Na noite desta quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Parnaíba realizou Sessão Solene de entrega da Medalha do Mérito Legislativo “Vereador Alcenor Candeira” ao médico ortopedista Felipe Ribeiro Machado, que há mais de 10 anos presta relevantes serviços à população de Parnaíba. A honraria foi concedida mediante aprovação do Projeto de Decreto Legislativo N° 424/2021, de autoria do vereador Irmão Marquinhos (DEM).

A Mesa de Honra foi composta pelo homenageado Felipe Machado, pelo autor da homenagem Irmão Marquinhos, pelo presidente Carlson Pessoa (DEM), além do 2° secretário da Casa Edcarlos Gouveia (Progressistas), do presidente da OAB – Seccional Parnaíba, Rômulo Silva Santos e do Suboficial Carvalho, representando o Comandante da Capitania dos Portos do Piauí, Capitão de Mar e Guerra Maxwell Denigres. Na composição do Plenário estiveram os vereadores Assis Car (PROS), David Soares (Progressistas), Renato Bittencourt (PTB) e Ronaldo Prado (Cidadania).

Entre os familiares do agraciado, se fizeram presentes as irmãs dele, Zenilda Machado Gentil e Zenília Machado, além dos cunhados Carlos Eduardo Gentil e Ronaldo, o irmão, Virgílio Filho e o pequeno Calebe Oliveira Machado, filho do Dr. Felipe, além de Maria Vicença de Carvalho.

Durante sua fala na Tribuna, Irmão Marquinhos destacou os inúmeros serviços que o médico tem prestado aos munícipes na área da ortopedia e traumatologia.

“O Dr. Felipe tem se destacado com um trabalho primoroso, sério e de destaque em nossa cidade. Ele é um médico que de fato ama o que faz. Ele é um filho ilustre da nossa cidade por fazer da medicina um instrumento extraordinário para salvar e restabelecer a qualidade de vida e autoestima de seus pacientes que muitas das vezes voltaram a andar e recuperaram a vontade de querer viver graças a dedicação e profissionalismo do nosso ortopedista que tem um dom especial e o usa da melhor forma possível”, destacou Irmão Marquinhos que teve a fala reforçada pelo professor Willians Geraldo, que teve a perna salva pelo ortopedista.

De acordo com o paciente, que em 2016 quase teve uma das pernas amputadas em decorrência de um grave acidente no trânsito, teve o membro inferior salvo graças à dedicação e habilidades diferenciadas do médico.

“Quando soube que o Dr. Felipe seria homenageado na Câmara, fiz questão de vir prestigiá-lo e compartilhar o meu testemunho para que as pessoas soubessem o milagre que ocorreu na minha vida por meio dele. Em 2016 sofri um grave acidente, quando tive perda óssea da  tíbia e da fíbula, que são os ossos da perna, além de pedra das partes moles. Provavelmente minha perna teria sido amputada se eu não tivesse sido socorrido pelos ortopedistas que me atenderam no dia do acidente, dentre eles o Dr. Felipe Machado. Passei um ano numa cadeira de rodas, fora outros dois anos de muletas e tive afixadas duas placas de parafusos na perna. Durante todo esse tempo ele me acompanhou, se empenhou em me fazer a voltar a andar, me aconselhou ao ponto de me estimular a não desistir de mim mesmo. Foi então que comecei a estudar e passei em quatro concursos públicos, ficando sempre entre os cinco primeiros colocados nas cidades de São Luís, São Bernardo, Caxias e Camocim. Além dos parafusos na minha perna, o Dr. Felipe também colocou juízo na minha cabeça e hoje digo a todos que ele me ajudou não somente na minha saúde, mas também me auxiliou a crescer psicologicamente e pessoalmente. Se hoje estou de pé e tenho uma cabeça bem melhor devo ao Dr. Felipe. Muito obrigado”, disse emocionado Willians Geraldo.

Por sua vez, o presidente Carlson Pessoa, que conhece o homenageado desde pequeno em decorrência de uma longa amizade com a família Machado, disse que na atualidade não é fácil ser médico do SUS, mas que o Dr. Felipe tem se destacado por exercer a atividade de forma humanitária.

“Sei do seu amor e do seu sacerdócio pela profissão e isso o credencia à ‘Medalha do Mérito Legislativo Vereador Alcenor Candeira’, honraria tão importante concedida por esta Casa de Leis àqueles que realmente prestam relevantes serviços à nossa cidade. Você é mais que merecedor, pois  seu trabalho é voltado às comunidades, aos mais humildes, que são os que mais precisam. Parabéns pelo grande médico ortopedista que você se tornou”, parabenizou Carlson .

Endossando a fala do presidente e dos demais oradores, o homenageado da noite disse estar agradecido à Deus, aos familiares e a todos que o auxiliaram na construção de sua profissão como médico, ofício este que ele exerce com amor e plena dedicação.

“Me sinto em casa e agradeço a todos que vieram participar desta honraria. Tive consolidação no serviço público quando o Hospital Nossa Senhora de Fátima, quando consegui transferir parte das cirurgias do Estado, do Dirceu para o SUS a fim de desafogar um pouco o serviço e assim interagir com o povo. Gosto de dizer que não sou um médico da elite. Sou médico do povão. Além de Parnaíba atuou em Cocal, Buriti dos Lopes e Luís Correia, sempre tentando dar resolutividade às demandas dos pacientes, principalmente em relação a cirurgias e exames. Sou parnaibano, acredito que tenho que ser útil à minha cidade, aos meus conterrâneos e esta Comenda que hoje recebo muito me alegra. Meu muito obrigado”, agradeceu Felipe Machado.

Sobre o homenageado
Felipe Machado é filho de Elzenir e Virgílio Neres Machado. Formado em Medicina na Unigranrio, do Rio de Janeiro, no ano de 2003. Fez Residência em Ortopedia pela Faculdade Ciências Médicas, em Belo Horizonte, MG. Médico ortopedista concursado da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

O homenageado tem atendido a população no Pronto Socorro Municipal, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), no Hospital Santa Edwirgens (atual Instituto Práxis) e no antigo Hospital Nossa Senhora de Fátima. Ele já realizou mais de 400 cirurgias no município e 15 mil atendimentos nestes 10 anos de experiência profissional na área da ortopedia e traumatologia. Felipe Machado tem 44 anos e três filhos.