Em sessão dupla no formato Home Office desta terça-feira (23) da Câmara Municipal, foram aprovados os requerimentos 234/2021 e 235/2021, ambos de autoria do vereador do PTB, Renato Bittencourt, solicitando respectivamente reforma geral da Unidade Básica de Saúde (UBS), situada no Bairro Santa Isabel, pois o prédio se encontra em situação precária, principalmente no consultório odontológico, que inclusive está sem a cadeira do dentista. Pede-se ainda a reforma da praça, bem como a implantação de um parque infantil e uma academia popular em frente a Igreja Bom Jesus dos Navegantes, localizada na comunidade Pedra do Sal, no Bairro Santa Isabel.

Do gabinete do vereador Assis Car (PROS), foi apresentado o requerimento 238/2021, pedindo manutenção na ponte de madeira na Estrada Trans tabuleiro, pois há risco iminente de acidentes na ponte, principalmente com motocicletas. As tábuas estão soltas e, em alguns trechos, até faltam tábuas. Já na propositura 239/2021, solicita em caráter de urgência pavimentação poliédrica na Rua Olegário Manoel Gonçalves, no Bairro Dirceu Arcoverde.

David Soares (PP), requereu por meio da matéria 240/2021, o uso da Tribuna Livre para o dia 06 de abril por Rodrigo Augusto Rocha Souza Baluz, a fim de explanar, debater e relatar acerca da importância de políticas públicas para o desenvolvimento do setor de tecnologia e empreendedorismo digital, as quais têm o objetivo de desenvolver no jovem o espírito empreendedor, proporcionando desta forma a geração de emprego e renda em Parnaíba. No requerimento 241/2021, assim como no pleito anterior, David solicita o uso da Tribuna Livre da Casa de Leis para José Cláudio Garcia Lira Neto, que discutirá sobre as áreas prioritárias de investimentos e esforços no setor da saúde do município de Parnaíba.

O parlamentar Geraldinho apresentou o requerimento 242/2021, solicitando pavimentação asfáltica para as ruas Merval Neres e Carlos Carvalho, ambas localizadas no Bairro Dirceu Arcoverde. As vias estão com o asfalto bastante deteriorado, dificultando o tráfego de veículos e pedestres. Os moradores acreditam também que a pavimentação das vias irá facilitar o acesso de ambulâncias ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda).

Em reconhecimento à ação humanitária do empresário da V. Machado, Vigerlênio Ribeiro Machado, que esta semana disponibilizou 130 cilindros de oxigênio para auxiliar pacientes em internação hospitalar acometidos pela Covid-19, a Câmara aprovou Moção de Louvor de N° 229/2021, para o empresário. A Moção é de autoria da vereadora do Democratas, Neta Castelo Branco.

Ainda na linha de agradecimento às atitudes louváveis de trabalhadores parnaibanos, o presidente Carlson Pessoa (DEM) fez um requerimento verbal solicitando Moção de Louvor a todos os feirantes do Mercado da Caramuru, que em um ato de grande nobreza, se uniram e fizeram a distribuição de frutas, verduras e mantimentos para pessoas que neste delicado momento de crise passam por necessidades.

Participando diretamente de Teresina, onde resolve demandas parlamentares, o vereador André Neves (Republicanos), teve aprovado o pleito 232/2021, pedindo a implantação de asfalto na BR 343 até o Povoado Cacimbão, situado no Bairro Sabiazal. A via encontra-se na piçarra, estando bastante deteriorada, situação que se agrava ainda mais neste período invernoso. No de N° 233/2021, solicita que o setor competente da Prefeitura de Parnaíba elabore um estudo para a implantação de contêineres de grande porte para ajudar na coleta de lixo no Povoado Cacimbão, no Bairro Sabiazal, buscando assim uma maior limpeza e proporcionando mais qualidade de vida à população e reduzindo significativamente o acúmulo de lixo a céu aberto.

Zé Filho Caxingó (PL), solicitou no requerimento 236/2021, que a Prefeitura de Parnaíba disponibilize transporte para a logística de deslocamento dos cilindros de oxigênio da empresa fornecedora de Teresina para Parnaíba. Conforme explicou o vereador, este é um momento delicado e o deslocamento dos cilindros está cada vez mais complicado devido ao aumento dos casos de Covid-19. No de N° 237/2021, Zé Filho, requer a construção de pavimentação poliédrica na Rua Projetada 628, no Bairro Planalto, tendo início na Avenida Dr. João Silva Filho, dando acesso ao Cemitério da Fraternidade.

Irmão Marquinhos (DEM), solicitou por meio do requerimento 230/2021, calçamento para a rua principal de acesso a comunidade Lagoa do Prado, na zona rural de Parnaíba. E, no 231/2021, a implantação de parque infantil e academia popular na Baixa da Carnaúba, também na zona rural, a fim de proporcionar bem-estar físico e mental para os moradores. No final da sessão o parlamentar apresentou um requerimento verbal no qual solicitou em caráter de urgência, por parte da Secretaria de Saúde, a disponibilização pelo SUS do exame PPD, pois para muitos pacientes receberem medicação, é necessária a apresentação do referido exame.

Joãozinho do Trânsito (PSC), fez um requerimento verbal em favor da zona rural, solicitando reparos ou construção de pavimentação das estradas vicinais nas seguintes localidades: Chafariz, Cacimbão, Rancharia, Assentamento Cajueiro, Prado, Capoeiras, Estrada do Carpina, Rebentão e AP4 – nos Tabuleiros Litorâneos.

Ascom /CMP