Na sessão ordinária em formato híbrida da 19ª Legislatura realizada nesta segunda-feira (20), os vereadores analisaram pautas contendo requerimentos, pareceres e Projetos de Lei.  Foram aprovados os Projetos de Lei N°s 4.718/2021, 4.719/2021 e 4.720/2021 todos de autoria do Poder Executivo.

Por meio do requerimento Nº 917/2021, o vereador Zé Filho Caxingó (PL) solicitou a realização de sessão solene para o dia 22 de outubro de 2021 em homenagem ao “Dia Nacional do Fisioterapeuta”, comemorado no dia 13 do referido mês. O vereador objetiva repassar aos homenageados congratulações pela passagem do dia dos profissionais de fisioterapia, ressaltando a importância do trabalho executado com louvor e dedicação no município.

André Neves (Republicanos), solicitou por meio do requerimento Nº 898/2021 a manutenção de iluminação pública adequada no cruzamento das Ruas Coelho Rodrigues e Emílio Falcão Costa, no bairro São José, que encontram-se precárias de eliminação. Ressalta-se que o  requerimento foi solicitado pela população que reside na região e relata a insegurança pela  falta de iluminação.

Na outra demanda Nº 899/2021, o parlamentar pediu que sejam tomadas as devidas providências junto ao setor competente da Prefeitura para que seja realizada a restauração da pavimentação asfáltica da Avenida Marquês de Paranaguá, bairro Nova Parnaíba. Segundo o vereador, a citada avenida encontra-se parcialmente deteriorada e sem as devidas estruturas, ocasionando uma série de aborrecimentos para os moradores da região e a população que faz uso da via.

O presidente do Parlamento, Carlson Pessoa (DEM), teve aprovada a demanda 902/2021, para que seja encaminhada Moção de Profundo Pesar pelo falecimento do empresário de Parnaíba, Arnaldo Mendes de Souza Caldas, ocorrido no último dia 20. A Moção é extensiva aos familiares do falecido e Carlson afirmou desejar que a paz e o consolo continuem reinando no meio de todos para que Arnaldo Caldas descanse em paz.

Neta Castelo Branco (DEM), teve dois requerimentos aprovados. No requerimento Nº 895/2021 solicitou a antecipação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 aos professores da rede municipal de educação de ensino público e privado.

Na segunda demanda, Nº 896/2021, ela pediu a tomada de providências para que seja implantado aparelhos de ar-condicionado no auditório do Centro de Qualificação Jeanette Souza, tendo em vista que o logradouro público é bem estruturado e com capacidade para 2 mil pessoas e para que assim possa melhor atender os que se utilizam do espaço.

Ainda durante a sessão, o vereador Daniel Jackson (Solidariedade) apresentou três requerimentos para discussão em Plenário. Na primeira demanda Nº 897/2021, requereu a concessão do espaço da Tribuna Livre em formato híbrido para o dia 22 de setembro (quarta-feira) para Nerinaldo Alves Costa. O líder culturalista deverá expor as situações que os brincantes estão enfrentando, principalmente sobre a desocupação do prédio da antiga SASC, utilizado como sede do grupo cultural Quadrilha Lumiar há mais de 10 anos.

Na outra solicitação Nº 908/2021, o parlamentar pediu a recuperação do piso da quadra de esportes na praça Mandu Ladino (Quadrilhódromo).  Na última demanda, de Nº 909/2021 requereu a recuperação e sinalização em caráter de urgência da Ciclovia na São Sebastião.

O Democratas Irmão Marquinhos teve três requerimentos aprovados. O de Nº 891/2021 solicitando junto ao secretário de Transportes, Maurício Pinheiro Machado Junior, explicações sobre a redução da frota do transporte alternativo na cidade de Parnaíba.

“O referido pedido se faz necessário tendo em vista que muitos usuários estão sendo prejudicados, pois apenas a metade da frota está em rota. A cooperativa teria que no mínimo avisar antecipadamente da redução”, disse Irmão Marquinhos ao ressaltar que a solicitação visa atender as reclamações dos usuários que diariamente necessitam do transporte coletivo urbano.

No pleito Nº 892/2021 pediu que o presidente da Equatorial, Raimundo Nonato Alencar de Castro coloque a extensão da rede elétrica na Rua José Sudário de Morais, no bairro São Vicente de Paula. De acordo com ele, com a ausência da rede de energia elétrica na rua, fica impossibilitada a  colocação de iluminação pública para os moradores da região.

Já no requerimento 907/2021, ele pediu o envio de Moção de Profundo Pesar aos familiares do ciclista Gerson Linhares Ferreira. Segundo o vereador, Gerson era formado em educação física e possuía uma deficiência física, por isso utilizava uma bicicleta adaptada. “Ele era bastante conhecido na cidade, pois participava de diversas competições de ciclismo. Lamentamos seu falecimento”, disse Irmão Marquinhos.