A Câmara Municipal de Parnaíba realizou na noite desta quinta-feira (09), Sessão Solene de entrega do Título de Cidadania Parnaibana e da Medalha do Mérito Legislativo Municipal “Vereador Alcenor Candeira” ao ex-secretário de Fazenda do Estado do Piauí, Rafael Tajra Fonteles. As honrarias foram aprovadas pelo Parlamento por meio de Projetos de Leis de autoria do vereador Zé Filho Caxingó (PL) e da vereadora Fátima Carmino (PT).

Diversas autoridades políticas, institucionais e da sociedade em geral prestigiaram a solenidade. Compuseram a Mesa de Honra o presidente da Casa de Leis, Carlson Pessoa (UNIÃO), que coordenou os trabalhos, o segundo vice-presidente da Câmara, David Soares (Progressistas), os autores da comenda, Fátima Carmino e Zé Filho Caxingó, o homenageado da noite, Rafael Fonteles, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles  Filho, o ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, o deputado federal Flávio Nogueira.

Ao Plenário tomaram assento os vereadores Edmar Leal (Solidariedade), Joãozinho do Trânsito (PSC), Ricardo Veras (Republicanos), Ronaldo Prado (Cidadania), Renato Bittencourt (PTB), o vereador licenciado do Solidariedade, Daniel Jackson, além de Assis Car e Taylon Andrades, ambos do PROS. Também compuseram o Plenário os deputados estaduais Flávio Nogueira Júnior e Dr. Hélio e a deputada estadual Janaína Marques.

Foram registradas ainda a presença dos ex-vereadores de Parnaíba, Bernardo Lima, Reinaldo Filho, Astrogildo Fernandes, Fernando Gomes, Daniel Miranda e Tererê, o secretário estadual de Saúde, Néris Júnior, o ex-prefeito de Cocal, Rubens Vieira, o presidente da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba (ZPE), Paulo Cardoso, o presidente e conselheiro da OAB – Seccional Parnaíba, respectivamente Rômulo Silva e Firmo Nogueira, o diretor-adjunto da Penitenciária Mista de Parnaíba, Lauro Pio, a diretora do Anexo 1 (Promédica) do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, Bernadete Leal, representando o vereador André neves, o senhor Casé Neves, além da esposa do condecorado, Isabel Fonteles.

Em sua fala Carlson Pessoa pontuou que, a despeito de fazer parte de outro grupo partidário, tem a missão de presidir a Casa de Debates para todos e de forma imparcial, pois “dentro do Legislativo Parnaibano o partido é a cidade de Parnaíba e o Estado do Piauí”. Ele ainda aproveitou o momento para pedir mais atenção à cidade.

“Parnaíba é a grande metrópole da Planície Litorânea. Temos o segundo maior PIB e o segundo maior colégio eleitoral do Estado, por isso, peço aos senhores que tratem Parnaíba como ela merece ser tratada, pois nossa cidade precisa de mais atenção! No mais, Vossa Senhoria Rafael Fonteles tem o nosso respeito e, mesmo sendo opositor ao PT, desejo-lhe sucesso”, finalizou.

Rafael Fonteles, por sua vez, disse nutrir profundo respeito, admiração e compromisso por Parnaíba e seus munícipes. Ele agradeceu as honrarias ao declarar que tratava-se de um dos momentos mais felizes da vida dele.

“É uma imensa responsabilidade e também estas comendas me enchem de orgulho. Muito obrigado aos parlamentares e a Cidade de Parnaíba, região amada por todos. Sempre procurei fazer o melhor de mim, sempre busco cumprir com primor as missões que me são determinadas e com Parnaíba não será diferente. Meu muito obrigado”, afirmou Fonteles.

Fátima Carmino ressaltou que a despeito da pouca idade, Rafael Fonteles já acumula no currículo uma vasta experiência na política.

“Rafael cresceu no mundo da política. Você já fez muito por nosso Estado como secretário estadual de fazenda e acredito piamente que continuará fazendo, pois você é muito bem preparado, tem muita força de vontade, garra e humanidade. Estou muito feliz por participar deste momento em sua vida. Meu muito obrigado”, externou.

Zé Filho Caxingó endossou a fala da parlamentar afirmando que Rafael tem feito um grande trabalho e dignidade para a população.

“Eu vejo no Rafael um político de muito preparo e responsabilidade pela nossa população. Não poderíamos deixar de lhe conceder tais homenagens das quais ele é digno de recebê-las”, finalizou.