A Câmara Municipal Parnaíba realizou na quarta-feira (14), sob o comando do presidente, o vereador Carlson Pessoa (DEM), a sessão ordinária em formato “home-office” com aprovação de vários requerimentos de melhorias para a cidade de Parnaíba.

O vereador Irmão Marquinho (DEM), apresentou dois requerimentos. No primeiro de Nº 314/2021 solicitou que seja providenciada a reforma total da Escola de Educação Infantil Maria José de Lima Guimarães, na comunidade Vazantinha, no Bairro Ilha Grande de Santa Isabel. O parlamentar justificou em seu pedido que a escola se encontra deteriorada, tanto na parte interna como externa, causando transtorno para os alunos, funcionários e comunidade em geral. Também de autoria do vereador Irmão Marquinho, o requerimento de Nº 315/2021 requereu a instalação de placas de sinalização em toda extensão da Rua Borges Machado, sendo de extrema importância inclusive para garantir mais segurança aos pedestres e motoristas que transitam regularmente pela rua.

Ao iniciar seu pronunciamento, o vereador Renatinho Bittencourt (PDT) solicitou no requerimento de Nº 307/2021 que a secretária de Infraestrutura, Maria das Graças Morais Souza, execute a reforma e a implantação de uma academia popular em um parque infantil na praça localizada em frente a igreja Nossa Senhora das Dores, no Bairro Tabuleiro, em atendimento às reivindicações de moradores daquela comunidade que anseiam por esse benefício. Também pediu à secretaria de Infraestrutura pela matéria de Nº 308/2021, a construção de uma estrada vicinal de 3 km na comunidade Rancharia com início na Rua São Pedro, no Bairro Lagoa da Prata e final na estrada da Rancharia (nas quatro bocas). Segundo Renatinho, o pedido se faz necessário em regime de urgência tendo em vista que a estrada existente situa-se às margens do Rio Parnaíba e no período de inverno fica alagado e trafegável.

Ainda em sessão ordinária o vereador Daniel Jackson (Solidariedade), apresentou o requerimento n° 319/2021, solicitando a concessão do espaço da Tribuna Livre para o Sr. Ciro Marlon Dreher, músico Parnaíba que irá representar a classe dos músicos da cidade para expor a situação dos profissionais durante a pandemia. Durante a discussão do requerimento em Plenário, os vereadores Batista do Catanduvas, Assis Car, Zé Filho do Caxingó, João do Trânsito, EdCarlos Gouveia, Carlson Pessoa, Neta Castelo Branco e Fátima Carmino pediram para se associarem ao requerimento.

Pelo documento Nº 320/2021, o parlamentar Zé Filho do Caxingós (PL), pediu à Secretaria de Infraestrutura para que seja feita a pavimentação poliédrica da continuação da Rua dos Canários. São apenas um trecho de 100 m, localizado entre a Rua Doutor João Silva Filho e a Rua Oswaldo Cruz, no Bairro Piauí. “Essa propositura se justifica por ser uma área repleta de empresas do ramo alimentício e o trecho vem sendo utilizado para jogar lixo”, argumentou Zé Filho.

No requerimento Nº 316/2021, André Neves (Republicanos) solicitou a restauração da pavimentação poliédrica da Rua Joaquim Santos localizada no bairro São Francisco da Guarita, que se encontra deteriorado e vem causando inúmeros transtornos à população que trafega e faz uso dessa via diariamente. Na matéria de Nº 317/2021 requer a construção de uma praça com academia popular, no Bairro Elias Ximenes do Prado. Em seu requerimento verbal, o edil pede à secretária de Saúde a inclusão dos feirantes do mercados municipais na prioridade de vacinação contra o covid-19 em Parnaíba.

Os vereadores signatário em pleno serviço de mandato, por meio do requerimento Nº 318/2021, solicitaram que seja encaminhado ofício à Secretaria do Meio Ambiente Municipal e Estadual para analisar a viabilidade um estudo junto aos setores competentes da Secretaria observando os impactos ambientais para salvar e dar aparência mais digna ao Rio São José, que divide vários bairros da cidade passando pela Lagoa do Bebedouro. O pedido é para que seja feita a despoluição e retiradas dos aguapés das nascentes.

O vereador Joãozinho do Trânsito (PSC), fez um requerimento verbal solicitando a construção de um terminal alternativo para transportes alternativos e um estacionamento público no centro da cidade. O vereador justificou no pedido argumentando que a Praça da Graça, após as 9:00, não dispõe de espaço para estacionar, ficando lotado. “Ás o motorista precisa ficar dando várias voltas para poder encontrar uma vaga. Visitei alguns terrenos públicos do município e percebi que existe um terreno atrás da Casa Inglesa, mais precisamente atrás do Armazém Paraíba, ao lado da Rua São José. O terreno fica bem localizado e poderá ser usado para este fim”, disse Joãozinho.

Fátima Carmino (PT), também fez um requerimento verbal pedindo providências urgentes na Rua José Bonifácio, no bairro Nossa Senhora de Fátima que possui algumas gravidades devido as últimas chuvas perto da Escola Arco-Íris. A parlamentar informou que os moradores colocaram sinalizações nessas gravidades. Solicitou ao setor competente que seja feita uma revisão na boca de lobo e na sarjeta que fica localizada no cruzamento da Rua Bonifácio com a Rua Madeira Brandão. Lá tem muito lixo acumulado devido a falta de grade protetora na boca de lobo.

O presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), finalizou os trabalhos com um requerimento verbal manifestando solidariedade e solicitando encaminhamento de Moção de Pesar aos familiares enlutados do senhor Francisco José de Carvalho Souza, conhecido como Zé Biril. Ele faleceu nesta quarta-feira (14), aos 69 anos. O presidente disse que o seu Zé Biril era muito conhecido e querido pelos moradores do Bairro Nossa Senhora do Carmo, onde residia.

ASCOM/CMP