Na sessão ordinária desta segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Parnaíba aprovou a Moção de Louvor Nº 04/2022, de minha autoria do presidente Carlson Pessoa (UNIÃO), dirigida aos membros dos Grupos de Escoteiros de Parnaíba, formados por homens e mulheres que através de nobres ensinamentos ajudam a formar bons cidadãos para a sociedade. O pleito é direcionado aos escoteiros abaixo relacionados:

– Francisco José Alves Ferreira e Francisca Lima Ferreira, casal mais antigo em atividade do movimento escoteiro em Parnaíba do Grupo de Escoteiros do Mar (Gemar);
– Capitão Bernardo Assunção de Moura (In Memória) – Capitão reformado da Marinha do Brasil que se dedicou ao movimento escoteiro sendo, inclusive, dirigente do Grupo de Escoteiros do Mar;
– Chefe Gabriel Augusto da Silva Oliveira, Manoel Lucas Santos Caetano e John Kleiton Costa da Silva dos Santos, que se dedicam há décadas ao Movimento Escoteiro – Grupo de Escoteiros Ventos do Norte (Geven);
– Olavo Silva de Sales e Ana Vilma Silva, casal que também se dedica ao movimento escoteiro há vários anos;
– Edson Sousa Costa, do Grupo de Escoteiros Dr. Raul Furtado Bacellar (Gerfuba).

Na próxima sexta-feira (22), às 10:00 no Plenário da Câmara Municipal, será realizada uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial do Escoteiro. A propositura é a de N° 240/2022.

Carlson teve ainda aprovado Requerimento de N° 238/2022, solicitando a realização de audiência pública em formato híbrido para o próximo dia 27 de abril, às 10:00, para tratar sobre a obrigatoriedade do Passaporte Sanitária no âmbito do município de Parnaíba. Para o debate serão convidados médicos especialistas e testemunhas que foram acometidas pelos efeitos colaterais que a droga experimental contra Covid-19 tem causado em muitas pessoas. Por fim, na demanda 239/2022, ele requereu o uso da Tribuna Livre para Geralda Araújo Brasilino, presidente da Tenda São João Batista e presidente da Federação Umbandista do Brasil (Feubra), na sessão ordinária em formato híbrido do dia 19 de abril. A Tribuna deverá explanar sobre a importância da religião umbanda, seus dogmas e trabalhos sociais perante a sociedade, bem como o papel da Feubra no município de Parnaíba.

Joãozinho do Trânsito (PSC), defendeu a aprovação da demanda 237/2022 pela construção da pavimentação poliédrica ou asfáltica da Rua Comendador Pedro Alelaf, localizada no bairro Dirceu Arcoverde. Conforme salientou o parlamentar, trata-se de uma demanda antiga dos moradores que sofrem constantemente com os inúmeros transtornos decorrentes da falta de infraestrutura na via.

Fátima Carmino (PT), requereu na matéria de N° 216/2022 a instalação de travessia elevada de pedestres em frente a Escola São Francisco dos Capuchinhos, localizada na Avenida São Sebastião, a fim de garantir mais segurança aos transientes. No pleito 217/2022, a petista solicitou que a Prefeitura de Parnaíba preste à Casa de Leis as seguintes informações, bem como as devidas providências:

– Quais as atividades ou campanhas implementadas pelo Município de Parnaíba por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos municipais competentes para conter a transmissibilidade dos locais criadouros do mosquito Aedes Aegypti;
-Quais os planos do município para a realização de campanhas para conscientização da população, capina de mato alto, recolhimento de inservíveis e etc para acontecer ou diminuir a reprodução do mosquito Aedes Aegypti;
– Se o setor competente está com o quadro suficiente de profissionais para suprir tal demanda;
-Se a rede pública municipal de saúde está preparada e equipada para conter eventuais surdos ou aumento das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti;
– Quais os investimentos previstos pela Prefeitura de Parnaíba para aplicação no combate aos focos do referido mosquito transmissor das enfermidades dengue, zika e chikungunya.

“Esses questionamentos são extremamente necessários porque os números disponíveis do último boletim epidemiológico Ministério da Saúde revelam um aumento de 85,6% nas infecções por esse vírus em todo Brasil transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti,em relação ao mesmo período do ano passado”, defendeu a parlamentar.

David Soares (Progressistas), pediu por meio do documento 230/2022, a realização de sessão solene para o dia 10 de junho às 10:00, alusiva a Memória dos 60 anos de Regulamentação da Psicologia no Brasil e no Piauí. Conforme salienta documento, a regulamentação da profissão de psicólogo deu-se com a promulgação da Lei Federal Nº 4119 de 27 de agosto de 1962 e a entidade responsável pelo acompanhamento da profissão do País é o Conselho Federal de Psicologia e seus conselhos regionais criados pela Lei Federal Nº 5766 dia 20 de setembro de 1971, regulamentada pelo Decreto 79.822 de 17 de junho de 1977.

Batista do Catanduvas (Solidariedade), levou para plenário três requisições, sendo que na de N° 231/2022 ele pediu a colocação de lâmpadas de LED na Rua Maria das Graças Seixas Aquino, no bairro Planalto, objetivando dar mais segurança a comunidade. No requerimento de N°232/2022, solicitou a colocação de semáforo no cruzamento formado pelas ruas Santana e Rua Rodrigues Coimbra, no bairro Dirceu Arcoverde, uma vez que o fluxo de veículos é muito grande e vários acidentes ocorrem constantemente na encruzilhada. Já na demanda 233/2022, Batista sugeriu a pavimentação poliédrica da Rua Maria das Graças Seixas Aquino, no bairro Planalto, uma vez que a rua se encontra na areia, causando transtornos a todos que lá residem e transmitem.

Neta Castelo Branco (Progressistas), deu entrada com documento 226/2022 para que seja concedido o uso da Tribuna Livre ao Senhor Dário Brito Calçada, presidente das obras sociais realizadas pela entidade “Luz da Esperança”, na sessão ordinária em formato híbrido do dia 19 de abril para apresentar a instituição, bem como os projetos executados e as futuras iniciativas, além da  necessidade da doação de um terreno para a construção de uma sede própria para o projeto Luz da Esperança.

Os vereadores signatários Carlson Pessoa e Ricardo Veras (Republicanos), assinaram a Moção de Pesar Nº 19/2017 dirigida ao senhor Valter de Farias e aos familiares pelo falecimento do pai dele, o senhor José Geraldo de Farias, que veio a óbito aos 79 anos de idade no último dia 12.

No requerimento 227/2022, André Neves (Republicanos), pediu a realização de estudo técnico acerca de uma solução definitiva para o problema de escoamento de águas pluviais que vem atormentando e causando graves problemas aos moradores da Rua Paraíba, no bairro Nossa Senhora do Carmo. De acordo com ele, as pessoas relatam os graves problemas pelos quais enfrentam neste período de fortes chuvas que tem caído sobre a cidade, inclusive com inúmeros danos sofridos em decorrência de alagamentos.

Na matéria 228/2022, ele demandou a implantação da pavimentação asfáltica da Rua Antonieta Veloso, no bairro rodoviário, que se encontra bastante deteriorada.

“Inclusive existe um enorme buraco no começo da via que vem causando inúmeros transtornos aos moradores e aos motoristas em geral”, disse.

No peito 229/2022, André Neves solicitou ainda a reforma da Praça Júlio Augusto, localizada no bairro Nossa Senhora do Carmo, haja vista que constantemente ele é indagado e cobrado pela população que reside nas proximidades do local.

Da bancada do PROS, o vereador Assis Car apresentou o requerimento 241/2022, solicitando em caráter de urgência a limpeza do bueiro da Avenida Padre Vieira, no bairro de Fátima e no de N° 242/2022, também em regime de urgência, ele pediu a recuperação do calçamento da Rua Dom Pedro I, no bairro São Francisco da Guarita.

Fechando os trabalhos da noite o vereador do União Brasil, Irmão Marquinhos, sugeriu na demanda de N° 234/2022, a reforma total e a implantação do consultório odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedro Zeferino Marques – Módulo 10, no bairro Frei Higino, pois “são vários os pedidos dos moradores que precisam se deslocar para outros bairros a fim de serem atendidos”.

Ainda de acordo com o parlamentar, a reforma do consultório odontológico irá proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população. Já o requerimento 235/2022 foi no tocante a ampliação da Unidade Básica de Saúde Lino Silva – Módulo 21, situada na localidade Km 16, zona rural de Parnaíba. O documento requer a reforma total e ampliação do consultório odontológico. Por fim, na matéria de N° 236/2022 o pedido também foi para a implantação de um consultório odontológico na UBS Vegeflora, no Bairro Igaraçu, demanda esta antiga da população que não dispõe de recursos financeiros para arcar com um tratamento dentário nos consultórios particulares.

Ascom / CMP

 

 

Adicionar Comentário