma do calçamento localizado no Conjunto Betânia 2, ao lado da Quadra G, via que dá acesso ao Céu das Artes e, no de N° 163/2021, o representante do povo solicitou pavimentação asfáltica na Rua Carlito Cassemiro Feijão, localizada no Bairro Reis Veloso.

O vereador do Republicanos, André Neves, pediu no requerimento de N° 146/2021, pavimentação asfáltica na Rua General Taumaturgo, situada no Bairro São José, que encontra-se parcialmente deteriorada, o que tem ocasionado uma série de aborrecimentos e contratempos para a população. No de N°148/2021 e 164/2021, solicita pavimentação poliédrica na rua Santa Felicidade, no loteamento Catanduvas, localizada no Bairro Reis Veloso e pavimentação asfáltica do Residencial Dunnas, localizado no Bairro Dirceu Arcoverde. No de N° 165/2021, requer limpeza no cruzamento da Rua Álvaro Mendes com a Pedro II, mais precisamente onde ficam os feirantes, no Centro de Parnaíba. Lá se acumula muito lixo diariamente.

André Neves solicitou também através do requerimento de N° 166/2021, o uso da tribuna livre para a senhora Talita de Moraes Cunha, enfermeira obstetra, consultora de amamentação e idealizadora dos projetos Doulas e Colo Materno Parnaíba. A participação da enfermeira ficou marcada para a próxima terça-feira (09), às 18:30. A profissional discorrerá sobre a importância do projeto Doulas nas UBS.

Edcarlos Golveia (PP), solicitou no requerimento de N° 157/202, conclusão do calçamento da Rua São Camilo, próximo a Travessa São Benedito, no Bairro Planalto Mont Serrat e no de N° 158/2021, pede junto ao setor competente um estudo para averiguar a possibilidade de instalar lombadas e redutores de velocidade ao longo da Avenida São Sebastião, a fim de reduzir a velocidade dos veículos e a incidência de acidentes.