Os vereadores da Câmara Municipal de Parnaíba se reúnem nesta segunda-feira (05/06) no Plenário Vereador Arimatéia Carvalho, para mais uma sessão legislativa com aprovação de dezenove requerimentos e um Projeto de Decreto Legislativo.

Projeto de Decreto Legislativo nº 315/2017, de autoria do vereador André Neves (PDT) concede a medalha do mérito Legislativo para vice-almirante da Marinha do Brasil Sr. Alipio Jorge Rodrigues da Silva.

O vereador Bernardo Lima (PP) apresentou dois requerimentos o primeiro de nº 301/2017, do, solicita a recuperação e reparação dos postes de iluminação publica da localidade Vazantinha, bairro da Ilha Grande de Santa Isabel. Esta solicitação está embasada no pedido dos moradores. E segundo requerimento de nº314/2017, solicita a implantação de camada asfáltica da Rua Monsenhor Roberto Lopes nº829 em trecho que efetiva junção com a Avenida Álvaro Mendes e Rua Padre Castelo Branco, local que se destina a acesso a diversas clinicas e hospitais, bem como efetivação de melhor sinalização horizontal e vertical.

Requerimento nº302/2017, de autoria do vereador André Neves (PDT), solicitando que o transporte coletivo volte a funcionar na rota Residencial Elias Ximens do Prado localizado no bairro Dirceu Arcoverde. Os moradores relatam que no momento nenhum transporte coletivo faz esse trajeto e que antes a rota era realizada pelas vans de nº19 e 25.

O vereador Reinaldo de Castro Filho (PTB) apresentou três requerimentos. O primeiro e segundo requerimento de nº303/2017 e 319/2017 para que seja feito um estudo para aquisição de um crematório na nossa região litoral e aquisição de imóvel para implantação de um aterro sanitário. O terceiro requerimento de nº320/2017 solicitando que seja construída uma Praça no bairro Nossa Senhora do Carmo para promover entretenimento e lazer aos moradores.

O vereador João Batista Oliveira dos Santos (PSL) apresentou sete requerimentos: nº304/2017 solicitando que seja inserida aula de libra como disciplina para os estudantes da rede municipal de educação.

Requerimento nº 305/2017 seja feita uma análise para a solução dos problemas do piscinão no bairro Piauí que fica localizado na Rua Oeste, Carpina e Anhanguera, tendo em vista que a população daquela localidade sofre com alagamentos. Em outro requerimento, o vereador solicitou de nº 306/2017 seja feita a Homenagem ao dia Nacional do Evangélico.

Requerimento nº 307/2017 que seja providenciada campanha educativa de transito em toda rede municipal de educação, bem como no balão do Mirante, balão de Guarita e sinal da Caramuru com Pinheiro Machado, balão do terminal rodoviário de Parnaíba e sinal da Igreja São Sebastião.

Os Requerimentos n º 311/2017, nº312/2017 e nº315/2017 também de autoria do vereador João Batista Oliveira dos Santos (PSL) para que seja feita academia ao ar livre em toda extensão da Avenida São Sebastião, Jardim Esperança I e II ao lado da Igreja Cristo Rei no bairro Ceará e na Praça Santa Cecilia no bairro Boa esperança.

O vereador Antônio Forte Diniz (PSDC) apresentou três requerimentos. O primeiro requerimento de nº 308/2017 solicita aplicação de camada asfáltica em toda extensão da área de embarque/ desembarque de passageiro da Rodoviária Municipal de Parnaíba da entrada até a saída. Outro Requerimento nº 309/2017 solicitando uma reforma e uma ampliação ao Terminal Rodoviário Municipal de Parnaíba para que aumente a área de embarque/ desembarque, reforçando sua estrutura para a construção da praça de alimentação em pavimento superior dando um visual arquitetônico com design moderno, assim modernizar o portal de entrada da nossa cidade. O terceiro requerimento de nº310/2017 está solicitando a execução de serviços a fim de diminuir o recuo que existe na saída de ônibus interestaduais da Rodoviária de Parnaíba, devido que a saída para seguir no sentido BR- 343 está na faixa oposta da pista de rolagem na Avenida Monsenhor Antônio Sampaio (BR-342) com objetivo de prevenir possíveis acidentes.

Os requerimentos de nº 315,316 e 317/2017 são de autoria do verador Irmão Marquinho (PSL), o primeiro solicita que seja realizada uma parceria com Governo do Estado no intuito de prestar assitencia ao 2º Batalhao de Policia Militar em Parnaíba ao departamento onde é realizado a equoterapia para os profissioanais e usuários. O segundo requerimento nº 316/2017 solicita junto ao setor Competnte da Prefeitura a restauração da Quadra Esportiva do bairro Sabiazal para atender as necessidades dos desportista do bairro. E terceiro requerimento desta noite ó vereador solicita seja realizada a pavimentacao poliedrica da Rua Arnamdo Cajubá  no bairro Park José Estevão e assim possibilitando o fluxo de pedestres e veiculos na vias daquele bairro.

O vereador Daniel Jackson (PTC) , autor do requerimento nº 318/2017 solicita que seja encaminhada uma correspondência ao secretário de Justiça do Piaui, o Sr. Daniel Carvalho Oliveira Valente, para que sejam tomadas  as devidas providências para destinação correta dos dejetos de fossas da Penitenciária Mista de Parnaíba, uma vez que estes são descartados no sistema de esgoto da Agespisa. Segundo informações de populares os objetos são descartados atualmente em uma galeria que foi construída na rua que por sua vez desemboca em um córrego que dá acesso ao Rio Parnaíba,incorrendo um crime ambiental. O estouro desta galeria por diversas vezes que ocorreu uma grande transtornos aos moradores da Avenida Álvaro Mendes nas proximidades da Unidade Prisional e o problema agrava no período chuvoso.

Camila Neto – Ascom CMP