Voz de grande sucesso e intérprete de personagens enigmáticos do rádio parnaibano nos anos 90, o radialista e bancário Lisângelo Cavalcante de Lima (Lee Cavalcante), recebeu na noite desta quinta-feira (11) o Título de Cidadania Parnaibana das mãos do presidente da Câmara e seu “irmão de coração”, Carlson Pessoa (UNIÃO). O Projeto de Decreto Legislativo de N° 2.749 é datado do ano de 2013, época em que o parlamentar ingressou na política, sendo a primeira titulação desta natureza requisitada pelo vereador.

Compuseram a Mesa de Honra autor da comenda e agraciado, além dos vereadores Renato Bittencourt (PTB), que atuou como secretário, e David Soares (Progressistas), além do radialista e advogado Paulo César (PC).

Também prestigiaram a solenidade a esposa de Lee Cavalcante, Maria das Graças, os filhos do casal, Mino Davi e Lis Maria de Carvalho Lima, a jornalista e esposa do presidente da Câmara, Mônica Karine Pessoa, o diretor-geral do Parlamento, Hugo Pessoa, que se fez acompanhado da esposa e da filha dele, além de amigos e demais familiares do condecorado.

No uso da palavra, Carlson Pessoa lembrou com nostalgia da época em que apresentou a primeira matéria de concessão de título e destacou que Lee Cavalcante veste a camisa de Parnaíba, enaltecendo o município por onde passa, além de ter contribuído exponencialmente para a expansão da radiodifusão na cidade.

“Sempre com minha vontade de empreender e inovar por onde passei, observava a desenvoltura do jovem comunicador Lee Cavalcante nas rádios de Teresina e então resolvemos convidá-lo para se juntar a nossa equipe de Parnaíba e ele prontamente aceitou. Trouxemos o humor inteligente com a fala e o uso do português perfeitos, entre outras habilidades jornalísticas. Parabéns”, elogiou.

Ao fazer uma retrospectiva de quando tudo começou, Lee Cavalcante lembra que chegou a Parnaíba em julho de 1997, quando veio ao litoral fazer uma participação de 15 dias no programa “Rádio Sorriso”, que estava sendo lançado pela Rádio Jovem. Passada a quinzena acordada e, já apaixonado por Parnaíba, foi conversar com o diretor do programa, Carlson Pessoa, que lhe forneceu todo o apoio necessário para que o mesmo permanecesse em solo parnaibano.

“Carlson me deu não somente apoio profissional, mas também suporte educacional e um ano de aluguel. Ele foi não somente um grande chefe, mas também amigo e irmão. Naquela época, por meio da Rádio Sorriso fizemos o programa de maior audiência das rádios de frequência modulada. O sucesso foi tão gigantesco que em todos os lugares as pessoas ouviam e comentavam dos personagens que fazíamos”, contou orgulhoso. “Costumo dizer que a Rádio Igaraçu não me deu apenas um emprego bom, mas acima de tudo me proporcionou felicidade, muitos amigos e uma família que amo de todo coração. Digo seguramente que Teresina é minha mãe e meu pai, mas Parnaíba é minha esposa, minha família”, disse emocionado.

“Com Lee Cavalcante à frente da TV levando informação com seriedade, profissionalismo e maestria, criamos em Parnaíba o telejornalismo parnaibano”, lembrou.

Sobre o homenageado
Natural de Teresina, PI, entre 1997 a 2000 ele percorreu um longo e brilhante caminho na comunicação parnaibana ao atuar como produtor, apresentador, redator, diretor de jornalismo e humorista nas emissoras do Grupo Igaraçu de Comunicação (Rádios Igaraçu AM e  Jovem FM). Nesta época, o comunicador destacou-se na produção e apresentação dos programas Rádio Sorriso e Cascatas, transmitidos pela Rádio Jovem FM, os quais marcaram o humor do rádio parnaibano. Lee também foi narrador esportivo nas rádios Nordeste FM e VIP FM.

De 2000 a 2021 deixou seu nome marcado na história da comunicação parnaibana ao tornar-se o primeiro apresentador de TV na cidade, quando foi âncora dos telejornais Notícia & Companhia e Delta Notícias, da TV Delta.

Formado em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Pós-Graduado em Administração de Empresas (MBA), pela Universidade Federal da Bahia, foi professor de Língua Portuguesa (Gramática e Redação), em diversas escolas do município de Parnaíba (Colégio Estadual Lima Rebêlo, Liceu Parnaibano e Polivalente. Na rede particular de ensino lecionou a disciplina de Redação no Colégio Dez, Cobrão e Visão, além de ter exercido o cargo de diretor de marketing do Parnahyba Sport Club.

Em 2008, ao ser aprovado em um concurso público do Banco do Brasil, ingressou como gerente de contas da agência. Na função de bancário já percorreu vários Estados como Piauí, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e Ceará, sempre enaltecendo o nome de Parnaíba e sua cultura por onde passa.

Lee Cavalcante é casado com a parnaibana Maria das Graças de Carvalho e pai dos jovens Mino Davi Carvalho Lima e Lis Maria de Carvalho Lima, ambos nascidos na capital do Delta.