A Câmara Municipal de Parnaíba realizou, na noite desta quarta (16) duas sessões ordinárias em formato home office, com análise de várias pautas pelos parlamentares. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente, Carlson Pessoa (DEM) e foi secretariado pela vereadora Neta Castelo Branco (DEM).

O vereador Assis Car (PROS), apresentou o requerimento nº557/2021, que pede providências urgentes por parte do setor competente do Poder Executivo, para restauração da malha asfáltica da Avenida Princesa Isabel entre o Posto de Combustível São Raimundo e o Balão da Guarita, devido ao excesso de buracos no local, provocando alto índice de acidentes.

Já o vereador Joãozinho do Trânsito(PSC), cobrou por meio do requerimento nº553/2021 a reforma do calçamento da Avenida Princesa Isabel e a revitalização dos seus canteiros, iniciando na Parnauto Veículos até o Balão da Guarita, bem como dos canteiros que dividem as pistas da Avenida Marquês de Paranaguá e da Avenida das Normalistas.

Ainda pede na matéria nº554/2021, a realização da limpeza e capina em volta da Lagoa do Bebedouro, assim proibindo a lavagem de veículos e animais dentro Lagoa, além da implantação de redutor de velocidade na pista e reposição das lâmpadas em volta da citada lagoa. E no seu último requerimento nº 555/2021, solicitou que seja encaminhada correspondência para o senhor governador do Estado do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias e ao superintende regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)em Teresina, José Ribamar Bastos, solicitando que sejam tomadas as devidas providências no sentido de fazer a recuperação da pavimentação asfáltica da pista da praia da Pedra do Sal, no trecho do Labino até a Pedra do Sal, e seja colocada como prioridade no programa do Pró-Piauí a reconstrução dos bares e barracas da citada praia, sinalizando os locais impróprios aos banhistas a fim de evitar ocorrências de afogamento.

Foi aprovado a matéria de nº 556/2021, da vereadora do Democratas, Neta Castelo Branco, requerendo que seja encaminhada correspondência ao secretário estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), solicitando informações referente a quais providências serão tomadas com relação ao prédio localizado na rua Durval Rodrigues Bacellar, no bairro Piauí, que funcionava o antigo Centro de Convivência do Menor, na cidade de Parnaíba, tendo em vista que o prédio está desmoronando.

Renatinho Bittencourt (PDT, apresentou uma Moção de Pesar e dois requerimentos com demandas da população. Na Moção de nº 558/2021, pede que seja encaminhado ao Senhor Francisco das Chagas Vieira Lima e para toda a família, “Moção de Profundo Pesar” pelo falecimento da senhora Maria Creuza Santos Lima, ocorrido no último dia 13. ElE requereu ainda no Requerimento nº 559/2021, a reforma total do posto de saúde módulo 37 localizado na Pedra do Sal, no bairro Ilha Grande de Santa Isabel, principalmente no consultório odontológico que além de não ter o profissional , não dispõe de uma cadeira de dentista para atender aquela comunidade. Justificamos o pedido por ser necessário pois o local se encontra totalmente precário.

Já na última demanda nº 560/2021, solicitando do órgão competente do Executivo a contratação com urgência de um profissional da área da odontologia para prestar atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS), Módulos 1 e 2, no bairro Ilha Grande de Santa Isabel, que atualmente não está oferecendo os serviços essenciais há muito tempo pela falta de um profissional na área da odontologia nas referidas UBS.

A execução da pavimentação poliédrica o asfalto da Rua das Estações, Rua dos Ciganos, Rua das Flores, Rua Creche e Rua Paulo Galeno Veras, todas localizadas no KM 16, zona rural, da cidade, assim vai melhorar a trafegabilidade dos veículos e dos moradores destas localidades citadas, foram solicitadas no requerimento nº 562/2021 de autoria do vereador Irmão Marquinhos(DEM). Também demandou por meio da matéria nº 563/2021, uma explicação pela falta de exame de PPD nas redes municipais de saúde. O PPD é um exame de triagem padrão para identificar a presença de infecção, assim, auxiliando no diagnóstico da tuberculose. Vários pacientes estão reclamando da falta do exame nas redes públicas da cidade.

O presidente do Legislativo, o vereador Carlson Pessoa (DEM), apresentou o requerimento 564/2021, no qual solicita à secretaria de Saúde, Leidiane Pio Barros, que seja destinada em caráter de urgência doses de vacinas contra a Covid-19 para os conselheiros tutelares, bem como todos os trabalhadores do Conselho Tutelar em Parnaíba.

Ainda reforçou um pedido através de requerimento verbal para que os estudantes de medicina em estágio no serviço público, bancários e vigilantes das empresas privadas sejam incluídos nas prioridades na vacinação do Covid-19. Reafirmou que as reivindicações já foram apresentadas pelo próprio parlamentar em sessões anteriores por meio de requerimentos encaminhados à secretária. Ainda salientou a importância dos profissionais dessas classes para a população.

Na sessão teve por fim o requerimento reprovado 561/2021, de autoria da vereadora Maria de Fátima Carmino(PT), que pediu a participação do servidor público Inaldo Torres de França, diretor da Vigilância Sanitária de Parnaíba na Tribuna Livre.

As proposições seguem para o Poder Executivo para que sejam tomadas as devidas providências junto aos setores competentes. Todas as sessões são transmitidas ao vivo pelas redes sociais oficiais da Câmara Municipal de Parnaíba.