O presidente da Câmara Municipal de Parnaíba (CMP), Carlson Pessoa (DEM), participou no final da tarde desta quarta-feira (05), de uma videoconferência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e deputados da Bancada Federal do Piauí para tratarem sobre a Embrapa de Parnaíba. A reunião foi transmitida diretamente de Brasília e teve como tema: “Reorganização da Agenda de pesquisa, desenvolvimento e fortalecimento da Unidade de Execução de Pesquisa em Parnaíba (UEP) – Embrapa Meio Norte em Teresina/PI”.

Além do presidente Carlson, participaram em formato home office o presidente nacional da Embrapa, Celso Moretti, o diretor executivo de Gestão Institucional, Tiago Toledo Ferreira, o coordenador da UEP Parnaíba, Francisco das Chagas Oliveira e os deputados federais do Piauí, Átila Lira (Progressistas), Rejane Dias (PT), Merlong Solano (PT), Flávio Nogueira (PDT) e Júlio César (PSD), além do senador Elmano Férrer (Progressistas).

De acordo com a ministra, a intenção não é fechar a Embrapa de Parnaíba e sim buscar mais eficiência do órgão que deverá passar por uma readequação e fortalecimento. Em relação à realocação de servidores, Tereza Cristina disse que a medida está sendo tomada nas Embrapas de todo o País, com um trabalho em rede.

“Quero tranquilizá-los e informar que não haverá paralisação do órgão. As remoções que estão ocorrendo são para readequar e equilibrar os quadros da Embrapa. Tivemos o cuidado de não tirá-los do Piauí. Sendo assim, tentamos acomodá-los levando para Teresina, evitando transferi-los para outros Estados”, disse a ministra.

Na concepção dos deputados piauienses, tais mudanças podem trazer prejuízos para a região que possui um potencial produtivo e econômico.

Em sua fala o presidente Carlson Pessoa destacou os inúmeros avanços conquistados pelas pesquisas executadas na Embrapa de Parnaíba e que graças a entidade, a Bacia Leiteira do litoral piauiense passou a ser referência em toda a região.

“Não tenho dúvidas que com o suporte da Embrapa também seremos referência na fruticultura. Levando em conta o fato de a Embrapa de Parnaíba abranger também parte do Maranhão e Ceará, pelo menos 50% da produção de pescados é conveniente da carcinicultura local, atividade esta fortalecida pela nossa Embrapa. O órgão foi fundamental para a retomada da cultura da carcinicultura”, ponderou o presidente. “Em relação as transferências de pessoal, temos colaboradores com 34 anos de UEP, faltando poucos meses para se aposentarem. Transferi-los nesta altura do campeonato não é algo que esperamos. Precisamos enxugar a máquina sim, apoio o governo federal, mas não estou de acordo com a forma como a direção da Embrapa tratou a situação, pois os funcionários apenas receberam uma carta sem nenhum diálogo. Ressalto que a ministra precisa saber que há uma reclamação dos servidores em relação ao gerenciamento no Estado e reforço que Parnaíba precisa de um olhar diferenciado, pois precisaremos muito da Embrapa nesta retomada”, afirmou Carlson Pessoa.

No final, a ministra disse que há um ano o assunto vem sendo tratado com os servidores e que o governo se preocupa com a equipe. A gestora afirmou que irá analisar com carinho os questionamentos dos representantes do Piauí e que dará uma resposta o mais rápido possível.

“Há um ano a gente vem se reunindo com os servidores e a carta enviada foi apenas uma efetivação das decisões que estão sendo tomadas. A Embrapa se preocupa com os seus funcionários. Agradeço a participação de todos e daremos uma resposta o mais rápido possível”, assegurou a ministra.