Na primeira sessão ordinária do mês de maio da Câmara Municipal de Parnaíba (CMP), que ocorreu na noite desta segunda-feira (03), foram deliberadas diversas demandas dos parlamentares.

Por meio do Requerimento 372/2021, André Neves (Republicanos), levantou o debate sobre a problemática da segurança pública em Parnaíba. Foi solicitado do secretário estadual de Segurança, Coronel Rubens Pereira, esclarecimentos sobre o aumento vertiginoso da criminalidade em Parnaíba, onde cada vez mais o tráfico de drogas também tem se fortalecido, além dos inúmeros casos de homicídios registrados na cidade. A matéria foi exaustivamente discutida e ficou decidido que André convocará uma audiência pública nos próximos dias para ampliar o debate. No de 373/2021, ele pediu a implantação de calçamento na Rua Campo Maior, localizada no Bairro São Francisco da Guarita, pois a via está toda deteriorada, causando transtornos para motoristas e pedestres.

Neta (DEM), requereu na matéria 371/2021 a substituição das lâmpadas queimadas em postes da rede pública de energia elétrica no campo de futebol localizado no Bairro Santa Luzia, ao lado da Escola Municipal Plautila Lopes. No 370/2021, solicitou limpeza geral no Cemitério da Igualdade e nos demais campos-santos da cidade, se possível, ainda esta semana, pois neste período chuvoso os matos estão bastante crescidos.

O presidente da Casa, Carlson Pessoa (DEM), juntamente com os vereadores signatários, apresentou o Requerimento de N° 368/2021, para que seja encaminhada Moção de Pesar à família do secretário municipal de Governo, Francisco Fábio da Silva Barros, pelo falecimento do irmão dele, Fabrício José da Silva Barros. Na Moção de N° 369/2021, Carlson pediu também o envio de Moção de Pesar para a senhora Auristela Pessoa de Sousa, extensiva aos demais familiares pelo falecimento do esposo dela, o empresário Onofre Martins de Sousa, ocorrido no último dia 29 de abril.

Do parlamentar Renato Bittencourt (PTB ), foi aprovada a matéria 353/2021, solicitando a recuperação do calçamento da Avenida Dr. João Tavares Carvalhos, no Bairro Ilha Grande de Santa Isabel, tendo início na Rua Iran Araújo e término na Ponte da Vazantinha. No de N° 354/2021, Renato pede em caráter de urgência a limpeza geral de todas as vias públicas do Bairro Ilha Grande de Santa Isabel, que se encontram sujas e com grande volume de matos em decorrência do período invernoso.

Ricardo Veras (Republicanos), teve três matérias aprovadas. A de N° 357/2021, solicitando a implantação de calçamento na Rua Comendador Pedro Alelaf, mais especificamente no trecho que liga a Rua Ricardo Coimbra ao Loteamento Sol Nascente, no Bairro Dirceu Arcoverde. Por meio do de N° 358/2021, pediu o retorno da gratificação no valor de R$ 916,77 aos enfermeiros que executam horas extras em virtude da pandemia da Covid-19. E, no Requerimento 359/2021, Ricardo requereu da Secretaria Municipal de Saúde a convocação imediata dos 59 aprovados no concurso de 2018, sendo quatro agentes administrativos, cinco auxiliares de farmácia, sete dentistas, cinco maqueiros e 38 vigias.

Por fim, Assis Car (PROS), teve aprovado o requerimento N° 374/2021, para que seja feito em caráter de urgência calçamento na Rua A do Loteamento Rosa dos Ventos, no Bairro São Vicente de Paula. O pedido apresenta-se em caráter de urgência devido a imensa necessidade da população que sofre com a falta de estrutura na via.