Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parnaíba (CMP) realizada na noite desta terça-feira (17), foram levadas para apreciação do plenário e aprovadas inúmeras demandas. A vereadora do Democratas, Neta Castelo Branco, requereu o envio de Moção de Louvor para a Igreja El Shaddai, localizada na Rua Anhanguera, número 2165, no bairro Piauí, na pessoa do apóstolo Francisco Eduardo Carvalho da Silva e do pastor Cristiano Carvalho, pelo culto em ação de graça pelos 177 anos de anos de emancipação política da cidade de Parnaíba e apresentação de um vídeo mostrando os principais pontos turísticos da cidade acompanhado de belos louvores no Centro Cultural Janete de Moraes Souza.

A igreja também mantém duas casas de atendimento e acolhimento a pessoas em condição de risco (dependentes químicos). Neta requereu ainda que a presidência da Casa adote providências para a comunicação do envio da Moção ao apóstolo e ao pastor da Igreja El Shaddai. A parlamentar demandou no documento 760/2021, a restauração da pavimentação asfáltica da Rua Coronel Gervásio, no bairro São José, via que passa ao lado da Funerária Pax União, sentido Praça José Narciso.

No requerimento 747/2021, o presidente do Legislativo, Carlson Pessoa (DEM), pediu que seja instalado uma academia ao ar livre na Praça do Trator, localizada na Avenida Armando Cajubá, no bairro Campos, tendo em vista que a praça vem sendo utilizada constantemente para a prática de esportes. No de N° 759/2021, ele requereu a reforma de um poço tubular na localidade Cacimbão, situada na margem esquerda da rua principal a 2,7 km da BR 343 em frente a casa do Senhor José Domingos, pois a via se encontra em situação precária podendo até causar acidentes.

Renato Bittencourt (PTB), teve aprovado o requerimento de N° 756/2021 pedindo recapeamento asfáltico da Avenida Presidente Getúlio Vargas, no centro da cidade, tendo em vista que a avenida se encontra em situação precária necessitando urgentemente de uma manutenção para garantir a qualidade do tráfego de veículos que circulam pela via. A avenida é um dos principais corredores de acesso ao centro de Parnaíba. O edil entrou também com a demanda 770/2021, pedindo providências por parte da Prefeitura para que seja determinada a reforma da quadra poliesportiva localizada no bairro São José, visando atender aos anseios da juventude que reivindicam por melhorias para a prática de esporte e lazer.

O vereador Daniel Jackson (Solidariedade) teve três requerimentos aprovados. No 757/2021, ele pediu por parte do prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM) e da secretária municipal de Saúde, Leidiane Pio Barros, que os gestores providenciem a inclusão dos profissionais que trabalham nos escritórios de contabilidade e advocacia na fila prioritária da vacinação contra a Covid-19. No documento 758/2021, ele requereu a tomada de providências para a recuperação poliédrica da Rua Oeste, entre a Rua Santana e Avenida Prefeito Doutor João Silva Filho, no bairro Piauí.

Daniel Jackson reforçou ainda a solicitação 769/2021, para que seja enviada correspondência ao prefeito Mão Santa e ao superintendente de Iluminação Pública, Leônidas Melo, a fim de que a iluminação do campo da Beira Rio seja recolocada.

Fátima Carmino (PT), solicitou nos requerimentos 761 e 762/2021, respectivamente, a pavimentação poliédrica da Rua Maria das Graças Seixas Aquino, localizada no bairro Planalto e a restauração poliédrica das ruas Isadora Santos e José Medeiros de Albuquerque, ambas situadas no bairro Reis Veloso.

Zé Filho Caxingó (PL), apresentou a demanda 763/2021 no sentido de que seja instalado um marcador de tempo (cronômetro digital visível) às pessoas que fazem uso da palavra e aos demais vereadores e público que assistem às sessões plenárias da Câmara Municipal. A propositura se justifica pela necessidade de organização dos trabalhos do Legislativo para ajudar na coordenação do tempo de pronunciamento de cada parlamentar e de autoridades que fazem uso da Tribuna da Câmara Municipal de Parnaíba. Também foi aprovado do vereador Zé Filho Caxingó o Projeto de Lei Nº 4711/2021, que dispõe sobre a criação de aplicativo específico de dispositivo móvel de internet para a busca, agendamento e aquisição de medicamentos gratuitos em unidades públicas de distribuição e postos de saúde do município de Parnaíba. Ainda na área de tecnologia, o Projeto de Lei Nº 4.712/2021, dispõe sobre a criação de aplicativo específico de dispositivo móvel de internet para marcação de consultas na rede pública de saúde do município.

Uma rede de proteção para quadra de esporte do Bairro Alto Santa Maria foi a solicitação do vereador Irmão Marquinhos (DEM). O requerimento é o de N° 764/2021, sendo que a referida quadra está situada depois da igreja e as casas no entorno estão com seus telhados quebrados trazendo transtornos aos moradores. O documento frisa ainda sobre a recuperação do piso da quadra para proporcionar segurança nas práticas esportivas dos usuários que frequentam o local de lazer.

No requerimento de N° 771/2021, Assis Car pros solicitou calçamento na Rua Santa Maria, no bairro Alto Santa Maria. A via fica situada próximo ao Mercadinho Galeno.

Batista do Catanduvas (Solidariedade) pediu no 765/2021, para a limpeza, capina e varredura do Cemitério Igaraçu, localizado no bairro que leva o mesmo nome. De acordo com o vereador, o cemitério encontra-se em estado deplorável, totalmente sujo onde a vegetação está tomando conta do logradouro público.

No requerimento 722/2021, Batista do Catanduvas solicitou iluminação pública no entorno da Estação Florianópolis, no bairro que leva o mesmo, bem como implantação de refletores no Campo de Futebol da Estação para que a comunidade possa usufruir do espaço público com segurança através da prática esportiva. Na demanda 720/2021, o pedido é para que sejam repassadas informações acerca da Empresa Parnaibana de Serviços Públicos (Empa). As informações requeridas são as seguintes: composição do conselho administrativo e fiscal, envio do Estatuto e Regimento Interno, cronograma da empresa com cargos e salários, além da fonte de custeio. Por fim, no documento 725/2021, foi requerido que o superintendente Ticiano Ribeiro da Cruz preste informações que coloque os parlamentares a par da arrecadação, novos investimentos, orçamento e infraestrutura do Terminal Rodoviário de Parnaíba e do Estádio Municipal Pedro Alelaf.

O parlamentar do Republicano, André Neves, pediu no requerimento 766/2021 providências para recuperação da pavimentação asfáltica da avenida Luis Carlos Mavignier de Vasconcelos, localizada no bairro Joaz Souza Pois. Do gabinete do vereador André Neves foi aprovado também o requerimento 755/2021, para que seja enviada correspondência à direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Piauí (Dnit), para que seja realizado um estudo técnico no sentido de fazer a duplicação da BR 343, partindo do Balão do Aeroporto até a ponte que dá acesso a Luís Correia. E por meio do documento 754/2021, foi pedido providências para restauração da pavimentação asfáltica da Rua Francisco Borges dos Santos, localizada no bairro João 23, que se encontra parcialmente deteriorada, fato que vem ocasionando acidentes e transtornos à população que precisa trafegar pela via.

Ascom / CMP

Adicionar Comentário