O presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM) recebeu no gabinete da presidência nesta sexta-feira(16), o presidente da Academia Parnaibana de Letras( Apal), José Luiz Carvalho, o presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba(IHGGP), Reginaldo Júnior e o historiador Adrião Neto.

O objetivo da visita foi a apresentação de um ofício com algumas sugestões para a comemoração do “Bicentenário do Movimento Separatista”, a ser celebrado no dia 19 de outubro de 2022. O evento marca a aclamação da Independência, ocorrida em Parnaíba sob liderança do comandante da Vila, Simplício Dias da Silva e presidente do Senado da Câmara de Juiz de Fora, João Cândido de Deus e Silva.

Além das sugestões, apresentaram uma ideia de Projeto de Lei que visa a “Elevação do Cajueiro de Humberto de Campos a condição de Patrimônio Natural, Histórico e Cultural do Reino Vegetal, do município de Parnaíba”.

Durante a conversa, lembraram que o cajueiro foi plantado em 1896 pelo escritor Humberto de Campos. Ressaltaram ainda que o cajueiro representa um símbolo da memória do escritor e um ponto turístico de Parnaíba que entrou em evidência na literatura nacional, por meio do próprio escritor.

O presidente Carlson Pessoa destacou que a Casa Legislativa tem desenvolvido um trabalho com muitos debates importantíssimos com a mesma bravura do passado. “Muito tem sido feito neste período de seis meses que estou como presidente da Casa. Já travamos algumas lutas importantes e com debates de vários segmentos da sociedade que chegam até nós. O trabalho que estamos desenvolvendo é com muita seriedade e responsabilidade”, sublinhou.

Carlson frisou também que a história de Parnaíba é o pilar do povo parnaibano. “Fico contente com as demandas. Quero dizer que eu estou ouvindo os senhores, mas quero dizer que vamos ouvir também o povo da nossa cidade. Como sabem, o Poder Legislativo não tem o poder de execução, no entanto, vamos fazer o encaminhamento do ofício para a assessoria jurídica e Comissão de Educação, Cultura e Desportos para que analisem e façam um parecer e, na primeira semana de agosto, teremos uma resposta”, finalizou.