Por intermédio da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo N° 453/2022, será concedida a Medalha do Mérito Legislativo Municipal “Vereador Alcenor Candeira”, aos Maçons do Grande Oriente do Piauí – COMAB, José Wellington Almeida Campelo (Grão Mestre Ad Vitae), Daniel Nogueira da Silva (Grão Mestre Adjunto) e José Augusto Fontenelle Pessoa (Venerável Mestre de Honra).

A matéria que outorga as comendas foi apresentada na sessão ordinária desta segunda-feira (8), pelo presidente da Câmara de Parnaíba, Carlson Pessoa (UNIÃO) e aprovada pelos demais parlamentares. As personalidades acima citadas, por intermédio de suas funções na maçonaria prestam relevantes serviços à sociedade parnaibana, sendo assim merecedoras de tais honrarias.

Ele também pediu nos requerimentos de N°s 543 e 544/2022, respectivamente, que seja implantada sinalização adequada na Rua Paulo Airton Gouveia com a Rodrigues Coimbra, no bairro Dirceu Arcoverde e no cruzamento da Rua Marechal Pires Ferreira com Franklin Veras, no Bairro de Fátima. Na segunda demanda ele especificou colocação de placas de “PARE” e tartarugas no solo que recebeu asfalto novo.

Ainda em atendimento a demandas da população, Carlson teve aprovado o documento de N° 542/2022, requerendo em caráter de urgência a construção do calçamento da Rua da Bíblia, no Bairro Frei Higino. Esta é uma demanda antiga dos moradores que anseiam pela obra.

O vereador do Progressistas, Edcarlos Gouveia, teve aprovado o Projeto de Decreto Legislativo N° 456/2022, que concede a Medalha do Mérito Legislativo Municipal “Vereador Alcenor Candeira”, ao Dr. Francisco Bompet Pires, médico cirurgião e diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba.

Outro Projeto de Decreto Legislativo que tem por N°454/2022, é de autoria da vereadora e líder do Governo Mão Santa, Neta Castelo Branco, concedendo a Medalha do Mérito Legislativo Municipal “Vereador Alcenor Candeira” ao Terceiro Sargento João Evangelista Brito. Neta teve ainda aprovados quatro requerimentos, todos no tocante à infraestrutura e direcionados à Baixa da Carnaúba, na zona rural de Parnaíba.

Nas matérias 553, 554, e 556/2022, ela solicitou respectivamente a implantação de iluminação pública e colocação de telas no campo de futebol da comunidade; conclusão do bueiro ao lado do mercado do PAP; reforma do posto de saúde e construção de uma quase de esporte no local onde funcionou o mercado público.

Do Republicanos, André Neves solicitou por meio do Projeto de Lei Nº 65/2022, que a praça pública localizada na Avenida Principal do Loteamento Morada dos Ventos, no Bairro Sabiazal, passe a ser denominada de “Praça Gilvan Pinheiro Fonseca”. Adiante,  André Neves pediu um documento 557/2022 para que a Prefeitura de Parnaíba providencie a continuação da pavimentação poliédrica da Rua Santa Cruz, no Bairro Piauí.

“Trata-se de um pequeno trecho que se encontra totalmente na areia e sem a devida infraestrutura, o que vem causando inúmeros transtornos à população”, justificou o parlamentar no documento. Na matéria 558/2022 ele sugeriu a restauração da pavimentação política da Rua São Jorge, no Bairro Pindorama. E, por fim, no pleito 560/2022, o republicano sugeriu a limpeza e a coleta de lixo de uma forma mais eficaz do Residencial Dunas, localizado no Bairro Dirceu Arcoverde, uma vez que os moradores têm reclamado dos problemas ocasionados pelo mau cheiro em virtude do atraso na coleta de lixo residual.

David Soares, do Progressistas, solicitou na Indicação de N° 13/2022 a limpeza da calçada da casa de N° 915, na Rua da Bíblia, situada no bairro Frei Higino. Já na Indicação de N° 15/2022, frisou sobre pavimentação asfáltica em um trecho urbano da Avenida Armando Cajubá, na altura do Bairro Sabiazal.

Do partido União Brasil, Irmão Marquinhos requereu no documento N° 548/2022, a dedetização e reposição das portas da Escola Municipal Maria das Graças Lopes Bezerra, localizada no Bairro São Francisco da Guarita.

Geraldinho (PSL), demandou na matéria 547/2022, a construção de uma quadra de esportes com academia popular e um parque infantil em um terreno pertencente ao município de Parnaíba, situado nas proximidades da Beira Rio, no Bairro Nossa Senhora de Carmo, a fim de atender as latentes reivindicações da população local.

Batista do Catanduvas (Solidariedade), solicitou por meio do requerimento 559/2022, a cobertura da quadra localizada na Praça Edmea Ferraz, na Concha Acústica, bem como a reforma total do piso, valorizando assim tal importante equipamento público esportivo.

Por fim, José Filho Caxingó (PL), requereu no pleito 549/2022, o envio de correspondência ao prefeito Mão Santa para que o gestor determine em regime de urgência à secretaria competente, o envio à Câmara dos Vereadores dos seguintes documentos: Processo Administrativo N°39/2022; Ata de Registro de Tomada de Preços N° 27/2021 e do Processo de Adesão N° 0.006.285/2021, documentos estes que tratam do procedimento de escolha e contratação de empresa para locação e instalação de máquinas e equipamentos médicos hospitalares para o Centro Integrado de Saúde da Mulher – Maria do Carmo Oliveira Souza.