Na sessão parlamentar desta terça-feira (14), a vereadora Fátima Carmino (PT) levou três requerimentos para apreciação do Plenário. No primeiro, de N° 874/2021, solicitou que o município não retorne com as aulas presenciais da rede municipal de educação enquanto todos os professores não tiverem tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

A parlamentar pediu por meio do de N° 875/2021, que seja designado um dia para audiência pública sobre a questão da causa animal no âmbito do município de Parnaíba. Ela requereu também que o convite para audiência pública seja direcionado além do público em geral e outros interessados, para os seguintes convidados: Ministério Público do Estado do Piauí, Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Parnaíba, Secretaria Municipal de Saúde representantes dos produtores de animais independente da cidade de Parnaíba, ONG Corrente do Bem, ONG 7 Vidas, diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Parnaíba (CCZ), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí e um representante dos médicos veterinários.

Dela também é a demanda 881/2021 requerendo a recuperação asfáltica da Avenida João Tavares Carvalho Silva, localizada na comunidade Vazantinha, no bairro Ilha Grande de Santa Isabel.

Irmão Marquinhos (Democratas), deu entrada com o requerimento N° 876/2021, pedindo a recuperação do calçamento de todas as ruas do Residencial Dunnas, no bairro Dirceu Arcoverde para melhorar a trafegabilidade dos veículos e moradores do Residencial. No 877/2021, a requisição foi sobre pavimentação poliédrica em toda a extensão da Rua Epaminondas da Silva Costa (antiga Rua G), no bairro São Vicente de Paula.

André Neves (Republicanos), solicitou no documento 878/2021 a realização da continuação ou implantação da pavimentação poliédrica da Rua Francisco Fortineli, localizada no bairro Reis Veloso, que se encontra sem estrutura adequada, o que vem ocasionando inúmeros transtornos à população que trafega e faz uso da via. Na demanda 879/2021, André pediu restauração da Praça Zacarias Linhares, localizada no bairro Jardim Souza, buscando assim proporcionar mais segurança, comodidade e qualidade de vida aos moradores e pessoas da localidade.

O presidente do Parlamento, Carlson Pessoa (DEM), teve aprovada a demanda 870/2021, para que seja concedida Moção de Louvor pelos 35 anos da Associação Comunitária dos Moradores do Joaz Souza, entidade de utilidade pública reconhecida pela Augusta Casa de leis através da Lei N° 2313 de 18 de abril de 2007, pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade através de suas ações sociais, culturais e educativas.

A líder do governo Neto Castelo Branco (DEM), solicitou por meio do requerimento N° 873 para a construção de pavimentação poliédrica no Loteamento Rosa dos Ventos, na Quadra H, Casa 5, no Conjunto Joaz Souza. A rua fica por trás da Madeireira J Filho, oito vias por trás da Madeireira no referido bairro.

Renato Bittencourt (PTB), pediu na demanda 880/2021 o uso da Tribuna Livre em formato híbrido para o dia 21 de setembro para o senhor Edvaldo Nunes de Freitas e Edson Santos Souza, respectivamente presidente e vice-presidente da Liga Parnaibana Desportiva Cultural de Capoeira, a fim de discutir sobre os futuros projetos da capoeira nas comunidades.

Joãozinho do Trânsito (PSC), apresentou duas demandas. A de N° 882/2021 para que seja enviada correspondência ao ministro da Defesa Walter Braga Netto solicitando que sejam tomadas as devidas providências em caráter de urgência para o envio da Força Nacional de Segurança para a cidade de Parnaíba principalmente para atender o bairro Ilha Grande de Santa Isabel.

“Precisamos agir e coibir a crescente onda de violência e nossa cidade. A criminalidade está avançando, com registro de alto índice de homicídios e assaltos e a população não sabe mais para quem pedir providências, uma vez que a insegurança na cidade está muito grande. N matéria 883/2021, Joãozinho pediu também que seja encaminhada correspondência a governador do Estado do Piauí, Wellington Dias (PT), ao secretário de Segurança Pública, Coronel Rubens da Silva Pereira e ao comandante geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Lindomar Castilho, para que sejam tomadas providências em caráter de urgência de um Batalhão da Companhia, bem como postos policiais ostensivos nos bairros das periferias da cidade de Parnaíba. Tais ações de segurança visam atender os anseios da população parnaibana que vive assustada ante a ação da bandidagem.

Por fim, Taylon Andrades (PROS), apresentou a demanda 884/2021, direcionando envio de ofício ao diretor da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí, Antônio Torres da Paz, solicitando um ponto de acesso da rede Piauí Connect Wi-Fi do Programa Piauí Conectado, mediante parceria público privado com o Estado do Piauí a ser instalado no Calçadão Cultural da Beira Rio.

“Tal demanda é extremamente necessária para que possamos proporcionar meios para que os munícipes e turistas se mantenham conectados, interagindo e promovendo as atividades e serviços do Calçadão Cultural, o que causaria impacto direto e positivo na geração de emprego e renda. É fato que a disponibilização de rede wi-fi aumentaria considerável do fluxo de turistas, dentre outros efeitos positivos.