A Câmara Municipal de Parnaíba realizou na noite desta sexta-feira (03), Sessão Solene de entrega do Título de Cidadania Parnaibana e da Medalha do Mérito Legislativo Municipal “Vereador Alcenor Candeira” ao médico Emmanuel Augusto de Carvalho Fontes, nesta sexta-feira (03), no Plenário da Câmara Municipal de Parnaíba.

A propositura foi de autoria do vereador Renato Bittencourt (PTB). Além do autor dos Projetos de Decretos Legislativos que deram origem à comenda, compuseram a Mesa de Honra da noite o presidente Carlson Pessoa (UNIÃO), o primeiro-secretário da Casa, Edcarlos Gouveia (Progressistas), o presidente da Confederação Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil (CMB), Mirocles Veras,

Também se fizeram presentes a esposa do homenageado, Rita de Cássia Batista Fontes, advogado e assessor direto do médico Emmanuel Fontes, Marcos Vinícius e o empresário do ramo de hotelaria, Ataliba da Costa Ferreira.

Em sua fala inicial o vereador Renato Bittencourt (PTB) parabenizou o trabalho do presidente Carlson Pessoa pela notável condução dos trabalhos à frente do Legislativo Parnaibano, que em sua legislatura, tem alcançado grande destaque não somente em Parnaíba, mas em todo o Estado do Piauí. Ele também agradeceu a todos os parlamentares que votaram favorável pela concessão das proposituras e, dirigindo-se ao homenageado da noite, Renatinho destacou as inúmeras façanhas do médico desempenhado no campo da saúde, principalmente no litoral piauiense, sendo responsável por implantar o Pronto Socorro de Atendimento Médico 24 horas, além do Pronto Socorro Infantil 24 horas no Hospital e Maternidade Marques Bastos, em parceria com o diretor da unidade de saúde, dr. Mirocles Veras.

“Nossa Parnaíba ganhou muito com sua chegada. Há muito tempo víamos sofrendo com essa falta de atendimento ininterrupto no Hospital Marques Bastos e este indispensável serviço foi implantado no hospital graças a sua força e garra. Parnaíba lhe agradece e muito obrigado. O senhor é mais que merecedor desta honraria”, externou o vereador.

No uso da Tribuna, Mirocles Veras igualmente enfatizou o espírito de liderança que o presidente Carlson Pessoa tem demonstrado na Casa de Leis, dirigindo o Parlamento com muita sabedoria, transparência e renovando a Câmara Municipal para o bom andamento das causas da cidade. Ao mesmo passo, o presidente da CMB enfatizou o brilhantismo com o qual o dr. Emmanuel Fontes tem conduzido diversos setores da área da saúde no Piauí.

“O dr. Emmanuel é um médico empreendedor, sempre muito visionário, incansável e um empreendedor de sucesso que fez a Unimed crescer em Parnaíba! O senhor trouxe para Parnaíba o tão sonhado pronto atendimento 24 horas adulto através da Unimed e agora inovou mais uma vez com o pediátrico. Com esse trabalho beneficiamos o Sistema Único de Saúde ao desafogar a grande demanda que também era feita no sistema público aos finais de semana por usuários da Unimed. Além do mais, com esses dois pronto atendimentos o dr. Emmanuel fez gerar em Parnaíba aproximadamente 100 empregos diretos! Por este e outros tantos feitos as honrarias a ele concedidas são mais que justas”, afirmou Mirocles.

Muito emocionado, o condecorado fez uma breve retrospectiva sobre sua trajetória profissional. Ele contou que, a despeito de amar trabalhar diretamente como médico, sempre nutriu o sonho de ir além da carreira a fim de possibilitar melhorias para a categoria e para a população, labutando nos sindicatos e à frente do Conselho Regional de Medicina (CRM).

“Ao ocupar cargos de gestão enfrentei muitos desafios, mas não desvaneci, sempre procurando fazer o que era justo, sem favoritismo. Quando trouxemos a Unimed para Parnaíba, tínhamos o emblemático desafio de implantar o atendimento 24 horas, pois aos finais de semana nossos conveniados precisavam buscar auxílio médico no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e essa realidade precisava ser modificada. Aceitamos o desafio e fizemos acontecer conversando com os médicos e com as equipes técnicas. Em Parnaíba queremos estreitar parcerias com cirurgias neurológicas, cirurgias mais avançadas e trazer toda região do Maranhão para se tratar aqui conosco”, disse. “Por fim, afirmo em plenário que hoje estou plenamente feliz, plenamente lisonjeado por me tornar de fato cidadão parnaibano. Esta consideração me deixa extremamente honrado, pois amo esta cidade, amo Parnaíba e muito obrigado a todos”, pontuou.

Por sua vez, o presidente Carlson Pessoa disse que Parnaíba é um polo na educação e na saúde e que tem recebido um grande suporte de saúde fornecido pelo Hospital Marques Bastos e pela Unimed.

“Em se tratando de um polo turístico, as ações da Unimed e do Hospital Marques Bastos têm proporcionado segurança aos nossos visitantes que aqui terão atendimento de excelência.

“Parnaíba lhe dá esse título pelo merecimento dos grandes feitos que o senhor tem feito em prol da saúde dos parnaibanos. Precisamos deste atendimento de excelência para que a cada dia Parnaíba seja uma cidade referência em nossa região. Meus parabéns”, destacou Carlson.

Sobre o agraciado
Natural de Barras, Piauí, médico urologista Emmanuel Augusto de Carvalho Fontes é o atual presidente da Federação Unimed Piauí, é ex-vice presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí, da Sociedade Brasileira de Urologia e do Conselho Regional de Medicina do Piauí. é formado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí, cirurgião geral, tem Residência no Centro Médico de Campinas, em São Paulo, residência em Urologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC de Campinas, SP), além de possuir Especialização em Auditoria em Gestão de Saúde.