Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parnaíba ocorrida na noite desta terça-feira (29), foram levados para apreciação e votação inúmeros requerimentos em benefício dos munícipes, além de um Projeto de Lei e um Projeto de Decreto Legislativo. Foi aprovado o Projeto de Lei nº 4709/22111, de autoria do vereador Edcarlos Gouveia (Progressistas), que concede o Título de Cidadania Parnaibana ao Capitão de Fragata Maxwell Denigres.

E no Projeto de Decreto Legislativo Nº 414/2021, Edcarlos solicita a outorga da Medalha do Mérito Legislativo Municipal Vereador “Alcenor Candeira”, de igual modo ao Capitão dos Portos do Piauí por seus relevantes serviços prestados ao município de Parnaíba, bem como à população. Edcarlos apresentou ainda a demanda 616/2021, para a realização da pavimentação da Rua Esperança Fontenelle Carvalho ,no bairro Reis Veloso. Conforme ele explicou, a via ainda encontra-se na areia e quando chove o local fica praticamente intragável.

Logo depois foi levado para plenário o requerimento de autoria do vereador Zé Filho Caxingó (PL), Nº 627/2021 por meio do qual ele solicitou a reforma ou reconstrução das escolas estaduais Senador Chagas Rodrigues e José Narciso.

O presidente da Casa, Carlson Pessoa (DEM), por meio da solicitação 624/2021, pediu que seja tomada em regime de urgência as devidas providências para execução de serviços de capina e limpeza geral dos conjuntos residenciais Dom Rufino I, II, III e IV, pois “os logradouros estão tomados pelo mato gerando muitos transtornos aos moradores dos referidos conjuntos”, destacou Carlson. Na demanda 597/2021, ele pediu o envio de correspondência ao prefeito Mão Santa (DEM) e a secretária municipal de Saúde, Leidiane Pio Barros, para que sejam destinadas em caráter de urgência doses de vacina contra a Covid 19 para os funcionários da Ultra Comercial Limitada, localizada na Cidade de Parnaíba.

“Peço à secretária da Casa que a priorização seja destinada a todos os entregadores de gás em nossa cidade, pois os mesmos adentram nas residências e assim, tornam-se susceptíveis a enfermidade”, pontuou o presidente.

A líder do Governo na Câmara, vereadora Neta Castelo Branco, também do Democratas, apresentou seis requerimentos em benefício da população. Na matéria 598/2021, ela pediu ao setor competente da Prefeitura de Parnaíba que sejam tomadas as providências cabíveis para que seja feita a complementação da pavimentação poliédrica (calçamento), da Rua João Camilo, no bairro Planalto Montserrat, próximo ao Posto de Lavagem KR. Dando prosseguimento, no documento 599/2021, a parlamentar requereu a complementação do calçamento da Rua Antônio Calixto Vieira (antiga Rua F), situada no bairro Frei Higino (antigo Planalto Tremembés), com início na entrada da Avenida Cândido Oliveira, em atendimento às reivindicações dos moradores da via pública. No documento 600/2021, Neta solicitou o envio de correspondência ao prefeito Mão Santa e a secretária de Infraestrutura, Maria das Graças de Moraes Souza Nunes, solicitando a limpeza e roçagem do conjunto Betânia I e II, como também da Rua Itaúna, iniciando no colégio Caic até Avenida Francisco Borges.

No Requerimento N° 601/2021, ela requereu a reforma e instalação de iluminação de LED na Praça Santa Marta, no Conjunto Betânia I. Já no pleito 602/2021, a solicitação é para a recuperação do calçamento do conjunto Betânia I, no bairro Piauí, uma vez que as comunidades têm dificuldade de acesso no local. Fechando seus requerimentos da noite, por meio da propositura 603/2021, Neta pediu que seja enviada correspondência ao prefeito Mão Santa a fim de que o gestor determine à Secretaria Municipal de Saúde por meio da dirigente da pasta, Leidiane Pio Barros, autorização para que sejam vacinados contra a Covid-19 todos os profissionais das categorias de taxistas e mototaxistas, uma vez que os trabalhadores atuam  diariamente levando a população para todos os lugares.

Também do partido Democratas, Irmão Marquinhos apresentou a demanda 506/2021, solicitando a aquisição por parte da Prefeitura de dois veículos para a Ronda Patrimonial, bem como a manutenção dos veículos existentes. Conforme o democrata explicou, com a nova aquisição e manutenção dos veículos, serão permitidas boas condições de trabalho aos guardas da Ronda Patrimonial para que os mesmos continuem seus trabalhos da melhor forma possível. Na demanda 605/2021, o edil solicitou também a recuperação da frota de veículos da Secretaria de Saúde, “pois muitos veículos estão sem manutenção e alguns já sucateados”, ressaltou o vereador.

O parlamentar Batista do Catanduvas (Solidariedade), pediu por meio da demanda 606/2021 que seja feito levantamento técnico para manutenção adequada e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Bairro Catanduvas. Seguindo na demanda 607/2021, ele pediu a complementação da pavimentação poliédrica da Rua dos Italianos, no bairro Florianópolis. No 608/2021, o pedido é para que seja feita a complementação do calçamento da Estrada do Chafariz. Complementando, no 609/2021, ele requereu ao prefeito Mão Santa e à secretária municipal de Infraestrutura, Maria das Graças Moraes Souza Nunes, a complementação da pavimentação poliédrica da Rua Projetada 133 Rua que passa ao lado do posto de saúde no bairro Tabuleiro. E no pleito 610/2021, Batista do Catanduvas pediu a limpeza do Posto de Saúde e das ruas do bairro Catanduvas.

Também do Solidariedade, Daniel Jack impetrou com o documento 611/2021, para que seja feita a complementação do asfalto da Rua Santa Cecília, no bairro Pindorama e da Rua Vereador Arimatéia Carvalho, no bairro Conselheiro Alberto Silva. No requerimento 612/2021, a solicitação é para que ser enviada correspondência o prefeito Mão Santa e a secretária de Infraestrutura e Habitação e Regularização Fundiária, Maria das Graças Moraes Souza Nunes, pedindo a implantação de iluminação com refletores na Praça do Trator, haja vista que no local existem duas quadras e que apenas uma iluminação disponível. O parlamentar também solicitou a implantação de alambrado no campo de areia Poeirão, localizado na Avenida Armando Cajubá, mais precisamente entre as ruas Itaúna e Guaporé. Daniel Jackson requereu ainda no documento 603/2021, as adequações de prioridades no cronograma de vacinação contra a Covid-19 das seguintes categorias: motorista de aplicativos, taxistas, mototaxistas, comerciários, lojistas, gestantes, lactantes e puérperas.

Em dois requerimentos, Assis Car (PROS), sendo eles 614 e 115/2021, respectivamente o parlamentar solicitou do município a viabilidade contratação de um Agente Comunitário de Saúde (ACS), para atender aos moradores da invasão ao lado do Residencial Dunas, no bairro Dirceu Arcoverde.  Conforme defendeu Assis Car, o pedido se torna imprescindível uma vez que no local não dispõe de nenhum ACS, profissional este que que além de atuar na promoção e prevenção do bem-estar, acompanha as famílias residentes naquela área de invasão que necessitam do serviço essencial. No outro a solicitação é para que seja feita a Capina e limpeza do calçamento da Avenida Geraldo Pontes Cavalcante, em toda sua extensão, no bairro São Vicente de Paula.

“A solicitação já foi feita anteriormente, mas ainda não foi atendida, sendo assim, reforço o pedido, pois o mato já está cada vez mais alto o que impossibilita a prática de caminhadas pelos pedestres”, externou.

Ronaldo Prado (Cidadania), pediu no 6017/2021 o envio de correspondência ao governador do Estado do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias (PT) e ao secretário de Fazenda do Estado do Piauí e coordenador do projeto Pró-Piauí, Rafael Tajra Fonteles para que sejam adotadas as devidas providências para a construção da pavimentação poliédrica das seguintes vias públicas localizadas na Comunidade KM 16, na zona rural de Parnaíba. São elas: Rua Principal, Rua da Creche, Rua São Miguel, Rua das Flores, Rua João Urbano e Rua dos Ciganos. Na demanda 618/2021, Ronaldo Prado solicitou ampliação da Creche Olavo Carvalho, localizada na comunidade Km 16. Igualmente para a mesma zona rural Ronaldo teve aprovados os requerimentos 6019 e 620/2021, requerendo a construção de um abrigo de ônibus para melhor atender os moradores da região e implantação de luminária no posto em frente a Igreja de Santo Antônio.

André Neves (Republicanos), fez três requerimentos. No de N° 621/2021, solicitando que seja feita a inclusão das classes dos seguintes trabalhadores, cozinheiros, balconistas, barman, garçom, frentista e trabalhadores de supermercados no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19.  Conforme explicou, a inclusão é necessária pois trata-se de classes que prestam um trabalho de grande relevância para a população e que em nenhum momento pararam de trabalhar. No de N° 622/2021, ele solicitou a restauração ou implantação da pavimentação poliédrica da Rua Peru, no Conjunto Esperança III, no bairro Ceará e no ofício 623/2021, é para a implantação da padronização asfáltica da Rua Antonieta Veloso, no bairro no bairro Rodoviária, uma vez que a via se encontra deteriorada, inclusive com um enorme buraco no começo da rua que vem causando inúmeros transtornos e acidentes aos moradores e pedestres que trafegam pelo local.

Ascom / CMP

Adicionar Comentário