O vereador do Solidariedade, Daniel Jackson, tomou posse como o novo presidente da Câmara Municipal de Parnaíba para o biênio 2023-2024, em cerimônia ocorrida na noite desta segunda-feira (02), no Plenário da Casa. Também foram empossados os novos membros da Mesa Diretora que, juntamente com o presidente, irão comandar a partir de agora o segundo maior Parlamento do Estado do Piauí. Daniel substitui Carlson Pessoa (UNIÃO), após dois anos de mandato.

Ex-presidente Carlson Pessoa passando o comando para o novo gestor, Daniel Jackson

A Mesa de Honra foi composta pelo ex-presidente, Carlson Pessoa, que coordenou os trabalhos da noite até o momento da troca de comando, pela 1° secretária do biênio 2021-2022, Neta (Progressistas), pelo atual presidente Daniel Jackson, pelo vereador e 1° secretário eleito para o novo biênio, Ronaldo Prado (Cidadania), pelo secretário municipal de Transportes, Maurício Machado, que se fez presente representando o prefeito Mão Santa, pelo deputado estadual Dr. Hélio (MDB) e pelo Capitão dos Portos do Piauí, Capitão de Fragata José Eduardo da Silva.

Ao Plenário fizeram assento os vereadores Taylon Andrades (PROS), Assis Car (PROS), Ricardo Veras (Republicanos), André Neves (Republicanos), Fátima Carmino (PT), Renato Bittencourt (PTB), Joãozinho do Trânsito (PSC), Irmão Marquinhos (UNIÃO), Edcarlos Gouveia (Progressistas), David Soares (Progressistas), Joãozinho do Trânsito (PSC), Batista do Catanduvas (Solidariedade) e Zé Filho Caxingó (PL). Também foram registradas as presenças do secretário municipal de Gestão, Edrivandro Barros, do ex-vereador Da Paz, do vereador de Luiz Correia, Artranho Barros Mota (PL) e do vice-prefeito de Cocal, Douglas Lima, além de demais autoridades e personalidades que lotaram o Plenário da Casa do Povo.

Em discurso forte e emocionado, Daniel iniciou traçando um breve panorama sobre sua trajetória pessoal, profissional, política e acadêmica. Ele é servidor público efetivo, atuando como professor da rede estadual de ensino, além de ser advogado. Com espírito nato para a liderança, desde cedo passou a ser envolver em causas públicas por meio de movimentos estudantis da cidade, sendo naturalmente conduzido para a vida política. Em 2008 concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), ficando na suplência. No ano de 2012 agarinhou votos suficientes para levá-lo à 2° suplência, assumindo por três meses no ano de 2014 uma das cadeiras do legislativo parnaibano, quando substituiu o colega Ricardo Veras. Já em 2016, finalmente veio a tão sonhada vitória nas urnas, quando foi eleito pela primeira vez com 813 votos. E, no pleito seguinte, conseguiu dobrar o número de eleitores ao conquistar nas urnas 1.784 votos.

O presidente externou que vem de uma família humilde e agradeceu a base e sucesso a ele conferidos por meio de seus familiares, além do apoio de amigos e apoiadores.

“Esta posse significa a materialização de um trabalho baseado na credibilidade e confiança dos demais parlamentares que me elegeram para que assim possamos juntos fazer o melhor pela nossa cidade, pela nossa população. Por meio deste novo desafio e responsabilidade a mim conferidos, terei a oportunidade de retribuir tudo que a minha cidade me ofertou. Certamente meus queridos pais e da minha amada irmã Neuma (In Memorian), estão mito orgulhosos por este momento”, disse emocionado.

Daniel Jackson ressaltou em tribuna que a nova Mesa Diretora fará um trabalho de oposição séria e de responsabilidade, sempre pautando-se no crescimento e desenvolvimento de Parnaíba.

“Com respeito e independência iremos dialogar com o Poder Executivo, Judiciário e com o Ministério Público a fim de viabilizarmos ações estratégicas com foco no desenvolvimento de nossa sociedade. Assim será igualmente com as instituições do Terceiro Setor, como as associações, cooperativas e demais parceiros nesta jornada. Asseguro que não teremos medo de assumir posturas e tomar decisões aparentemente ‘impopulares’. Se para o melhor resultado das ações for necessário dizer ‘não’, assim o farei”, assegurou. “Recebo a direção deste Parlamento das mãos do vereador Carlson Pessoa que demonstrou grande valor à frente deste Poder Legislativo, realizando inúmeros feitos e deixando um legado imensurável para a nossa Casa de Leis. Meu muito obrigado a todos”, discursou Daniel.

Em sua fala, Carlson Pessoa agradeceu seus pares pelo apoio em sua gestão e ressaltou que sai com a missão de dever cumprido.

“Deixo esse biênio com a sensação de dever cumprido. Obviamente gostaria de ter feito mais, no entanto, em relação aos munícipes, acredito que a população interagiu bem mais com o Legislativo principalmente com a implantação do sistema de transmissão on-line das sessões. Agora os eleitores acompanham em tempo real, enviam suas mensagens, críticas, cobranças e elogios e isso nos gratifica muito. Avançamos também com a renovação do Regimento Interno e da Lei Orgânica do Município, dentre outras ações”, ponderou Carlson ao pedir que a população continue presente e interagindo com a nova gestão. “Meu desejo é que a sociedade continue acompanhando os trabalhos da Casa do Povo, interagindo e opinando, pois nós vereadores somos os interlocutores entre a população e o Poder Executivo, além dos demais órgãos constituintes. Assim, estaremos construindo uma Parnaíba cada vez mais atuante, transparente e acessível para todos. Ademais, parabenizar o presidente Daniel Jackson, que me sucede, e lhe desejar uma grande administração, pois o senhor já demonstrou que tem serenidade e competência para tal. Com a experiência que adquiri neste dois últimos dois anos, me coloco à inteira para contribuir no que for preciso. Mais uma vez deixo meu agradecimento a todos”, completou.

Ao fazer uso da Tribuna, Dr. Hélio parabenizou a forma imparcial como o ex-presidente Carlson geriu os demais vereadores e destacou a importância da posse do novo presidente Daniel Jakcson.

“É muito salutar para a democracia a alternância de poder, pois há uma oxigenação necessária para o Parlamento. Aproveito para parabenizar a grande atuação que esta Casa tem exercido e isto é notório em todo o Estado do Piauí. Tenho certeza que o interesse e o bem da Parnaíba será sempre prioridade deste Poder, e a partir de agora, Daniel tem esta missão e me sinto muito tranquilo , pois tenho certeza que o inegável compromisso que Carlson manteve com a Câmara continuará na gestão do Daniel. Que Deus o abençoe e conte conosco”, pontuou Dr. Hélio.

Componentes de Mesa Diretora para o biênio 2023-2024

Veja a composição da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024:

Presidente: Daniel Jackson Araújo de Souza (Solidariedade)

1° Vice – presidente: Antônio Marcos do Nascimento Oliveira (UNIÃO)

2° Vice – presidente: João Batista Oliveira dos Santos (PSC)

1° Secretário: Ronaldo da Silva Prado (Cidadania)

2° Secretário: José Alves de Sousa Filho (PL)

3°Secretário: Francisco de Assis de Souza de Oliveira (PROS)

4° Secretário: Taylon Oliveira de Andrades (PROS)

1°Tesoureira: Francisca das Chagas Castelo Branco Neta de Sousa (Progressistas)

2° Tesoureiro: João Batista dos Santos Filho (Solidariedade)

Corregedor: Ricardo de Lima Veras (Republicanos)

Corregedor Substituto: Renato Bittencourt dos Santos (PTB)

Ascom / CMP

Adicionar Comentário