Em sessão dupla nesta quarta-feira (28), dirigida pelo presidente do Legislativo, o vereador Carlson Pessoa(DEM), foi discutido e aprovado o Projeto de Lei de Nº 4.692/2021 de autoria do vereador Daniel Jackson (Solidariedade), que reconhece de Utilidade Pública o “Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Ponte”.

Também foi aprovado Projeto de Lei Nº4.690/2021 de autoria do presidente Carlson Pessoa que reconhece de Utilidade Pública a “Comunidade Terapêutica Acolhedora Terra de Moriá (CTATM) – Eu e o Pai Somos Um” que é uma associação civil sem fins lucrativos de caráter filantrópico que promove tratamento a homens em situação de vulnerabilidade psicossocial.

O vereador Irmão Marquinho (DEM) teve seu Projeto de Lei Nº 4.631/2021 aprovado por meio do qual a isenção na taxa de inscrição em concurso público para os cargos municipais a candidatos com deficiência”. A vereadora Fátima Carmino (PT) solicitou por meio do Projeto de Lei Nº4.687/2021 que nomeia a Rua Projetada localizada paralela a Rua José Gomes de Araújo, de Rua Elizangela Maria Silva Seixas.

O último Projeto de Lei Nº 4.693/2021 que foi aprovada é de autoria do vereador David Soares (PP), que concede isenção e remissão de IPTU para os moradores do conhecido “Piscinão” nos Bairros Piauí e Frei Higino que sofrem com enchentes e alagamentos causados pelas chuvas. Todos os Projetos foram aprovados em dois turnos.

A vereadora Fátima Carmino apresentou ainda o Indicativo de Projeto de Lei que institui e autoriza o pagamento pelo Poder Executivo de um auxílio de reforço a renda aos profissionais do setor de eventos que tiveram prejuízos devido a pandemia. O valor a ser pago é de R$1.050,00, sendo dividido em três parcelas. Vale ressaltar que o Indicativo de Projeto não habilita o pagamento do auxílio, mas tem a finalidade de sugerir ao executivo municipal que tome as providências que lhe sejam próprias.

O vereador Assis Car (PROS) solicitou por meio do Requerimento Nº 348/2021 um estudo pelo setor competente da Prefeitura para que veja a viabilidade da construção de um terminal de transporte coletivo público no espaço entre os dois Mercado da Quarenta, assim facilitando o acesso da população ao mercados para realizar suas compras e consequentemente o aumento das vendas dos comerciantes que estão instalados no local.

 

Do gabinete do presidente do Legislativo, o vereador Carlson Pessoa, foi apresentado o Requerimento Nº323/2021 que solicita a inclusão dos servidores lotados na Agência da Previdência Social de Parnaíba no grupo prioritário na vacinação contra Covid-19, conforme o Decreto Federal Nº 10. 282/2021, de 20 de março de 2020. Em justificativa, o vereador informa que o INSS atua no atendimento direto da população, sobretudo com os grupos vulneráveis (idosos, gestantes, pessoas incapacidade permanentes ou transitórias). Outra matéria de Nº 324/2021 pede que a secretária de Infraestrutura, Maria das Graças de Moraes Nunes, faça com urgência abertura da Rua Projetada 208 (Travessa Caramuru), limpeza e a implantação de pavimentação poliédrica (calçamento) na via. O presidente pede por meio do Requerimento Nº 360/2021 que na próxima segunda-feira (03), a presença da secretária de Saúde, Leydiane Pio Barros, à Câmara Municipal às 18h30 para audiência pública a fim de esclarecer e relatar informações sobre o cronograma de distribuição das vacinas H1N1 e da COVID-19. Pede também a presença do coordenador de Imunização do Município, Charles Alves Lima.

O vereador do Republicanos, André Neves, apresentou quatro requerimentos com demandas dos munícipes. O primeiro de Nº 355/20021 requer do setor competente da Prefeitura a manutenção da sinalização de tráfego, pessoas, veículos e faixa de pedestres em toda a extensão da Avenida São Sebastião e Avenida Dr. João Silva Filho, por alegar a ocorrência de muitos acidentes nas localidades citadas por ausência de sinalização. Já na matéria de Nº 356/2021, solicita a restauração da Praça Zacarias Linhares, no bairro Joaz Sousa. Em atendimento a solicitações de moradores, o vereador também reivindicou junto a Prefeitura no Requerimento Nº366/2021, a implantação de pavimentação poliédrica da Rua Nonato Bem, no bairro Dirceu Arcoverde. Em outro pedido direcionado ao setor competente da Prefeitura, o parlamentar solicitou a implantação de iluminação pública no cruzamento da Rua Osvaldo Cruz com a Rua Lucídio Portela, no bairro São Francisco da Guarita, para dar segurança aos moradores.

O vereador Renato Bittencourt dos Santos (PDT) fez três solicitações durante a sessão ordinária. No Requerimento Nº 343/2021 pediu a secretária de Saúde, Leydiane Pio Barros, a inclusão dos trabalhadores de cartórios, profissionais da área de barbearia e salão de beleza na prioridade na vacinação de prioridade do Covid-19, pois alega que são profissionais da linha de frente na prestação de serviços essenciais à população. Renato Bittencourt também fez uma solicitação no Requerimento Nº351/2021 e 352/2021 para que seja encaminhada uma correspondência ao governador do Estado do Piauí, Wellington Dias e ao diretor e presidente da Agespisa(Águas e Esgotos do Piauí), para que sejam adotadas providências no sentido de  determinar o abastecimento de água potável para atender a comunidade Rancharia (4km), na zona rural e nas comunidades Alto do Batista e Boa Vista, no bairro Ilha Grande de Santa Isabel, uma vez que as localidades não têm acesso a água de qualidade.

O vereador Taylon Oliveira de Andrades (PROS), apresentou também na sessão dupla desta quarta-feira, o Requerimento Nª363/2021 solicitando a pavimentação poliédrica da Rua Empresário Pedro Machado de Moraes, no bairro Frei Higino, em especial no trecho que faz ligação com Avenida Dr. João Silva Filho e Avenida São Sebastião, pois a via encontra-se intrafegável e em estado de deterioração.

A execução de pavimentação poliédrica da Rua São Francisco e Rua Padre Cícero, na localidade do Olho D’água foram solicitadas no Requerimento de Nº364/2021 de autoria do vereador Irmão Marquinho (DEM) para melhorar a trafegabilidade dos veículos e moradores. Já na outra matéria de Nº 365/2021, o parlamentar pediu a recuperação da iluminação pública na Travessa Monsenhor Antônio Sampaio, na Baixa do Mamoeiro e Olho D’água, na zona rural. O pedido foi feito porque os moradores estão pagando a taxa de iluminação pública sem usufruir do benefício.

Joãozinho do Trânsito (PSC), solicitou através do Requerimento Nº 347/2021 que o setor da Prefeitura faça um estudo da viabilidade a fim de colocar banheiros públicos e a instalação de internet pública nas seguintes praças da cidade: Praça Nossa Senhora das Graças, Praça Santo Antônio, Praça Antônio do Monte (Praça da Santa Casa), Praça Mirocles Veras e na Avenida São Sebastião. Pediu também a reforma de pontes, estradas vicinais, construção ou reforma de pavimentação poliédrica ou asfáltica, quadras de esportes, praças, academias populares, água tratada e poços tubulares em toda a cidade. O vereador pediu no Requerimento Nº361/2021 que encaminhe um ofício ao Sr. Rafael Tajra Fonteles, coordenador do Novo Pro-Piauí, solicitando que a cidade de Parnaíba seja incluída no programa para execução dos pedidos solicitados. A solicitação de Nº 362/2021 é direcionada ao setor competente do Poder Executivo para viabilizar as reformas das faixas de pedestres com sinalizações adequadas, colocação de redutores de velocidade, tachões havendo necessidade na frente dos seguintes locais: APAE, grupos escolares, CAPS, postos de saúde e hospitais.

Ascom / CMP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentário